ANUNCIE AQUI!

Vendas de Alan Wake 2 estão fracas? Talvez não, entenda!

Alan Wake 2, da Remedy Entertainment, recebeu muitos elogios de fãs e críticos quando foi lançado em 27 de outubro, continuando após mais de dez anos a história do escritor titular torturado. A sequência do clássico cult “Alan Wake”, impulsionado por mais de uma década de hype e desenvolvido por uma Remedy com o ímpeto de um “Control” bem recebido por trás dele, provavelmente venderia milhões de cópias na opinião de muitos fãs e jogadores, mas será que foi o que de fato aconteceu? Alguns veículos de imprensa estão destacando que o título angariou “vendas terríveis” durante o mês de novembro, mas será que isto é real?

O IGN (via PushSquare) relata que a situação “aparentemente terrível” de vendas de Alan Wake 2 não retrata o quadro completo, citando os últimos números de vendas da indústria através de dados do Circana (anteriormente NPD Group). Call of Duty: Modern Warfare 3, Marvel’s Spider-Man 2 e Hogwarts Legacy conquistaram os três primeiros lugares em novembro, e Alan Wake 2 estava visivelmente ausente do top 20 (o jogo teria vendido “apenas” 850 mil cópias no período).

Agora, há algumas coisas a serem observadas. Os dados da Circana não contabilizam dados digitais, a menos que a editora decida fornecê-los (e a Epic Games não o faz). A Remedy optou por um lançamento apenas digital para Alan Wake 2, o que significa que o jogo não possui mídias físicas à venda em mercados de rua tradicionais. O analista da Circana, Mat Piscatella, confirmou ao IGN que Alan Wake 2 ficou em 115º lugar no PlayStation em termos de MAUs (usuários ativos mensais) em novembro, mas isso ainda não nos dá muito o que continuar.

Piers Harding-Rolls, da Ampere Analysis, oferece algo mais concreto, estimando que Alan Wake 2 conseguiu 850 mil vendas em consoles até o final de novembro. Não esperaríamos que os jogadores de PC representassem tantos, já que, como jogo exclusivo da Epic Store, os usuários do Steam odeiam inicializar lançadores concorrentes. Ainda assim, em estimativa, se somarmos os usuários de PC que compraram Alan Wake 2, seu número de vendas de novembro poderia facilmente ultrapassar a casa de um milhão de unidades vendidas, um número satisfatório se levarmos em conta o “nicho” a qual Alan Wake 2 pertence (survival horror).

Control, a nova IP da Remedy, conseguiu movimentar 2 milhões de unidades em seu primeiro ano, desenvolvido com um orçamento modesto de apenas US$ 30 milhões. O orçamento de Alan Wake 2 é estimado em mais que o dobro, incluindo marketing, tornando o jogo o produto cultural mais caro da Finlândia.

Em um ano incrivelmente repleto de grandes lançamentos, desde janeiro até dezembro, onde títulos dos mais variados estilos e gêneros disputaram a atenção dos jogadores ao redor do mundo, considerando ainda o hiato de dez anos que Alan Wake sofreu até ganhar sua sequência, e não nos esquecendo do sucesso do jogo entre público, crítica e em grandes premiações e listas (como a lista da TIME e o The Game Awards), concluímos facilmente que Alan Wake 2 goza de sucesso indiscutível, e ultrapassar a casa do milhão de cópias no primeiro mês após seu lançamento, dispondo apenas de mídias digitais, é um grande feito.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us