Alan Wake é um jogo de ação e aventura com forte narrativa psicológica. O jogo foi desenvolvido pela Remedy Entertainment e publicado pela Microsoft Game Studios. O título foi lançado em 2010 e era originalmente um exclusivo do Xbox 360, só que em 2012 isso mudou, sendo então finalmente acessível para todos os jogadores (Xbox, PC, PlayStation e Nintendo).
Alan Wake nem sempre foi do jeito que vemos atualmente, ele passou por diversas mudanças no seu desenvolvimento, então que tal explorarmos neste artigo cada detalhe dessa saga totalmente enigmática?
HISTÓRIA:
O enredo de Alan Wake é bem complicado de interpretar, afinal ele é um jogo que não dá muitas dicas do que está acontecendo, então muito da história se dá com base em interpretação, mas tentaremos resumir para vocês o enredo SEM SPOILERS.
O enredo de Alan Wake é o seguinte: Alan Wake é um escritor de bestsellers/thrillers, porém Alan não consegue escrever nada há dois anos por conta de um bloqueio criativo. Sua mulher, Alice, decide levá-lo para a pequena cidade de Bright Falls, para que ele possa recuperar sua criatividade, digamos que um tempinho de férias sabe? Alan então pega as chaves e o mapa de sua cabana alugada com uma mulher de véu preto (mulher extremamente suspeita), ela estava no lugar do dono da cabana, que estava “doente”. Eles então dirigem até uma cabana em uma pequena ilha em Cauldron Lake, e à medida que vão desempacotando a bagagem, Alan descobre que Alice trouxe uma máquina de escrever, com esperanças de que ele pudesse começar a escrever um novo livro.
Alan, então nervoso com a persistência de sua esposa, sai da cabana para caminhar e tentar se acalmar sobre isso, porém, momentos depois, ele ouve sua esposa gritar. Um tempo depois, ele vê que alguma coisa puxara Alice para as águas do lago, e como um ótimo marido que ele é, ele pula para salvá-la, mas perde a consciência ao entrar em contato com a água.
JOGABILIDADE:
A jogabilidade de Alan Wake é algo bem simples e fácil de decorar. Durante o dia, o jogador pode interagir com outros personagens (NPCs) seja para saber mais sobre o passado da cidade de Bright Falls, como para saber da sua cultura. Já quando anoitece, o jogo passa a ter ação com pequenas manipulações psicológicas (dizemos “manipulação” pois os inimigos podem muito bem brincar com a sua cabeça), usando a trilha sonora ao seu favor, inclusive.
Nas noites de Alan Wake, a luz chega a desempenhar um papel extremamente importante tanto na jogabilidade como na narrativa. Por exemplo: os inimigos “humanos” no jogo, chamado de “Possuídos/Taken”, só podem ser atingidos ao eliminar primeiro a escuridão que os cobre com o uso da luz da lanterna.
A luz da lanterna pode ser “forçada”, para assim queimar a escuridão mais rapidamente, mas lembre-se, isso pode reduzir a carga da bateria da lanterna mais rapidamente, portanto, além de ter que se preocupar em recarregar a arma de fogo quando a munição acaba, o jogador também tem que inserir baterias novas na lanterna, ou esperar ela se recarregar lentamente. Além disso, os jogadores são encorajados a tomar vantagem sobre a luz do ambiente, e a usar outras fontes de luz como pistolas sinalizadoras, sinalizadores e granadas de luz. A energia do personagem se regenera lentamente, mas se o jogador ficar debaixo de uma forte fonte de luz, como postes, ela se recupera rapidamente.
CURIOSIDADES:
As curiosidades mais interessantes sobre Alan Wake 1 são as curiosidades “Alan pirata” e “mundo aberto”. O jogo possui outras curiosidades que também são legais, e iremos detalhá-las agora.
CURIOSIDADE 1: ALAN PIRATA
Caso você baixe uma versão falsificada do jogo (seja pirata ou algo parecido), ao entrar no jogo você irá se deparar com um detalhe bem engraçado no protagonista, o jogo simplesmente adiciona um tapa olho no rosto de Alan! Isso é um tipo de piada com a cara do player, uma piada bem incrível por sinal!
CURIOSIDADE 2: MUNDO ABERTO
Você sabia que originalmente Alan Wake 1 seria um jogo sandbox (mundo aberto)? A Remedy queria que o jogo tivesse a vibe da franquia de jogos GTA, tendo um mapa em tamanho real e com um mundo imensamente aberto e explorável, mas isso mudou depois da Remedy perceber que isso não faria sentido com o seu gênero, o gênero de “ação e suspense”, pois se o mapa fosse em mundo aberto, ele não teria a mesma experiência linear que temos hoje.
CURIOSIDADE 3: ESCRITORES FAMOSOS
O agente de polícia Robert Nightingale normalmente chama Alan pelo nome de vários escritores famosos do terror ou do gênero parecido, como por exemplo: Dan Brown, Bret Easton Ellis, Raymond Chandler e HP Lovecraft.
CURIOSIDADE 4: SEGUNDO PERSONAGEM
Apesar de já termos essa mecânica de dois personagens jogáveis em Alan Wake 2, você sabia que originalmente no primeiro jogo nós teríamos dois personagens jogáveis? Seriam Alan e o agente Robert Nightengale, pois originalmente a Remedy estava planejando que Alan Wake 1 tivesse duas perspectivas de enre, sendo uma delas a padrão (no caso a história de Alan) e a outra sendo uma perspectiva de Robert Nightengale, sua campanha mostraria sua busca por Alan, já que o escritor estaria sendo procurado pelo oficial. A Remedy, entretanto, mudou de ideia e decidiu deixar apenas a campanha de Alan no primeiro jogo, e Robert foi mantido no enredo.
CURIOSIDADE 5: MUDANÇAS EM ALAN
Se você acha que Alan sempre foi daquele jeito que conhecemos, saiba que você está errado! Nas primeiras capturas de tela do jogo, como no trailer da E3 de 2005, elas mostravam o personagem Alan Wake vestindo outra roupa e a cidade de Bright Falls como cenário, que na época tinha um layout diferente daquele visto na versão final.
CURIOSIDADE 6: CASAMENTO
Não foi apenas Alan que mudou durante esses anos de desenvolvimento, Alice também sofreu algumas transformações no processo de produção. Inicialmente, ela não era a esposa de Alan, mas sim sua namorada, porém, conforme o jogo evoluiu durante seu desenvolvimento, Alice se tornou esposa do protagonista. e quando essa mudança foi anunciada na E3 2009, os desenvolvedores até chegaram a brincar que havia tempo de sobra para que Alan e Alice se casassem durante o ciclo de cinco anos de desenvolvimento.
Esperamos que vocês tenham gostado de conhecer mais sobre os detalhes e curiosidades deste grande título que é Alan Wake 1! Até o próximo artigo!
E lembre-se… “It’s Not a lake, It’s an Ocean.” (Alan Wake, 2010)
Apaixonado por survival horror, Redator do EvilHazard, sou Editor e Escritor amador.