O designer Shinji Mikami é mundialmente reconhecido como o principal criador da saga Resident Evil e o pai do gênero survival horror no cenário dos jogos eletrônicos. Após fazer um excelente trabalho na direção do Resident Evil 4 clássico, Mikami deixou seu cargo na empresa Capcom no ano de 2006 e disse adeus à franquia de forma definitiva. Recentemente, no entanto, ele deu sua opinião sobre a versão remake do jogo!
MAIS:
Monster Hunter eliminou as chances de haver um novo Dino Crisis, segundo Shinji Mikami
Shinji Mikami volta a afirmar que dará uma pausa na criação de jogos do gênero “survival horror”
Em recente entrevista ao site IGN, nomeada como “O que faz um bom remake?”, o criador de Resident Evil comentou à respeito da nova onda de reimaginações iniciada pela desenvolvedora Capcom. Na ocasião, Mikami não somente mencionou o trabalho da empresa como um bom exemplo que honra aos clássicos como também pareceu aprovar o trabalho feito no remake de Resident Evil 4, em específico: “Achei que foi muito bem feito“.
Confira os principais detalhes sobre a entrevista logo abaixo!
A entrevista concedida ao site IGN faz parte do material promocional para Shadows of the Damned: Hella Remastered, e tinha como principal objetivo discutir as principais estratégias que são bem-vindas em remasterizações. No entanto, ao longo da conversa, Shinji Mikami demostrou pouco interesse pelo tema, passando a falar sobre remakes: “Acho que a compreensão abrangente e fundamental do que fez o original funcionar em primeiro lugar é provavelmente o ponto mais importante de um bom remake”, disse ele.
De forma espontânea, o diretor mencionou o trabalho feito pela Capcom como um bom exemplo de remake que honra o material do jogo original: “Há alguns exemplos disso em certas séries que a Capcom lançou“, disse Mikami. Em seguida, passou a falar mais especificamente sobre Resident Evil 4 Remake, alegando que jogou o título e gostou do que foi feito, elogiando o bom trabalho da equipe de desenvolvimento.
“Achei que foi muito bem feito. […] Outra coisa que eu achei muito bem feita foi a maneira como eles pegaram o cenário incompleto que eu escrevi em duas semanas e o desenvolveram e deram corpo a ele. […] Eles mostraram que realmente entendiam os personagens e suas interações. Mostraram um bom entendimento da espinha dorsal de cada personagem. E eles pegaram não apenas o cenário em si, mas até mesmo o diálogo, e melhoraram tudo isso, o que foi muito bom.”
Durante o bate-papo, Mikami comentou que ficou particularmente impressionado com a forma que o remake lida com os detalhes sutis no combate, que foram muito bem ajustados e equilibrados. Segundo ele, detalhes como o tempo de mirar e atirar foram muito bem traduzidos em relação ao feito no jogo clássico, de forma a manter a pressão e tensão crescentes: “Achei que eles demonstraram uma compreensão muito boa desse elemento”, disse ele.
Por fim, Shinji Mikami mencionou um título em específico que gostaria de revisitar, no futuro. Embora não esteja interessado em outras remasterizações no momento, o diretor revelou que ficaria feliz em refazer ou produzir uma sequência para o clássico jogo Killer7, lançado em 2005 para o console PlayStation 2: “Pessoalmente, estou mais interessado em refazer Killer7 do que em remasterizar Shadows of the Damned. […] Se eu tivesse que escolher, preferiria fazer uma sequência de Killer7 ou algo assim.”
O jogo Killer7 foi lançado em um momento próximo ao Resident Evil 4 no passado e também pertence à empresa Capcom. Com uma história escrita por Shinji Mikami e Goichi Suda (o diretor de Lollipop Chainsaw), este thriller apresenta as façanhas de um assassino com sete personalidades distintas, que dão nome ao jogo. Mas e você, gostaria que esse jogo retornasse para a nova geração? Nos diga nos comentários abaixo!
Fonte: IGN.
Maria lorinha de games, Redatora do EvilHazard, apaixonada por Survival Horror, designer, ilustradora e escritora amadora.