Não é novidade para ninguém que a série de jogos Silent Hill é uma das maiores franquias do gênero survival horror, mas você sabia que existe uma cidade no mundo real que se parece muito com a cidade-estrela da franquia de terror da Konami?
A cidade de Centralia está situada no distrito de Columbia, no estado da Pennsylvania, Estados Unidos, e ela possui uma trágica história: no ano de 1868, três membros de uma organização assassinaram o fundador desta cidade, Alexander W. Rae, sendo condenados ao enforcamento público, que por sua vez ocorreu na cidade de Bloomsburg anos depois. Além deste assassinato, muitos casos de assassinatos e incêndios criminosos eram registrados na pequena cidade na época.
Um desses incêndios acabou resultando em uma das maiores tragédias da cidade: o grande incêndio de 1908. Não se sabe ao certo a causa do incêndio, se foi resultado de um acidente ou de uma ação criminosa, mas sabe-se que ele destruiu muitas casas e armazéns, e que só pôde ser apagado graças ao esforço de toda a população que ajudou de todas as formas a acabar com o fogo. Felizmente, não foram registradas mortes nessa tragédia. O incêndio de 1908, entretanto, era pouco perto do que ainda estava por vir para aquela cidade, a verdadeira ruína que se abateu na cidade e existe até hoje.
No ano de 1962, a cidade foi engolida por um “inferno” de chamas inesgotáveis. Extensas pesquisas foram realizadas para apontar a causa exata do terrível evento que ocorreu neste ano. No dia 27 de maio de 1962, a prefeitura da cidade contratou os serviços de cinco bombeiros voluntários para limparem um aterro perto do cemitério de Odd Fellows, como preparação para a comemoração do Memorial Day, um dia comemorado em muitas cidades americanas em honra às pessoas e soldados americanos mortos em guerras e combates. Os bombeiros até atearam fogo nos entulhos espalhados pelo aterro para fazer a limpeza, como normalmente o trabalho é realizado. Entretanto, o fogo não foi devidamente apagado, e por uma rachadura no solo, as chamas se alastraram para dentro da terra, atingindo as famosas minas de carvão de Centralia. O fogo começou a queimar o carvão e se alastrou em velocidade incrível por todo o subsolo, criando um incêndio que não poderia jamais ser apagado.
Uma tentativa de evitar que o fogo se espalhasse foi feita pelos bombeiros, que construíram algumas barreiras subterrâneas com argila, que consegue reter calor, mas foi uma tentativa vã, visto que eles não deram conta de selar o lugar com a rapidez necessária, e precisaram abandonar o local com os esforços incompletos para escaparem com vida.
Deste dia em diante, e nos anos seguintes, a cidade começou a sofrer cada vez mais graças aos efeitos do incêndio subterrâneo. Rachaduras gigantescas se abriam por todos os lados, o solo começou a afundar em diversos pontos, a vegetação começou a adoecer e morrer rapidamente, casas e edifícios desabaram por conta do fogo, a temperatura do subsolo aumentou a um nível considerado de risco total (visto que, além das minas de carvão, a cidade possuía tanques de combustível subterrâneos em postos de gasolina e indústrias), gás venenoso era expelido por rachaduras do solo, bueiros ou qualquer outro espaço por onde pudesse se esvair, e buracos enormes se abriam num piscar de olhos. A cidade, desde então, caiu no esquecimento, com pouquíssimos prédios públicos ainda de pé e uma ínfima população residente no local.
Toda esta terrível realidade de Centralia serviu de inspiração para a equipe responsável pelo filme “Terror em Silent Hill” conceber a cidade de Silent Hill do longa. Já o criador do primeiro jogo, Masahiro Ito, se manifestou em 2019 através da sua conta no Twitter/X dizendo que “não existe uma cidade que tenha inspirado o design de Silent Hill nos jogos”.
Apaixonado por survival horror, Redator do EvilHazard, sou Editor e Escritor amador.