Nesta semana, surgiu na internet (mais especificamente no Reddit) um rumor que afirma que Resident Evil CODE: Veronica Remake estaria em produção pela Capcom, e o rumor veio repleto de supostos detalhes sobre o suposto novo jogo.
Alguns projetos de fãs de Resident Evil têm o costume de ignorar ou dar pouco crédito a rumores sobre a franquia surgidos na internet. Já nossa Equipe aqui do EvilHazard gosta de especular e criar teorias com os fãs a respeito de futuros lançamentos da franquia e estamos sempre de olho nos rumores que surgem em diferentes locais (recentemente divulgamos em nosso site rumores sobre Resident Evil 9 e nosso artigo repercutiu no Brasil e no mundo). Esta postura nossa se intensificou principalmente após os primeiros rumores de Resident Evil Village (absurdos para muitos) se revelarem reais.
Ao divulgarmos/traduzirmos os rumores, deixamos bem claro no corpo do texto que todo o conteúdo é de caráter especulatório apenas, ou seja, deve ser encarado pelos fãs -não- como verdade ou fato, mas sim como rumor/teoria. Após o ocorrido com os primeiros rumores de RE Village, entendemos que até o mais descabido dos rumores pode sim se revelar real posteriormente, por isso costumamos divulgar os rumores em nosso projeto; neste caso aqui específico, entretanto, talvez tenhamos que ter ainda mais cautela ao analisarmos as informações contidas neste suposto Resident Evil CODE: Veronica Remake.
Abaixo, vamos analisar cada tópico surgido no novo rumor que afirma que RE CODE: Veronica Remake está em produção, e daremos nossas impressões. Os tópicos originais do rumor estarão em Itálico, e pedimos para que vocês leitores cliquem nos links destacados nesta matéria, para melhor compreensão de todo o contexto.
IMPORTANTE: todo o exposto abaixo se trata somente de um RUMOR, encare como informações especulatórias apenas. A Capcom não se manifestou até o momento sobre a existência de Resident Evil CODE: Veronica Remake.
Segundo o usuário do Reddit, Resident Evil CODE: Veronica Remake está sendo desenvolvido desde meados de 2021 pela M-Two, em paralelo com RE4 Remake e RE9, e será o título que receberá mais tratamento de”reimaginação”. Este tópico muito dificilmente seria real em nossa avaliação, afinal, se o remake estaria em desenvolvimento desde meados de 2021, por que então a Capcom faria uma declaração em outubro de 2022 afirmando não ter planos para o projeto? O envolvimento do estúdio M-Two também parece equivocado, uma vez que este estúdio (responsável pelo remake de Resident Evil 3) teria, segundo consta, sido afastado da produção de Resident Evil 4 Remake por divergências com a Capcom, logo, não faria sentido este estúdio voltar a produzir um remake para a empresa japonesa.
O rumor afirma ainda que o jogo está planejado para ser revelado em 2024 e lançado em 2025, e as pesquisas recentes da Capcom não teriam nada a ver com o remake de CODE: Veronica, pois o jogo já está em desenvolvimento há cerca de 2 anos. Novamente, uma informação pouco plausível, já que a Capcom declarou publicamente em 2022 não ter planos para este remake (apesar de ter deixado a possibilidade de produzi-lo aparentemente em aberto).
No Reddit, o rumor segue afirmando que a duração do remake seria consideravelmente maior em relação ao original, com cerca de 14 a 15 horas, a introdução seria estendida (apresentando Claire antes de invadir a Umbrella), algumas áreas seriam redesenhadas e quase irreconhecíveis e o jogo contaria com novas áreas. Este tópico do rumor parece “genérico” demais, portanto carece de credibilidade. Genérico também é o rumor afirmar que este remake estaria sendo desenvolvido na RE Engine, sendo muito semelhante aos seus antecessores em termos de jogabilidade e gráficos.
O rumor diz também que a introdução do remake seria estendida, contaria com pesquisas de apartamento de Claire, Claire invadindo a base da Umbrella, e também algumas narrações recontando alguns eventos de jogos anteriores. Rodrigo libertaria Claire nesta introdução, devolveria seus itens que foram confiscados, e ainda daria missões secundárias ao jogador, dando itens em troca se o jogador as cumprir. Toda esta porção do rumor soa frágil por serem argumentos bastante óbvios, principalmente quando busca “simular” aquilo que recentemente vimos em RE4 Remake: missões secundárias fornecidas pelo Mercador para Leon cumprir, se quiser. Ainda, quando o rumor diz que Steve não seria mais um menor de idade, mas um adulto de 18 anos, tendo seu seu papel amplamente ampliado, pois ele será jogável em mais seções, e também seguirá Claire durante algumas partes, permitindo ao jogador alcançar áreas antes inacessíveis, novamente vemos uma simulação, desta vez com o papel de Ashley em Resident Evil 4 Remake.
Talvez o tópico mais interessante deste rumor surgido no Reddit seja referente a uma “barra de ansiedade” que seria adicionada a Claire e Steve no remake de RE CODE: Veronica, juntamente com um novo tipo de erva de cor laranja, que serviria para reduzir os níveis de ansiedade dos personagens, onde altos níveis de ansiedade resultariam em vários inconvenientes, como alucinações e visão distorcida. Não deixa de ser uma ideia interessante, caso se revele real futuramente.
O rumor, porém, volta a trazer argumentos que podemos considerar como “descabidos” ao dizer que, no remake, Alfred não se travestiria mais como Alexia, mas seria um clone da verdadeira Alexia. Apesar do tema “clonagem” já ter sido abordado em Resident Evil, a ideia de Alfred ser um clone de Alexia mudaria drasticamente toda a relação de irmãos mostrada entre os dois no jogo original, algo que, na nossa opinião, seria um erro por parte da Capcom.
Finalizando, o rumor afirma ainda que o “Tyrant do avião” seria um perseguidor durante o remake (semelhante ao Mr. X em RE2 Remake) e que Wesker estaria mais presente no jogo, deixando anotações durante o gameplay e dialogando em cutscenes com seus “irmãos”. É mais um tópico carente de credibilidade, afinal, após o sucesso de Mr. X em RE2 Remake, parece que se tornou obrigatório todos os jogos de Resident Evil posteriores possuírem um perseguidor (algo que não vimos em RE4 Remake, por exemplo – Bitores Mendez foi “cotado” pelos fãs e rumores para ser um Perseguidor no jogo, porém a tal “perseguição” é restrita somente a uma porção de um único capítulo); no tocante a Wesker, sabemos que sua participação em Resident Evil CODE: Veronica é importante, então teorizar sobre ele estar mais presente em um remake do jogo seria algo óbvio, só soa estranho ele conversar com seus “irmãos”.
Estaremos de olho em futuras informações e rumores sobre futuros jogos da franquia Resident Evil! Vale lembrarmos que no final de 2022, a Capcom obrigou que um grupo de fãs interrompesse um projeto não-oficial de Resident Evil CODE: Veronica Remake por questões relacionadas a direitos autorais. Sabemos ainda que o remake deste título é um dos mais pedidos pelos fãs, e o mesmo ocorreu com os pedidos incessantes para um remake de Resident Evil 2, que de fato foi lançado posteriormente. Sabido também é que a Capcom, como já citado até mesmo no rumor atual, encomendou uma pesquisa para saber dos jogadores quais remakes de seus jogos eles gostariam de jogar, pesquisa esta que pode sim significar algo, mas nada concreto foi divulgado até então.
Como dito no começo deste artigo, após o ocorrido com os primeiros rumores de RE Village (que todos desacreditaram e depois se revelaram reais), entendemos que até o mais absurdo dos rumores pode sim se revelar real posteriormente, por isso costumamos divulgar os rumores aqui em nosso projeto. RESSALTAMOS MAIS UMA VEZ: todo o exposto acima se trata somente de um RUMOR, encare como informações especulatórias apenas. A Capcom não se manifestou até o momento sobre a existência de Resident Evil CODE: Veronica Remake.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.