O jogo de celular Biohazard: The Stories é uma peça obscura da história de Resident Evil, peça essa que possivelmente a maioria dos fãs de RE ocidentais não estavam muito familiarizados até o momento, já que de uma hora para outra uma demo desse jogo conseguiu ser recuperada por um grupo de preservacionistas de Feature Phones.
Biohazard: The Stories foi lançado em 2004 exclusivamente no Japão para dispositivos DoCoMo e aparentemente também foi disponibilizado para outros serviços de Feature Phone, como EZWeb da Au e Yahoo! Keitai. O jogo é uma continuação de Resident Evil: The Missions lançado em 2003 e, semelhante ao seu antecessor, usa um motor 3D e gráficos inspirados nos lançamentos originais do PlayStation.
Nesta semana, o usuário RockmanCosmo compartilhou a notícia emocionante no Twitter/X, revelando que eles conseguiram despejar com sucesso a demo de um telefone P9301i com o script “ktdumper” de xyz. No tópico, eles também deram crédito a vários outros indivíduos que os ajudaram no esforço, incluindo Memory Hunter (que fez o jogo rodar em um emulador), XLeonier (que capturou algumas imagens) e usernameak (que os ajudou com a leitura dos arquivos).
Using Xyz's ktdumper script and a debug cable, I dumped the lost demo of BIOHAZARD THE STORIES from a P903i! It has time-limited "situations," while "stories" require an internet connection.
Thanks to @m3M0RyHuN73R for getting it to run on emulator and @XLeonier for the footage. pic.twitter.com/Oih1wlPmk5— RockmanCosmo (@RockmanCosmo) November 29, 2023
A filmagem compartilhada mostra Jill Valentine explorando vários ambientes pré-renderizados retirados da seção Clock Tower de Resident Evil 3: Nemesis, e vem do modo “Situations” de tempo limitado (que pode ser reproduzido offline). Há também um modo “Histórias” incluído na demonstração, mas, infelizmente, parece exigir uma conexão à Internet e comunicação com um servidor para funcionar corretamente.
É muito bem ver como até mesmo os jogos pouco conhecidos de RE também atraem o carinho da fanbase, e para aqueles que desejarem descobrir mais informações sobre o despejo e o esforço contínuo para preservar a história dos Feature Phones japoneses, recomendamos seguir RockmanCosmo no Twitter/X ou ingressar no Kahvibreak Discord.
Quem sabe no futuro possamos ver ainda mais projetos de Resident Evil que ficaram apenas no Japão!?
Fonte: TimeExtension
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!