Com o lançamento de Dead Space Remake, muitos fãs da franquia passaram a se questionar se a EA teria planos de fazer um remake dos outros jogos clássicos, e um easter egg apresentado no novo jogo estaria indicando que sim, que a EA Motive Studio estaria de fato pensando em produzir Dead Space 2 Remake. Dias após o easter egg ganhar notoriedade, a EA Motive Studio confessou que já conversaram com a casa mãe sobre o futuro da propriedade e como estão interessados em criar mais jogos de Dead Space. Phil Ducharme, produtor de Dead Space, conversou com o site GQ e confirmou que estão interessados em continuar a trabalhar nesta série e já existem várias ideias sobre o que fazer em seguida. Isto já foi dito à EA.
Afinal de contas, uma destas ideias seria produzir o remake de Dead Space 2? Alguns elementos indicam que sim.
Atenção: o texto a seguir contém SPOILERS de Dead Space Remake!
O site GameRant comenta sobre o final alternativo de Dead Space Remake, que liberamos após finalizar o game no modo New Game+ e coletar todos os fragmentos do Marcador (Red Marker). O final verdadeiro mostra Isaac em sua nave assistindo uma gravação de Nicole e como forma de tentar se conformar com a morte dela, ele desliga a gravação mas acaba escutando ela em sua cabeça, e ao olhar para o banco do passageiro acaba vendo ela e acontece um “jump scare”; já no final alternativo, Isaac, com um semblante mais assustador, parece sucumbir à loucura pela influencia do Red Marker, onde a alucinação de Nicole o pergunta se estão indo para casa, Isaac acaba dizendo que sim, porém afirma que antes tem algo a construir para ela, uma surpresa.
Alguns detalhes desse final são interessantes, como o semblante de Isaac que parece estar de certo modo feliz, chamando Nicole de ‘querida’ e pegando em sua mão enquanto a câmera se afasta e revela rabiscos de Isaac planejando a construção de um novo Marcador. Esse novo Marcador é o Site 12 Marker que Isaac ajuda a criar a bordo da Titan Station em Dead Space 2, com o Marker sendo um dispositivo de enredo integral no cenário principal da sequência do primeiro jogo. O final alternativo, junto com o normal, pode ser visto logo abaixo com legendas em Português (vídeo de MisterSIX, clique aqui para acessar o canal dele no YouTube).
Dead Space 2 Remake, caso seja lançado, deve tornar a Sprawl tão interconectada quanto a USG Ishimura
Uma das coisas que o Dead Space de 2023 melhora em relação ao original é como ele faz a USG Ishimura parecer um ambiente único e coeso. Ao acabar com o sistema exclusivo de bonde/capítulo e implementar novos métodos de viajar de um andar para o outro, o Motive Studio faz parecer que os jogadores estão explorando o interior de uma fera mecânica enorme e moribunda. Saltando dessa metáfora, Isaac Clarke e o resto da equipe de reparos da USG Kellion são corpos estranhos enviados para ajudar a lidar com a doença fatal do necromorfo que está assolando a nave.
O sucesso de Dead Space em reinventar a USG Ishimura, entretanto, é uma faca de dois gumes. Como a nave está tão interconectada, o Motive Studio agora tem seu trabalho cortado, caso desenvolva um remake de Dead Space 2 . A Titan Station, mais conhecida como The Sprawl, é um local ainda maior no mundo da franquia, e seria necessário muito trabalho para torná-la tão coesa quanto a USG Ishimura do remake de Dead Space.
Sprawl, estação espacial da Terra construída em Titan, uma das luas de Saturno
A Estação Titan, também conhecida como The Sprawl, é uma estação espacial da Earth Government Colonial Alliance localizada em Titan – uma das luas de Saturno. Conhecido como o local da primeira rachadura planetária, as operações de mineração em Titã acabaram levando à criação da estação espacial. É aqui que os trabalhadores e seus entes queridos residem e vivem suas vidas diárias. Áreas residenciais, escolas, distritos comerciais e até mesmo um centro local da Unitology são apenas algumas das áreas que podem ser encontradas em The Sprawl e destinam-se a dar aos cidadãos uma sensação de descanso e normalidade da quebra do planeta.
É aqui que a história de Dead Space 2 ocorre principalmente. Depois que a influência do Marcador do Site 12 se espalha pela estação, The Sprawl rapidamente se torna um local de outro surto de Necromorph. A maioria da população do Sprawl é morta e transformada em Necromorfos, enquanto outros enlouquecem pelo sinal do Marcador ou pelos horrores que seus vizinhos cometeram. Por causa de seu encontro anterior com Necromorfos e um Red Marker, Isaac Clarke é mais experiente e mantém a maior parte de suas faculdades mentais intactas. Ele ainda vê aparições de sua namorada morta, Nicole Brennan, mas o conhecimento de sua morte ajuda a mantê-lo no chão enquanto luta contra os terrores a bordo de The Sprawl. Agora, em uma missão para impedir outro surto de necromorfos, Isaac deve trabalhar com os sobreviventes restantes para chegar ao Setor Governamental da estação espacial, onde está localizado o Marcador que ele ajudou a criar.
Difícil tarefa de interconectar a expansão
Embora Dead Space 2 não tenha um sistema de bonde como o Dead Space original, o jogo ainda implementa um sistema de capítulos e uma jogabilidade bastante linear. Os jogadores são canalizados de um local para o outro e ocasionalmente se deparam com pontos sem retorno que os impedem de voltar para áreas previamente exploradas. Embora esses conceitos já fossem difíceis de digerir na USG Ishimura de Dead Space, eles fazem ainda menos sentido quando implementados em Dead Space 2. A Sprawl deve ser uma enorme estação espacial interconectada, dividida nos setores público e governamental. Desde que os jogadores não estejam se deslocando entre os setores, os locais encontrados em Dead Space 2 devem ter várias maneiras de viajar de e para eles. Isso inclui lugares como o Titan Memorial Medical Center, os apartamentos Titan Heights e o Concourse Shopping Center – todos supostamente acessíveis a partir de cada local.
Se um remake de Dead Space 2 se concretizar, sua versão de The Sprawl deve parecer tão interconectada, se não mais, do que a USG Ishimura do remake de Dead Space. Isaac deve poder explorar livremente partes de The Sprawl para completar missões secundárias e coletar itens e recursos perdidos anteriormente. Uma estação espacial interconectada também faria bom uso do Intensity Director do Motive Studio, que vê muito uso no Dead Space de 2023, pois adiciona novos sustos dependendo da localização do jogador.
Pode haver pontos sem retorno, como antes de Isaac entrar no Setor Governamental onde o Marcador do Site 12 está localizado, mas estes devem ser explicitamente citados pelo jogo antes que os jogadores progridam (muito parecido com o ponto sem retorno no final de Capítulo 11: Soluções alternativas no Dead Space de 2023). O remake de Dead Space prova que o Motive Studio pode criar uma sensação de exploração e interconectividade em um jogo com uma narrativa principalmente linear. Se o estúdio conseguir expandir esses elementos para uma escala muito maior, pode tornar The Sprawl um lugar mais memorável no remake do que o Dead Space 2 original.
Dead Space Remake foi lançado dia 27 de Janeiro/2023 para PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.