Uma thread no Twitter chamou atenção nesta semana, com a hashtag #gamedev. Nela, era perguntado para desenvolvedores sobre “one that got away?” (tradução literal: aquele [jogo] que escapou?) e também algumas outras perguntas eram feitas, como “em qual game gostaria de trabalhado ou ter feito parte da equipe?”.
O diretor de design da Obisidian, Josh Sawyer, acabou participando da thread contando sobre o jogo de RPG da franquia Alien que acabou sendo cancelado durante seu desenvolvimento, além disso ele mostrou algumas imagens, como a tela inicial (logo abaixo) onde é possível ver no canto inferior direito que a imagem é de uma build de 2008 e também imagens de alguns personagens que estariam presentes no jogo.
Josh contou que trabalhou no RPG de Aliens (na época conhecido por Aliens: Crucible) para a SEGA nos anos 2000 e que o estúdio da Obsidian na época não tinha diretores e apenas alguns líderes, o que acabou dificultando no processo de desenvolvimento do jogo por discordâncias. O desenvolvimento do jogo era lento e ele ainda afirma que também estavam trabalhando em outro jogo ao mesmo tempo, Alpha Protocol, o que acabou resultando no engavetamento do jogo da franquia Alien.
Josh também fala que jogou o ultimo jogo lançado, Aliens: Fireteam, pois algumas funções do jogo eram semelhantes as que ele estava trabalhando na época do desenvolvimento de Aliens: Crucibe.
“Eu comecei a trabalhar em um RPG de Aliens para a SEGA de 2006-2009. A Obsidian não tinha diretores naquela época, apenas líderes que eram todos considerados pares. Isso resultou em muita disfunção quando os líderes não concordavam em como fazer algo. O progresso no jogo foi muito lento, especialmente quando se tratava de criar níveis de jogo viáveis. Tínhamos outro jogo em desenvolvimento com a SEGA na época, Alpha Protocol, e a SEGA (compreensivelmente, IMO) arquivou Aliens em favor de AP. Havia muitas ideias legais em andamento, mas você não envia ideias! A maior lição que aprendi com a experiência é que, se você não tem níveis jogáveis, não tem muito jogo (há algumas exceções, é claro). Fiquei feliz em jogar Aliens: Fireteam Elite porque a configuração geral era semelhante: equipe pequena, 3ª pessoa, com ênfase em implantáveis e ações de suporte. As semelhanças paravam por aí, mas foi bom ver que a ideia poderia ser divertida na prática. Descanse em paz, esquadrão.”
I got to work on an Aliens RPG for SEGA from 2006-2009. Obsidian didn't have directors at that time, just leads who were all considered peers. It resulted in a lot of dysfunction when the leads didn't agree on how to do something. https://t.co/Zz6jRqYkD7 pic.twitter.com/JoxW5V3424
— Josh Sawyer (@jesawyer) April 16, 2023
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.