Quando “Alien” estreou nos cinemas, em 1979, os videogames ainda não tinham toda a força e expressão que têm atualmente. A bem da verdade, era o Atari 2600 o único console que fazia barulho naquela época, junto de alguns arcades. Devido a isso, demorou um pouco para que a franquia criada por Ridley Scott desse seus primeiros passos no mundo dos jogos, apesar de seu enorme sucesso de público e crítica na tela grande.
Foi a partir de 1982 que Alien iniciou sua trajetória nos videogames, e, de lá pra cá, foram muitos jogos lançados, alguns incríveis e outros não tanto, e foram muitas as evoluções que a franquia sofreu, permanecendo viva até os dias de hoje no mundo dos games, bem como nos cinemas. “Alien: Covenant”, filme com estreia agendada para esta quinta dia 11 de maio, e “Alien: Isolation”, último jogo da saga lançado em 2014, são provas vivas de que o universo Alien ainda instiga e fascina muitas pessoas ao redor do mundo.
O EvilHazard inicia então este EvilSpecial homenageando os principais jogos já lançados da franquia Alien, destacando a evolução que a obra veio sofrendo nos consoles desde os anos 80 até os dias atuais. Confira!
[——— ANOS 80 ———]
O primeiro jogo da franquia Alien lançado para os videogames foi “Alien”, de 1982, lançado para o Atari 2600. O jogo era, basicamente, um “Pac-Man” disfarçado, com gameplay e objetivos praticamente idênticos àquele jogo. Outras versões do jogo também foram lançadas para outros consoles, como o Commodore 64 e o ZX Spectrum.
O segundo filme da franquia, “Aliens”, lançado em 1986, teve sua primeira versão nos consoles lançada no mesmo ano. “Aliens: The Computer Game” foi lançado para quatro consoles diferentes, entre eles o Commodore 64 e o MSX. O MSX, inclusive, recebeu outro jogo baseado no segundo filme: “Aliens: Alien 2”, produzido pela Square Enix e com o lendário Nobuo Uematsu como responsável pela trilha sonora. “Aliens: Alien 2” pode ser considerada a primeira grande evolução sofrida pela franquia Alien nos videogames, devido a seu gameplay “plataforma”, mecânicas de combate e trilha sonora diferenciada.
[——— ANOS 90 ———]
Em 1990, foi a vez de Alien chegar aos Arcades, com “Aliens”, baseado no segundo filme e produzido pela Konami. O jogo segue a linha de clássicos como “Cadillacs and Dinosaurs” e “Contra”, e impressiona pela beleza gráfica e gameplay fluído, revelando-se mais uma grande evolução na franquia.
Alien 3, lançado nos cinemas em 1992, recebeu diversas adaptações para os videogames: três jogos produzidos pela Acclaim e lançados para várias plataformas (entre elas o Nintendo NES, Amiga e Sega Genesis), dois jogos “plataforma”, com destaque para a versão de Super Nintendo que você confere no vídeo abaixo, e ainda uma versão lançada para o Game Boy em 1993. Os Arcades ainda receberam “Alien 3: The Gun”.
Outro sucesso dos cinemas nos anos 80 e 90, “Predador”, se fundiu ao universo Alien para o lançamento de “Alien Vs Predator” no Super Nintendo, em 1993, nos Arcades e no Atari Jaguar em 1994. A decisão de unir Alien e Predador em spin-offs se revelou um tremendo acerto e um grande sucesso que repercutiria durante anos a frente. “Alien 3: The Gun” dos Arcades e “Alien Vs Predator” do Atari Jaguar representam outra grande evolução sofrida pela franquia Alien no mundo dos games, por serem jogos com visão em primeira pessoa.
Em 1996, ainda surfando na onda da visão em primeira pessoa, foi lançado “Alien: Trilogy”, baseado nos três primeiros filmes da saga, para PlayStation 1, PC e SEGA Saturn. Os PCs ainda receberam “Aliens: A Comic Book Adventure”, jogo de aventura lançado em 1995, e “Aliens: Online”, em 1998.
[——— ANOS 2000 A 2010 ———]
O quarto filme da franquia Alien, “Alien: Resurrection”, foi lançado em 1997, mas só ganhou uma adaptação para os videogames no ano 2000, no PlayStation 1, também com gameplay em primeira pessoa. Apesar de os games “FPS” já não serem mais uma novidade naquela época, podemos dizer que “Alien: Resurrection” trouxe mais uma grande evolução para a franquia Alien nos games, bem como para todos os FPS que viriam após, por ter “inventado” o uso dos analógicos direito e esquerdo para movimentação do personagem, artifício usado a exaustão até hoje por todos os first person shooters.
A primeira década dos anos 2000 trouxe também inúmeros games da vertente “Alien Vs Predator”, para PC, PlayStation 2, PSP e Xbox, e trouxe ainda, em 2003, outra grande evolução da franquia Alien no universo gamer: “Aliens: Unleashed”, primeiro jogo Alien para os celulares e que você confere no vídeo abaixo, seguido de “Alien Vs Predator”, mobile de 2004. Nos anos 2000 a 2010, a franquia nos cinemas entrou em hiato, sem nenhum lançamento, entretanto, o spin-off “Alien vs Predator” ganhou os cinemas com sua primeira produção lançada em 2004.
[——— ANOS 2010 ———]
Em 2012, a franquia Alien retornou aos cinemas após 15 anos de hiato com “Prometheus”, um prólogo da história iniciado em 1979, mas este filme não recebeu adaptações para os games. Mostrando impressionante fôlego, foi lançado em 2010 mais um game “Alien Vs Predator”, para PC, Xbox 360 e PS3, e em 2011 foi a vez do Nintendo DS receber seu jogo da franquia (veja abaixo): “Aliens Infestation”.
Em 2013, a franquia Alien ganhou aquele que talvez seja o seu pior jogo, o mais criticado, sendo considerado uma evolução “negativa” para a saga nos consoles: “Aliens: Colonial Marines”, jogo da Gearbox lançado pela SEGA para PC, PS3 e Xbox 360. Com história estabelecida após os eventos do terceiro filme da franquia, o game é considerado por muitos como o pior jogo de todos os tempos, devido a seus inúmeros bugs, péssima inteligência artificial, gameplay travado, gráficos deprimentes e um horrível multiplayer.
Apesar do fracasso de “Aliens: Colonial Marines”, a franquia voltou a brilhar nos consoles e nos apresentou mais uma grande evolução com o lançamento de “Alien: Isolation” em 2014, para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One, porém mais detalhes sobre o último game da saga Alien lançado para os videogames você confere AQUI! em nosso EvilFiles especial! Por enquanto, fique apenas com uma amostra de seu gameplay:
Recentemente, rumores acerca de um novo jogo do universo Alien foram espalhados pela internet e desmentidos pouco tempo depois, ou seja, não temos previsão de quando um próximo jogo será lançado, e nem como ele será: se trará uma nova história, se será uma continuação de Alien: Isolation, ou se será uma adaptação de “Alien: Covenant”, filme que marca o retorno da franquia aos cinemas. Só nos resta aguardar por divulgações oficiais.
E você leitor, você curte a franquia Alien? É fã dos filmes, ou já se divertiu com algum ou alguns dos games citados nesta matéria? Deixe sua opinião nos comentários! Fica a certeza de que o universo criado por Ridley Scott há quase 40 anos repercute e fascina até os dias de hoje, seja nos cinemas, seja nos games, seja no imaginário de todos os fãs da boa e velha ficção científica!
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.