A franquia Alien nunca esteve esquecida, desde o estouro de sucesso do primeiro filme, mais de 30 anos atrás. Recentemente, o filme “Alien: Romulus” resgatou toda a glória da série nos cinemas, agradando público, crítica, fazendo bonito nas bilheterias, e provocando um “efeito cascata”: a continuação do filme já está sendo discutida, “Alien” está programado para chegar às telas da TV em uma série inédita, e no âmbito dos videogames também são esperadas novidades.
MAIS:
No tocante aos games da franquia, dos muitos jogos que ela possui, Alien: Isolation pode ser considerado um dos maiores e melhores, sem sombra de dúvida. Com uma jogabilidade emocionante e uma IA bem desenvolvida que trabalha incansavelmente para derrubar os jogadores, é fácil ver por que ele é considerado um dos games de terror mais assustadores de todos os tempos.
Como é tão respeitado, o jogo está ganhando uma sequência, sem outros detalhes ainda confirmados. Ainda assim, é uma notícia emocionante para os fãs, e pode ser que a continuação de Alien: Isolation não precise fazer nada muito novo para atingir os mesmos patamares de sucesso do seu antecessor.
Alistair Hope, diretor criativo do popular Alien: Isolation, anunciou durante o 10º aniversário do jogo que a Creative Assembly está oficialmente trabalhando na tão esperada sequência. A notícia levou a várias especulações, como a data de lançamento, mudanças na jogabilidade e o tipo de dificuldade que terá. Embora nada esteja definido, a sequência provavelmente reutilizará a mesma fórmula do primeiro jogo, e talvez seja para melhor. De qualquer forma, a desenvolvedora Creative Assembly não precisa fazer muito para que Alien: Isolation 2 seja outro grande sucesso com os fãs e não fãs da franquia e isso se deve à demanda por uma sequência na última década.
Com a sequência de Alien: Isolation em desenvolvimento inicial, levará algum tempo até que sua data oficial de lançamento seja anunciada. Até que esse dia chegue, a Creative Assembly pode considerar quais novas mecânicas e recursos o próximo jogo terá, mas pode ser melhor, além de continuar o que já deu certo no primeiro jogo, adicionar à fórmula já bem-sucedida o seguinte:
– Manter o mesmo design de IA do jogo anterior e melhorando-o para fazer o Xenomorfo reagir ainda mais apropriadamente às situações, garantindo uma jogabilidade mais difícil, mas mais envolvente;
– Manter menos variedade de inimigos, mas tendo mais opções interativas com eles, como poder se comunicar com humanos para ter uma chance de impedir temporariamente a hostilidade ou uma pequena janela para pressionar um botão para evitar a morte instantânea de um Facehugger;
– Forçar os jogadores a entrar em outra grande estação espacial mais uma vez, mas uma com mais lugares para eles se esconderem e o Xenomorfo para se locomover, criando cenários mais intensos e emocionantes.
Um novo jogo da franquia Alien com mudanças tão pequenas, mas importantes, pode ser tudo o que é preciso para chegar ao que os fãs adoraram no primeiro, já que essa adoração é provavelmente o que resultou no anúncio de uma sequência tantos anos depois. Dito isso, seguir uma nova direção pode funcionar a favor da sequência de Alien: Isolation, em vez de pegar o que fez seu antecessor funcionar e apenas torná-lo melhor.
Há muitas coisas que os jogadores poderiam ter em sua lista de desejos para a sequência de Alien: Isolation e uma delas é um tempo de execução do jogo. O tempo para terminar o jogo anterior era em média de 18 horas em uma jogada casual e em torno de 34 horas para aqueles que decidiram completá-lo 100%. Embora possa não parecer muito em relação a outros gêneros, essa duração em Alien: Isolation se provou ideal, uma vez que o jogo nos mantém em tensão o tempo todo (embora essas durações de jogo possam ser entendidas como prejudiciais para alguns jogadores).
Em Alien: Isolation, é assustador ser agarrado e morto por um Xenomorfo nas primeiras vezes, e mesmo quando isso acontecer com muita frequência no decorrer do jogo. Algumas pessoas podem ver isso mais como um incômodo do que um obstáculo perigoso, mas o fato é que Alien: ISolation consegue com maestria manter o cilma de suspense/terror do início ao fim do game, e se esta atmosfera/duração permanecer no segundo título, a chance de sucesso deste é ainda maior.
Alien: Isolation pode ser considerado um dos melhores jogos de terror atmosférico baseados na franquia Alien , e a notícia de que ele receberia uma sequência demorou muito para chegar. Não há necessidade de mudar coisas que já funcionam, então esperamos que a Creative Assembly perceba isso e decida melhorar o que fez seu primeiro jogo funcionar em vez de reinventar a roda para um efeito possivelmente prejudicial.
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.