A Capcom, criadora de Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter, descreveu sua posição sobre os criadores de mods em seus jogos e como isso se relaciona com cheats em uma nova apresentação, dizendo que essas criações da comunidade não são diferentes de cheats no que diz respeito ao impacto negativo no jogo. Não está claro o que esta apresentação significa para o futuro dos mods nos jogos da Capcom, mas certamente não parece bom.
As informações vêm do canal “Capcom R&D” no YouTube, e o vídeo você pode conferir ao longo desta notícia.
A Capcom descreveu sua posição sobre os mods e como, aos olhos da empresa, as criações da comunidade se relacionam com trapaças em relação a RE Engine, embora seja de conhecimento público que as criações da comunidade por trás dos jogos de terror são parte do que a mantém viva. Portanto, ouvir uma postura tão dura em relação aos mods é bastante surpreendente.
A apresentação da Capcom diz que “todos os mods são definidos como cheats, exceto quando são oficialmente suportados”, e que “o que eles fazem internamente não é diferente de cheat”. Deve-se reconhecer que, do ponto de vista técnico, os mods podem adicionar arquivos inteiramente novos a um jogo ou alterar os existentes, algo que os cheats também podem fazer.
A Capcom define mods como cheats “para fins anti-cheat e antipirataria”, acrescentando que “mods que não são oficialmente suportados pelo jogo são impossíveis de distinguir das ferramentas de cheat, em termos de implementação”.
A posição da empresa também não é completamente preta e branca, já que a Capcom reconhece nos slides que “a maioria dos mods pode ter um impacto positivo no jogo”, mas acrescenta que “alguns mods, no entanto, podem ser prejudiciais para a empresa, em termos de danos à reputação e carga de trabalho”.
A Capcom também está preocupada que mods duvidosos possam fazer com que seus jogos pareçam ruins e, portanto, a empresa em geral também pareça oferecer produtos de má qualidade. Também há discussão sobre como os mods que corrompem os jogos e seus dados salvos podem ocupar o tempo do departamento de suporte, já que os jogadores entram em contato com a Capcom para obter ajuda depois que um mod instalado corrompe seu jogo.
A Capcom reconhece que alguns mods podem ser positivos, mas em geral isso parece uma postura linha-dura que só será prejudicial para as comunidades atuais que mantêm vivos os jogos mais antigos de Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter. Pela apresentação, não está claro exatamente o que isso significa especificamente para a comunidade dos modders, mas a Capcom diz no final que deseja implementar mais contra-medidas contra ferramentas não autorizadas.
O resultado final é que a Capcom não gosta de muitos mods (o que na maioria das vezes equivale a cheats) por causa de como eles podem impactar a reputação da empresa, interromper fluxos de carga de trabalho e orçamentos e atrasar o suporte para outros jogadores quando jogadores com mods peça suporte que a Capcom não pode oferecer. Iremos acompanhar até onde esta história vai chegar!
Adaptado de PCGamesN
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.