Jogos de escolhas que podem definir a vida e a morte dos personagens definitivamente são a especialidade da Supermassive Games, que, por exemplo, vem trazendo excelentes jogos de terror nessa pegada com a antologia Dark Pictures. Os lançamentos da Dark Pictures vêm tendo um espaçamento bem curto: Man of Medan chegou às lojas em 2019, em 2020 tivemos Little Hope e em 2021 fomos agraciados com House of Ashes. Neste ano, porém, a Supermassive está apresentando The Quarry, um jogo que segue uma história separada da antologia Dark Pictures.
A proposta do jogo é mais semelhante a um filme de terror autoconsciente, como os da franquia Pânico, comparação feita pelo diretor Will Byles em entrevista ao portal IGN:
”The Quarry […] é mais como um clássico filme de terror adolescente que adere mais rigidamente aos tropos de terror e apresenta elementos alegres semelhantes à franquia Scream (Pânico). Para este terror adolescente, não há um perfil definido, mas há uma certa expectativa. É muito mais leve. Tem muito daquela coisa estranha de auto-referência como Scream, onde todos conhecemos as regras, que são ‘não abra a porta’ ou ‘quando houver um alçapão fazendo algum barulho, deixe-o em paz'”.
Os fãs de longa data e gamers que são familiarizados com os títulos da Supermassive certamente deverão achar no game uma certa similaridade com o jogo que foi a origem de tudo: o próprio Until Dawn! Não é por acaso que os produtores desenvolveram The Quarry para ser o sucessor espiritual de Until Dawn; não é uma sequência, porém uma história diferente que traz elementos similares à obra anterior para que os fãs desta se sintam de certo modo familiarizados.
De certo modo, todos os jogos da trilogia Dark Pictures são a prole de descendentes espirituais de Until Dawn, e sem dúvida é possível perceber isso pela gameplay, gráficos e toda a mecânica de modo geral. Entretanto, os jogos da antologia Dark Pictures não procuraram recriar a atmosfera de Until Dawn e seu estilo de terror; ao invés disso, seguiram por um rumo de terror mais psicológico, com Man of Medan e acima de tudo, Little Hope, com elementos de alucinação e traumas dos protagonistas sendo usados para criar as situações de medo. House of Ashes buscou uma abordagem mais física para o seu terror, explorando criaturas alienígenas vampirescas, porém ainda assim sem reproduzir de modo algum o clima e o sentimento de Until Dawn.
Qual seria, porém, “o clima” e o “sentimento” de Until Dawn? É o exato fator que The Quarry está resgatando, o aspecto ‘Slasher’ oitentista de ver os jovens com personalidades estereotipadas caindo em situações de susto falso, perseguição, muitos jumpscares e gore, e claro, o assassino.
Until Dawn, principalmente no começo, cria toda uma atmosfera perfeita de um filme slasher, ele usa e abusa dos sustos, da estupidez dos personagens e deixa o jogador pensar que será exatamente aquilo, sem fazer com que os personagens sejam autoconscientes disto para efeito de imersão. Os eventos por trás da história, porém, tomam rumos que são muito maiores, personagens recebem melhor desenvolvimento e todo o elemento slasher é subvertido dentro da trama e o terror toma um rumo mais sinistro.
O que vai diferenciar The Quarry de Until Dawn é o elemento autoconsciente dos personagens, o famoso fator ”Pânico” mencionado pelo diretor Will Byles. Os personagens vão estar conscientes dos clichês, vão fazer piadas, referências a filmes, o que, se for bem feito, será algo bastante positivo! O game também apresenta um aspecto muito forte dos filmes de Sexta-feira 13, com um grupo de jovens em um acampamento de verão tendo que sobreviver à noite.
Para reforçar ainda mais a conexão de The Quarry com o universo dos filmes de terror, alguns atores conhecidos do gênero foram chamados para participação especial! São eles: Ted Raimi, um dos produtores e pessoas principais da franquia Evil Dead, intérprete de Henrietta Knowby em Evil Dead 2 (1987) e Chet Kaminski de Ash vs Evil Dead (2013) (Ted é irmão do famoso diretor Sam Raimi e irá interpretar Travis); Lin Shaye, que atuou como a professora em A Hora do Pesadelo (1984) e recentemente tem interpretado a médium Elise Rainier da franquia Sobrenatural, ela que fará o papel de Constance; também teremos o excelente David Arquette, o memorável policial Dewey Riley de Pânico (1996) retorna mais uma vez como oficial de polícia, sendo o Xerife Chris; e Lance Henriksen, o Ed Harley de Pumpkinhead (1988) estará interpretando Jedediah.
The Quarry já está disponível para compra nas plataformas PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X/S e Microsoft Windows, Confira a sinopse:
”É final de verão nas florestas remotas do estado de Nova York, e os conselheiros adolescentes da Hackett’s Quarry têm o acampamento só para eles por uma noite final. Isso significa sem crianças, sem adultos e sem regras. Neste emocionante conto cinematográfico, você controla o destino de todos os nove conselheiros do acampamento enquanto seus planos de festa se transformam em uma noite imprevisível de horror. Com decisões de vida ou morte a cada momento, as escolhas que você faz determinarão como a história se desenrola.”
Certamente estamos muito animados para curtir The Quarry, e queremos saber de você, caro(a) leitor(a) do EvilHazard, o que achou das informações apresentadas? Está animado para jogar?
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil