Nas vésperas de completar um ano de seu lançamento original, as vendas totais do remake de Resident Evil 4 ultrapassaram sete milhões de unidades em todo o mundo, anunciou a Capcom (via Gematsu). Com este número, a franquia ultrapassa a marca total de 154 milhões de unidades vendidas, se consolidando como a principal série de jogos da Capcom.
Resident Evil 4 Remake foi lançado para PlayStation 5, Xbox Series, PlayStation 4 e PC via Steam em 24 de março de 2023, seguido do lançamento no Mac, iPhone 15 Pro e iPad em 20 de dezembro de 2023. O jogo já havia vendido 6,48 milhões de unidades até 31 de dezembro de 2023.
Abaixo, confira a sinopse completa dos resultados financeiros consolidados da Capcom para os nove meses do ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024, anunciando a conquista de vendas:
A franquia Resident Evil apresenta jogos de terror de sobrevivência nos quais os jogadores utilizam uma variedade de armas e outros itens para escapar de situações aterrorizantes. As vendas acumuladas dos jogos da série agora ultrapassam 154 milhões de unidades* desde que o primeiro título estreou em 1996. Agora, mais de 28 anos depois, o apoio contínuo da base de fãs apaixonados em todo o mundo faz dela a principal série de jogos da Capcom.
Resident Evil 4 é um remake do título original de 2005. O jogo foi elogiado tanto pelos fãs da série quanto pelos novatos por oferecer uma nova experiência de jogo que recria cuidadosamente o apelo do original, com vendas mundiais ultrapassando agora os sete milhões de unidades. A Capcom apoiou o crescimento constante das vendas do título com o lançamento do conteúdo adicional para download de Separate Ways, bem como com o conteúdo para download gratuito do modo Resident Evil 4 VR para PlayStation VR2 no ano passado; além disso, a Capcom também lançou Resident Evil 4 Gold Edition em 9 de fevereiro, que inclui o jogo principal, o conteúdo para download de Separate Ways e o conjunto Extra Pack de conteúdo para download ricamente variado. Além disso, Resident Evil 4 recebeu ampla aclamação da crítica tanto da mídia quanto dos jogadores, ganhando um Prêmio de Excelência no Japan Game Awards do ano passado, além de vários outros prêmios e indicações em todo o mundo.
A Capcom continua firmemente comprometida em satisfazer as expectativas de todas as partes interessadas, aproveitando as suas capacidades de desenvolvimento de jogos líderes da indústria, a fim de criar experiências de jogo altamente divertidas.
*até 31 de dezembro de 2023
Um novo documentário (via Gamesradar) mostrou a realidade brutal do trabalho de garantia de qualidade da Capcom em Resident Evil 4 Remake, um mês antes de seu lançamento.
A emissora de TV NHK World Japan produziu uma série de documentários chamada “100 Cameras”, onde, como o título sugere, 100 câmeras são posicionadas para contar a história que se desenrola diante delas. No último lançamento da série, chamado “Game Developer”, o estúdio da Capcom em Osaka, no Japão, é o foco das câmeras, enquanto é explorado o último mês que antecede o lançamento de Resident Evil 4 Remake.
Simplificando, o remake da Capcom não está em bom estado, à época das filmagens. Podemos ver o diretor Yasuhiro Anpo encontrando uma série de bugs em sua jogada de Resident Evil 4 Remake por exemplo, incluindo a tela congelando em vários pontos, o protagonista Leon caindo no mapa e outros bugs visuais ocorrendo, como as mãos de Leon e Luis não se conectando corretamente em uma cena.
A certa altura, um colega desenvolvedor revela que descobriu cerca de 70 bugs em apenas um dia de teste. “Nesse ritmo, não faremos a liberação”, exclama Anpo, ou seja, o jogo corria o risco de ser adiado e não ser lançado em 24 de março de 2023, conforme havia se estipulado. Outros desenvolvedores descobrem uma série de outros bugs, incluindo uma poça piscando inexplicavelmente e itens desaparecendo. Um desenvolvedor apenas finge que não existe um bug e o marca como corrigido.
Tudo isto leva a um confronto brutal com o departamento de garantia de qualidade da Capcom. O líder do controle de qualidade, Ito, se pergunta em voz alta por que as “correções são tão desleixadas” e postula que “se eles vão fazer isso, deveriam fazer certo”. Ito tem então uma reunião com o diretor Anpo, onde sublinha que está “muito preocupado” com o estado do jogo, e acrescenta que “nunca viu bugs como este”.
No entanto, o desenvolvimento não foi concluído adicionando novos elementos a Resident Evil 4 Remake, mesmo um mês antes do lançamento. Novos aspectos como telas de menu e iluminação ainda estavam sendo adicionados ao remake da Capcom, o que por sua vez levou a mais bugs para o departamento de controle de qualidade e Ito resolverem. Ito, como você provavelmente pode imaginar neste momento, não está muito satisfeito.
Entra Yoshiaki Hirabayashi, também conhecido como o “produtor de demônios” em Resident Evil 4 Remake. Hirabayashi não está satisfeito com aspectos de Resident Evil 4 Remake como a iluminação em certas cenas, pedindo à equipe de desenvolvimento para aumentar ou diminuir o brilho nos cenários. Isso só torna ainda mais trabalho para a equipe de controle de qualidade, porque essas cenas precisam ser depuradas novamente. Apesar de todos esses problemas, Resident Evil 4 Remake de alguma forma foi entregue no prazo e concluído dentro do previsto.
O documentário da NHK World Japan é uma visão surpreendentemente franca do estado do desenvolvimento de jogos no Japão, especialmente entre a equipe de controle de qualidade – você não esperaria ver desenvolvedores japoneses discutindo abertamente e discordando uns dos outros, mas ainda assim é uma espiada bastante refrescante por trás do cortina de desenvolvimento de jogos!
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.