Resident Evil 4 sempre nos surpreende, mesmo após tantos anos de seu lançamento. Mesmo com easter-eggs sendo encontrados até hoje, uma coisa que sempre esteve presente no jogo mas que pouca gente reparou é a marca fictícia da máquina de escrever usada por Leon, “Amenhotep”. Com os ports e aumento da resolução, o nome ficou mais visível, e os jogadores mais atentos se perguntaram: “Espera aí, o que um nome egípcio faz numa máquina de escrever num povoado espanhol? O que isso significa?”.
Amenhotep, que em tradução literal significa “Amun está satisfeito” (sendo Amun o Deus-Rei egípcio, equivalente a Zeus na mitologia grega), foi o nome dado a quatro Faraós egípcios. O primeiro dos Faraós, Amenhotep I, reinou de 1525 a 1504 a. C. e seu governo trouxe evoluções na arte, nas esculturas, e é estimado que tenha sido o período em que foi finalizado o “livro egípcio dos mortos”.
Certo, mas o que um Faraó egípcio tem a ver com Resident Evil? Apesar de a Capcom nunca ter dado uma explicação oficial, a teoria mais aceita por fãs é que o livro dos mortos serve como um guia para o faraó morto saber que criaturas encontraria em seu caminho, e poder assim pedir ajuda delas ou enfrentá-las em busca da vida eterna. A máquina de escrever, como sabemos, tem essa função de garantir a vida do personagem, resgatando seu progresso. O motivo da escolha desse nome, contudo, pode ser também simplesmente pela sonoridade, por lembrar marcas de máquinas de escrever existentes. O modelo que serviu de base para a máquina do jogo claramente foi o Underwood 5, da década de 20. Esse modelo clássico serviu como padrão para todas as outras nas décadas seguintes.
E aí, o que você achou de mais essa curiosidade sobre Resident Evil 4? Fazia ideia que o jogo havia buscado inspirações tão distantes? Conhece alguma outra teoria que não abordamos aqui? Deixe seu comentário se gostou desse tipo de matéria e quer ver mais outras de curiosidades!
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.