Quem jogou Silent Hill 1 sabe: é bem provável que não haja jogo mais aterrorizante no PlayStation 1. Criaturas horrendas, cultos ao demônio, músicas arrepiantes, cenários horripilantes.. Silent Hill 1 é tomado por uma atmosfera sombria desde o seu início, e essa toada persiste até o último minuto do jogo. Aqueles que vão jogar o survival horror da Konami pela primeira vez, e que já ouviram algumas informações sobre o mesmo, pegam no controle com apenas um pensamento: estarei diante das coisas mais bizarras que já vi!

Daí, vem a surpresa: logo nos minutos iniciais, somos apresentados ao protagonista do jogo, uma pessoa que exala normalidade e humanidade, contrastando com tudo o que o jogo cria em nossa mente. Somos apresentados a Harry Mason.

 

FICHA TÉCNICA

Nome completo: Harold “Harry” Mason

Profissão: Escritor

Série de jogos: Silent Hill

Primeira aparição: Silent Hill 1, 1999, PlayStation

Dublador: Michael Gough

Frase famosa: “Have you seen a little girl??”

Em Silent Hill 1, Harold “Harry” Mason tem 32 anos, é um escritor, e é, acima de tudo, uma pessoa simples. Simples até demais. Ao olharmos para Harry, enxergamos nele a figura do nosso pai, ou daquele nosso tio de quem tanto gostamos. Harry é um homem adulto, e normal. Tão normal, que sua presença em Silent Hill 1 configura-se como um contraste entre a realidade de sua pessoa e a ilusão que a cidade insiste em criar. A história deste homem neste lugar tomado por mistérios começa de uma forma bem inusitada. Aos 25 anos, Harry e sua esposa encontram na beira de uma estrada um bebê abandonado, uma garotinha. Eles decidem levá-la para casa para criá-la, e dão a ela o nome de Cheryl. Três anos se passam, e a esposa de Harry é acometida com uma doença incurável, morrendo num espaço muito curto de tempo.

Para Harry não restou outra opção, a não ser criar Cheryl sozinho, o que reforçou ainda mais os seus laços afetivos. Quatro anos após o falecimento de sua esposa, e ainda muito triste por esta perda, Harry decide dar um descanso de seu ofício como escritor e sai de viagem de férias à Silent Hill acompanhado de Cheryl, agora com sete anos. No meio da estrada que leva à cidade, Harry se depara com a figura de uma garota que surge no meio da rua de forma inesperada. Assustado, Harry tenta desviar o carro da garota, perdendo assim o controle do mesmo e derrubando-o morro abaixo.

Após ficar desacordado por um tempo, Harry desperta em seu carro, olha para o banco do passageiro, e, ainda desnorteado, percebe que Cheryl não está ali junto dele. Harry sai à procura de sua filha pela cidade, que se encontra vazia. Após alguns minutos de caminhada, ele visualiza um vulto de Cheryl perto de um beco. Cheryl começa a adentrar o beco e Harry a segue. Lá, eventos bizarros começam a ocorrer e criaturas estranhas o encontram, fazendo-o desmaiar. Então ele acorda misteriosamente em um café, onde encontra Cybil, uma policial que passava pelo local. Durante a conversa com a oficial, Harry descobre que, na cidade, tem acontecido eventos estranhos, concluindo logo que sua filha corre perigo andando sozinha por Silent Hill. Harry, então, decide sair a sua procura. Cybil lhe fornece uma arma, lhe passa algumas instruções, e, a partir daí, uma verdadeira saga se inicia para o nosso protagonista.

Durante o jogo, ficamos cada vez mais íntimos da personalidade de Harry. A Konami procurou criar um personagem que tivesse uma figura paterna muito forte e estabelecida, e acertou em cheio com a composição do protagonista do jogo. Harry é um pai dedicado, uma pessoa que não se corrompe, ainda sente muito a morte de sua esposa, e as condições que o levaram a criar Cheryl tornam os seus laços afetivos ainda mais estreitos. Harry está, portanto, disposto a tudo para encontrar sua filha sã e salva, e, com isso, sujeita-se a enfrentar os mais variados perigos que Silent Hill oferecem, sem descanso.

O jogo, inclusive, nem se preocupa muito em explorar a fragilidade de Harry. O escritor é humano assim como todos nós, mas sua determinação em encontrar Cheryl é tão grande, que são raros os momentos em que o game explora suas fraquezas, o que nos leva a perceber, com facilidade, o quanto Harry está obstinado a proteger sua filha indefesa. Após enfrentar crianças demoníacas, animais amaldiçoados, pessoas com intenções duvidosas e todos os tipos de perigo, Harry descobre, ao final de Silent Hill 1, que sua filha adotada é na verdade fruto de um ritual satânico, comandando por uma liderança religiosa do local. O game possibilita ao jogador fazer diversos finais, e, em um deles, Harry consegue salvar Cheryl, com a ajuda da policial Cybill. Na verdade, não é exatamente Cheryl que Harry salva, mas isso é história para outra coluna, não vamos dar mais spoilers (rs).

Transtornado com todos estes acontecimentos, Harry decide criar sua filha o mais longe possível de Silent Hill, para esconder dela o seu passado terrível, mas, à medida que jogamos Silent Hill 3 (a continuação direta do primeiro game) percebemos que uma herança maldita da cidade perseguiu Harry sem lhe dar descanso, levando-o a um fim que não era bem o que os fãs da série almejavam. E é neste momento, ao analisarmos toda a trajetória de Harry desde o acidente nas estradas de Silent Hill até os eventos de Silent Hill 3, que vislumbramos de forma ainda mais evidente como este homem, em sua simplicidade, se tornou um dos personagens mais valentes e marcantes da história dos games!

CURIOSIDADES

– O protagonista de Silent Hill 1 iria se chamar, na verdade, Humbert Mason, em referência ao protagonista do filme “Lolita”, de Stanley Kubrick. Como se tratava de um nome incomum, a equipe inglesa do game optou por trocar “Humbert” por “Harry”. Coincidentemente (ou não), “Harry” era o apelido da pessoa que havia escolhido este nome ao protagonista.

– O personagem foi protagonista de um outro jogo: “Silent Hill: Shattered Memories”. Trata-se de uma versão re-imaginada de “Silent Hill 1”. Neste novo game, Harry está trinta anos mais velho. Veja a imagem abaixo:

– Harry Mason foi responsável por uma espécie de “bordão”, em Silent Hill 1. A todos que costumava encontrar na cidade, o escritor fazia a mesma pergunta, no intuito de coletar informações sobre sua filha: “Have you seen a little girl??” (Você avistou uma garotinha??). Em um dos finais do jogo, os responsáveis pelo game resolveram fazer uma brincadeira com esta insistente indagação de Harry, confira: