No blog do site da PlayStation, o produtor da Konami Motoi Okamoto, junto com Mateusz Lenart, diretor criativo e designer chefe da Bloober Team, deram mais detalhes sobre o remake de Silent Hill 2; o jogo, aliás, já está quase pronto e seu desenvolvimento está na última fase, segundo o Eurogamer.
O produtor da Konami, Motoi Okamoto, fala brevemente que quando se trata em reviver Silent Hill, ele procurou fazer com pessoas que realmente amam a série, pois foi um dos motivos de terem ficado em silêncio por muito tempo sobre o assunto “Silent Hill”, mesmo recebendo propostas de possibilidades de um novo jogo ou remake. Sendo assim, ele escolheu a Bloober Team para trabalhar no remake de Silent Hill, pois segundo ele, é um equipe de pessoas que amam o que fazem, além de serem especialistas em jogos de terror.
Mateusz Lenart, diretor criativo e designer chefe da Bloober Team, dá mais detalhes sobre o remake de Silent Hill: ele começa dizendo que o game original é amado e atemporal, por isso sabem da responsabilidade em trabalhar no remake do jogo. Para isso chamaram Akira Yamaoka e Masahiro Ito, que já trabalharam em jogos clássicos da franquia, para garantir que a equipe mantenha intacta a sensação única que Silent Hill tem.
Uma das mudanças que é possível perceber no trailer foi a câmera sobre o ombro, e com isso eles pretendem trazer os jogadores “para dentro” do jogo, fazendo eles sentirem que fazem parte daquele mundo irreal e também para proporcionar novos sentimentos, deixando o jogador ter mais visão do que realmente James (protagonista do game) está vendo. Essa mudança da posição da câmera também fez com que trabalhassem em um sistema de combate e alguns cenários.
Mateusz conta que com esses anos todos que se passaram desde o lançamento de Silent Hill 2, em 2001, para PlayStation 2, fizeram com que a equipe consiguisse trabalhar com novas tecnologias, como captura faciais, dando mais possibilidades de expressões dos personagens, assim podendo transmitir mais emoções para os jogadores.
A equipe está utilizando a Unreal Engine 5 em Silent Hill 2 Remake, que permite trazer mais detalhes dos cenários, dando mais vida a cidade nebulosa e sinistra, até mesmo auditivamente e sensorialmente. Matheus também cita dois recursos que a Unreal Engine 5 trouxe: Lumen e Nanite, que os permitem trazer uma qualidade gráfica em novos níveis, com mais detalhes e realista.
Mateusz fala um pouco mais sobre os recursos, como o Lumem que permite trazer uma iluminação global mais dinâmica que reage imediatamente às mudanças de cena e luz, ou seja, a iluminação será mais natural e realista. O recurso Nanite é uma ferramenta mais para criação de níveis, permitindo trabalhar em cenários mais detalhados e ambientes mais realistas.
Mateusz disse também sobre recursos exclusivos que estão presentes no PlayStation 5: o recurso de áudio 3D do PS5 passará uma atmosfera mais assustadora e perturbadora para os jogadores, além de permitir localizar os inimigos através dos barulhos. Já o controle DualSense terá recursos semelhantes aos apresentados no jogo The Medium, em que a equipe da Bloober trabalhou, trazendo o feedback tátil e gatilhos adaptativos, porém não entraram muito em detalhes, mas prometem surpresas nesses recursos. Além disso, o SSD permitirá que o jogo não tenha telas de carregamento por toda cidade de Silent Hill.
A equipe da Bloober espera que com essas novas tecnologias que eles estão trabalhando em cima do remake, o jogo possa trazer novas experiências angustiantes e inesquecíveis para os fãs antigos e novos. A equipe está confiante que entregarão um jogo que faça justiça ao clássico. Mateusz comenta que a equipe pretende trabalhar em mais jogos, além de Silent Hill 2, pois o Remake é apenas um começo para a equipe trabalhar em mais títulos de Silent Hill, possibilitando expandir as parcerias e ampliar o mundo de Silent Hill, elevando a série em novos patamares.
A Konami não referiu qualquer data de lançamento para este aguardado jogo de terror, mas declarações de Piotr Babeno, presidente da Bloober Team, sugerem um lançamento em 2023. Piotr Babeno disse durante o evento polaco GPW Innovation Day que o desenvolvimento do remake está nas últimas etapas e que eles estão polindo vários elementos. A produção do jogo está acontecendo desde 2019, há pelo menos três anos, e a Konami tem expectativas que o remake de Silent Hill 2 venda vários milhões de unidades.
O jogo foi anunciado para PC e PS5, mas já sabemos que a exclusividade no console da Sony é temporária, por 12 meses. Depois disso, deverá chegar aos consoles Xbox.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.