Após uma semana da mais nova feira de games da América Latina, a gamescom latam, nós do EvilHazard podemos comentar melhor como foi a nossa expiriência nesse evento. De começo já podemos dizer que, mesmo sendo a sua primeira edição, o evento carrega um dos grandes nomes da industria que é ser uma gamescom, portanto já era de se esperar que seria um grande evento de jogos, mas algo que nos pegou de surpresa foi presenciarmos um evento de jogos com um pequeno “tempero brasileiro” por assim dizer.
A Equipe EvilHazard faz questão de agradecer publicamente neste artigo à gamescom latam por nos ceder as Credenciais de Imprensa, estas que foram essenciais para a nossa cobertura do evento. Obrigado gamescom latam por acreditar em nosso trabalho!
Com a sua primeira edição acontecendo nesse ano de 2024, a gamescom latam, desde o seu inicio no dia 26 de junho, se mostrou ser um evento muito forte; nesse primeiro dia, além de já estar aberta ao público que adquiriu o ingresso passaporte e para a imprensa, o evento contou com uma espécie de showcase de jogos, assim como é feito nas feiras de jogos lá fora, intitulado “gamescom latam countdown”. A apresentação contou a participação Tiago Leifert, que por aqui foi a nossa versão do Geoff Keighley, e durante esse showcase pudemos ver muitos jogos que estavam presentes na feira e que poderiam ser testados por lá mesmo, dentre eles muitos jogos brasileiros que receberam o destaque que tanto merecem, jogos esses que marcaram presença forte nos stands, algo que já era de se esperar, já que antes de se tornar gamescom latam, o evento era conhecido como BIG Festival, e como BIG, o evento era conhecido por exibir os mais variados títulos indies e de menor orçamento.
Como dito anteriormente, esse foi um evento de jogos e como um bom evento de jogos nada mais justo que comentar sobre eles: a gamescom latam mostrou algo que muitos jogadores esperam de eventos assim, que são milhares de estações para jogar, estações essas que iam desde PC Gamer até estações com consoles PlayStation 5 e Xbox Series e parando nos Arcades, ou seja, tinha opções para todos os gostos e idades. Porém, mesmo concordando que nossos títulos brasileiros merecem um grande destaque, é notável a falta que empresas como a Sony e a Microsoft fazem em eventos assim, mas ainda tivemos a ilustre presença da Nintendo e da Ubisoft que já são “figurinhas carimbadas” em eventos como a Brasil Game Show, além de outras empresas como a Bandai Namco, e vê-las aqui mostra o comprometimento que ambas tem com o público brasileiro.
Já citamos que o evento é de jogos, mas, mais do que isso, a gamescom latam foi um evento para a indústria no geral, contando com palestras de nomes que estão inseridos nesse mercado como Chance Glasco (Good Dog Studios), Pawel Sasko (CD PROJEKT RED), Mike Foster (Sony) e Tim Morten (Frost Giant), além de outras personalidades que estão ligadas a esse meio como jornalistas e dubladores; todas essas personalidades que estiveram presentes revelaram mais detalhes sobre como é a industria de sua área de atuação para aqueles que desejavam seguir carreira ou até mesmo estavam curiosos para ver como funciona, foi uma verdadeira aula sobre o mercado de jogos atual.
Assim como temos o concurso de cosplays na Brasil Game Show, aqui na gamescom latam tivemos o concuso gamescom latam BIG Festival que premiava os melhores jogos indies do evento nas categorias: Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Multiplayer, Melhor Narrativa, Melhor XR/VR e Melhor Gameplay, além das principais categorias, que são Melhor Jogo Casual, Melhor Jogo, Melhor Jogo: América Latina e Melhor Jogo: Brasil. Além disso também tivemos a parceria entre Abragames e Brazil Games para a realização da primeira edição do Pitch@gamescom latam, uma competição de pitch de games que tem como objetivo apresentar jogos de estúdios latino-americanos para investidores e publishers.
Um ponto muito importante de ressaltar é que, mesmo sem um concurso de cosplays ou algo do tipo, a gamescom latam contou com um número impressionante de cosplays no evento; não temos números oficiais, porém era notável que a cada esquina podíamos encontrar cosplays dos mais variados personagens, cosplays esses que vão desde aqueles que foram contratados pelos estandes (como foi o caso da Bandai Namco que levou cosplays de personagens de Elden Ring) até dos próprios visitantes do evento, e vale ressaltar que um dos integrantes da equipe do EvilHazard estava presente com seu cosplay de Barry Burton.
Por fim, vale mencionar que antes mesmo do inicio da primeira edição do evento, a administração de gamescom latam já anunciou a data e o local da sua segunda edição, que acontecerá dos dias 30 de abril a 4 de maio de 2025 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o que mostra que mesmo antes de iniciar a primeira edição, o evento já havia superado todas as expectativas, e não é por menos, já que mesmo estando em um espaço maior, o evento estava bem lotado.
No geral, essa primeira edição surpreendeu muitos visitantes que foram sem muitas expectativas; a nossa equipe que estava presente se surpreendeu com tudo que essa primeira edição entregou! Obviamente as comparações com a Brasil Game Show existiram entre conversas dos visitantes e até mesmo da imprensa, a feira trouxe aquilo que os jogadores mais esperam ver em uma feira de games, que são os games para jogar. Pode até parecer bobo citar isso, mas uma grande variedade de jogos para testar atrai a atenção dos jogadores, mesmo que a maioria dos jogos sejam indies.
Com isso podemos dizer que a gamescom latam foi uma experiência incrível num todo, algo que não viamos a um bom tempo aqui no Brasil, com uma variedade de palestras dos desenvolvedores da indústria de jogos dando dicas e falando como foram os desafios do desenvolvimento de um determinado jogo, diversos cosplays pelo evento, e o mais importante: jogos dos mais variados gêneros e ideias para atrair a curiosidade do público. A gamescom latam veio pra ficar, e isso é bom pra todo mundo que ama videogames!
A Equipe EvilHazard faz questão de agradecer publicamente neste artigo à gamescom latam por nos ceder as Credenciais de Imprensa, estas que foram essenciais para a nossa cobertura do evento. Obrigado gamescom latam por acreditar em nosso trabalho!
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!