O jogo de ação e survival horror Dark Sector foi lançado em 2008 e é marcado pelas suas semelhanças com os títulos da franquia Resident Evil, sendo uma excelente opção para os fãs do gênero e, especialmente, de Residente Evil 4 — já que Dark Sector conta com uma história e jogabilidade muito semelhantes aos deste aclamado jogo da Capcom, lançado em 2005.
Confira abaixo mais detalhes sobre Dark Sector e as semelhanças entre as duas franquias logo abaixo!
HISTÓRIA:
A história de Dark Sector acompanha a jornada do protagonista Hayden Tenno, um agente secreto das forças especiais americanas enviado em uma perigosa missão na cidade fictícia de Lasria, localizada na Europa Oriental (mais especificamente na Rússia). Esta cidade à beira da ruína guarda segredos obscuros sobre a época da Guerra Fria e experimentos com armas biológicas.
Durante a missão Hayden está no encalço de Mezner, o grande responsável pela propagação do vírus Technocyte na região. Ele enfrenta soldados e até helicópteros, aproximando-se cada vez mais de seus objetivo. No entanto, antes que pudesse fazer isso, o agente se depara com Nemesis, um monstro de 2 metros de altura feito de metal que inicia uma perseguição.
Durante o conflito com Nemesis, Hayden até mesmo tenta derrotar a criatura com um Lança-Foguetes, mas acaba pulando de um penhasco e ficando inconsciente. Ao acordar, o protagonista é mais uma vez atacado por Nemesis, que esfaqueia seu ombro direito e o infecta com o vírus Technocyte, na tentativa de matá-lo. No entanto, o corpo e Hayden reage bem à infecção, e seu braço ferido acaba por adquirir uma força sobre-humana e a capacidade de se transformar.
A partir disso, a história tem início de fato. Com os poderes contidos em seu braço infectado, o agente especial segue mais forte do que nunca para encontrar os responsáveis por todo aquele caos e finalmente cumprir sua missão.
JOGABILIDADE:
Dark Sector é um jogo de tiro em terceira pessoa com sobrevivência e suspense, com fortes inspirações em outros jogos do mesmo gênero. O braço infectado de Hayden traz novas mecânicas e possibilidades de gameplay, proporcionando execuções inusitadas de inimigos e muito gore visual. A sua campanha principal é totalmente single-player e voltada para a ação, com opções de jogo também no multiplayer. Infelizmente, o game não conta com opções de áudio ou legendas em português, sendo totalmente em inglês.
SEMELHANÇAS:
Tanto a história quanto a ambientação de Dark Sector possuem diversas semelhanças com o clássico jogo Resident Evil 4, lançado para o PlayStation 2 em 2005. Os cenários acompanham a mesma temática e arquitetura europeia, remetendo muitas vezes ao trecho com as instalações da ilha de RE4. Além disso, inimigos e situações também compartilham muitas semelhanças com diversos jogos da Capcom.
A movimentação e motivações do personagem principal também compartilham diversas semelhanças: assim como Leon, Hayden é um agente especial das forças americanas que vai até a Europa com o objetivo de localizar uma pessoa. Assim como Leon, ele é infectado durante a missão e não somente resiste, mas usa a infecção à seu favor. A transformação, aparência e poderes do braço infectado de Hayden também se assemelham muito ao observado no ex-soldado e antagonista Jack Krauser, em diversos momentos de Resident Evil 4.
O clássico inimigo perseguidor que marca presença em todos os jogos da franquia Resident Evil também aparece aqui, chamando-se Nemesis assim como o principal inimigo de RE3. Em momentos pontuais da campanha, também é possível observar que o inimigo final Mezner possui a capacidade de controlar pessoas infectadas com o vírus que propagou, de forma inegavelmente semelhante ao que ocorre com Osmund Saddler em Resident Evil 4. A clássica arma Lança-Foguetes também marca presença em diversos momentos nas duas franquias.
Ainda assim, Dark Sector se mostra um jogo muito original e uma agradável surpresa aos fãs do gênero. Com sua estética voltada para tecnologia e temática relacionada à Guerra Fria, este game oferece uma experiência nostálgica e, ainda assim imprevisível e única.
Fonte: Steam.
Maria lorinha de games, Redatora do EvilHazard, apaixonada por Survival Horror, designer, ilustradora e escritora amadora.