A Capcom se prepara para lançar Resident Evil Village, oitavo título cronológico da maior franquia de horror do mundo dos games! Considerando o título do jogo, pode não ser uma surpresa que retratar uma vila com um real senso de “lugar sombrio” seja um dos principais objetivos dos desenvolvedores de Resident Evil Village.
Em entrevistas, o diretor do jogo Morimasa Sato explicou como a equipe implementou uma vila como o tema central do jogo e como eles criaram diferentes áreas, personagens e experiências com esse tema em mente. As imagens dos trailers mostram uma vila solitária escondida no alto das montanhas com uma arquitetura que lembra os estilos do norte da Europa. Mas detalhes específicos permanecem um mistério, profundamente cobertos pelas paisagens nevadas da vila.
Hoje, o IGN traz em um artigo especial o mapa do jogo, que mostra uma grande variedade de locais dentro da vila pela primeira vez!
Quatro locais são destacados por emblemas, dos quais um se lê “Castle Dimitrescu”, o local da demo exclusiva “Maiden” para PS5. Outros marcos incluem uma fábrica, moinhos de vento e um reservatório que abriga a imagem de um monstro gigante. Este último parece que poderia recriar uma situação semelhante à batalha icônica de Resident Evil 4 com o monstro do lago “Del Lago”. Estes locais já haviam sido notados pelos fãs, afinal, uma amostra do mapa da vila de RE Village estará presente na Edição de Colecionador do jogo e sua imagem já havia sido anteriormente revelada.
Parece haver mais semelhanças com Resident Evil 4 – que também acontece em uma vila, para começar. Ao introduzir novos inimigos e novos elementos de jogabilidade para cada área do jogo, Resident Evil 4 parecia muito mais do que apenas uma vila. Sato vê essa variedade como um dos componentes principais do clássico de 2005, e ele parece estar indo para a mesma abordagem com RE Village.
“Quando você ouve a palavra‘ ‘vila’ [ou ‘aldeia’], pode imaginar casas pitorescas alinhadas ao longo de uma rua, mas isso não é realmente o suficiente para fazer um game”, disse Sato ao IGN. “Especialmente em um jogo de terror, acho importante continuar oferecendo novas experiências ao longo do caminho. Dentro da aldeia, é importante continuar oferecendo novas surpresas ao jogador. ”
Sato vê os personagens do jogo como o fator mais importante para a criação de uma vila memorável. Com a informação de Lady Dimitrescu residindo no Castelo Dimitrescu já revelada, examinar o mapa nos faz imaginar não apenas como serão as áreas restantes, mas também que tipo de vilões nos aguardam lá.
Embora o potencial para uma seleção diversificada de áreas definitivamente nos deixe entusiasmados, parece haver alguns elementos que unificam a aldeia também. Visualmente falando, a neve cria uma linha comum entre os diferentes locais, mas curiosamente, Sato diz que isso não fazia parte do plano original da equipe.
“Fomos para a Europa pesquisar durante a primavera de um ano, mas devido a uma onda de frio incomum, o cenário estava coberto de neve”, diz ele. “Isso nos inspirou a implementar paisagens de neve em nosso jogo. Usamos neve não apenas para apresentação visual, mas também como elementos de jogabilidade. ”
Mãe Miranda parece ser uma personagem que desempenha um papel importante na vila, principalmente para as pessoas que lá vivem. Embora sua personagem permaneça um mistério, nas imagens que foram lançadas até agora, você pode ver os aldeões gritando seu nome em algum tipo de cerimônia, e Lady Dimitrescu pode ser vista conversando com Mãe Miranda ao telefone.
Segundo a Capcom, Mãe Miranda é “uma presença adorada pelos aldeões”, sendo a imagem acima o primeiro retrato oficial de Mãe Miranda já revelado, que talvez seja usado como objeto de adoração. O retrato parece um objeto do jogo que aparentemente retrata Mãe Miranda como uma divindade. Sato reconhece que ela foi chamada de “mãe” no significado religioso da palavra, mas quando o IGN tentou perguntar mais sobre ela, ele manteve uma expressão impassível.
“Para Mãe Miranda, acho que é melhor para os jogadores descobrirem por si próprios jogando”, diz Sato. “Mas direi o seguinte: Mãe Miranda e o lado interno de sua personagem são fatores extremamente importantes no jogo.”
Embora o retrato torne difícil decifrar a aparência da Mãe Miranda, a arte conceitual abaixo revela mais:
Você pode ver o protagonista Ethan Winters segurando um rifle, enquanto Chris Redfield carrega um bebê. O personagem mascarado abaixo deles não é outro senão Mãe Miranda. Seu olhar feroz é tão ameaçador quanto você poderia esperar em um jogo como RE Village. O diretor de arte Tomonori Takano contou ao IGN que os corvos foram o motivo principal do design de Mãe Miranda:
“A máscara lembra o bico de um corvo”, diz Takano. “Como um símbolo de terror, os corvos funcionam como um tema para a Vila em sua totalidade também, e eles aparecem no jogo real. Como ela tem um papel simbólico dentro da aldeia, implementamos o mesmo tema de design para Mãe Miranda.”
O bebê que Chris carrega é Rosemary, filha de Ethan. Em RE Village, o principal objetivo de Ethan é resgatar sua filha. Ethan também foi o protagonista em Resident Evil 7: Biohazard, mas Sato espera mostrar mais do lado pessoal de Ethan retratando sua história completa desta vez. Tanto Resident Evil 7 quanto Resident Evil Village rodam de uma perspectiva de primeira pessoa, o que significa que os jogadores não conseguem ver muito a aparência de Ethan. A arte conceitual acima é um raro exemplo em que Ethan é visível, embora com o rosto voltado para o lado.
“Ethan é um personagem sem rosto, o que o torna muito difícil de projetar”, ri Takano. “Se eu fizer a arte do personagem dele … ele ainda não tem rosto. Isso torna muito difícil, mas mesmo na primeira pessoa há momentos em que você pode ver suas roupas. Também nos desafiamos nas cenas, então espero que você esteja ansioso por isso.”
Confira as roupas da vida real que Takano usou como referência ao criar o design de Ethan abaixo:
Resident Evil Village chega em 07 de maio deste ano, localizado e dublado em Português do Brasil, para o PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, PC e Stadia!
Créditos ao IGN
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.