É um fato notório que Nosferatu vem sendo bastante aclamado nos cinemas, não só como um excelente filme de terror por si só, como também um remake competente e uma boa adaptação do livro Drácula, de Bram Stoker. Naturalmente, por ter sido lançado em 1922 como uma adaptação não autorizada, os produtores do filme original precisaram alterar os nomes e até cortar alguns personagens do longa, contudo, é possível perceber diversas similaridades dos personagens com suas contrapartes literárias, semelhanças estas que foram muito aprofundadas no remake atual.
MAIS:
EvilFiles | Remake de Nosferatu é o novo grande clássico do cinema gótico! (Análise sem spoilers)
ATENÇÃO: o artigo à seguir contém spoilers de Nosferatu!
Pensando nisso, o presente texto tem como propósito elencar os personagens do filme Nosferatu e citar quais são suas versões correspondentes no livro Drácula de Bram Stoker. Para auxiliar a compreensão do artigo, os personagens de Drácula serão ilustrados usando as imagens de suas versões no filme “Drácula” de 1992, a mais conhecida adaptação recente do clássico gótico, tendo sido dirigida por Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão).
Antes de adentrarmos no tema deste artigo, é importante citarmos aqui o significado da palavra “Nosferatu”: a palavra “Nosferatu” tem origem no termo romeno “nosferat”, que se refere a um ser sobrenatural, frequentemente associado a vampiros ou criaturas que se alimentam de sangue. Ela ganhou grande notoriedade devido ao famoso filme de terror mudo de 1922, “Nosferatu: A Symphony of Horror”, dirigido por F.W. Murnau, no qual o personagem principal, o vampiro Conde Orlok, é descrito como uma figura monstruosa e temida. Embora o termo “nosferatu” seja frequentemente usado para descrever vampiros ou entidades similares em várias obras de ficção, o seu significado exato nas línguas originais não é totalmente claro, e a palavra tem sido, ao longo do tempo, associada principalmente ao imaginário cultural de monstros e seres sobrenaturais.
Thomas Hutter/Johnathan Harker
O protagonista de Nosferatu é Thomas Hutter (Nicholas Hoult), um jovem corretor de imóveis que aceita a tarefa de visitar o misterioso Conde Orlok, um elusivo nobre que vive em um castelo na Transilvânia. Ao chegar no local, Hutter é confrontado por diversas superstições dos locais que mostram grande medo do Conde. A situação piora quando Hutter encontra-se com Orlok e descobre que ele de fato é um vampiro, agora tornando-se refém do temível conde e de sua obsessão pela esposa do corretor, Ellen. A história de Hutter é uma adaptação direta da história de Johnathan Harker com quase nenhuma alteração digna de nota.
Professor Albin Eberhart Von Franz/Abraham Van Helsing
O excêntrico e pouco ortodoxo Professor Von Franz (Willem Dafoe) é o responsável por auxiliar os protagonistas com seus conhecimentos esotéricos para derrotar o Conde Orlok. Ele é uma adaptação do Professor Abraham Van Helsing, o renomado acadêmico e especialista no oculto que se junta aos heróis no livro para perseguir o Conde Drácula e ajudar a destruir seus caixões com terra amaldiçoada. Uma curiosidade é que o nome do Professor Von Franz é uma homenagem a Albin Grau, produtor do Nosferatu original.
Ellen Hutter/Mina Murray
A principal vítima da perseguição do vampiro Nosferatu, Ellen Hutter (Lily-Rose Depp) é a esposa do corretor Thomas Hutter; no remake, o Conde desenvolve uma obsessão por ela após um momento de vulnerabilidade em sua adolescência em que ela clamou por ajuda de um anjo e se tornou vulnerável ao mal do vampiro. Ellen tem um papel muito mais desenvolvido nesse filme do que no original e certamente se difere de outras adaptações de sua contraparte literária. Mina Murray (posteriormente Harker) no livro se torna alvo do conde após ele se alimentar do sangue de sua amiga Lucy Westenra e transformá-la em vampira. Mina é uma competente datilógrafa, e possui grande coragem e inteligência. A principal diferença entre Ellen e Mina se dá nas conclusões de suas histórias: Ellen se sacrifica para conseguir causar a morte do Vampiro Nosferatu e Mina consegue ser salva pelos heróis do livro que matam o Conde Drácula.
Dr. Wilhelm Sievers/ Dr. John Seward
O Doutor Sievers (Ralph Ineson) é um dos principais heróis da trama de Nosferatu e antigo aprendiz do Professor Von Franz; ele mantém uma postura muito mais ortodoxa em relação ao método científico do que seu velho mentor, contudo, ele acaba por acreditar nas histórias do Vampiro Nosferatu e se empenha para ajudar a destruir o Conde Orlok. No livro, John Seward também é um acadêmico que não tem grandes crenças no sobrenatural e tenta ajudar Lucy de acordo com seus conhecimentos em ciência, contudo, ao ser constatada a presença de um vampiro pelo Professor Van Helsing, ele mantém-se empenhado em ajudar os personagens principais no enfrentamento ao Conde Drácula.
Anna Harding/Lucy Westenra
A melhor amiga de Ellen Hutter e esposa de Friedrich, Anna Harding (Emma Corrin) é uma das vítimas do Conde Orlok no filme, sendo atacada e posteriormente morta. Ela não está presente no filme original, porém, nesse é bem possível perceber que sua adição foi uma forma de expandir o papel desse filme como uma adaptação de Drácula, uma vez que ela é um paralelo com Lucy Westenra. No livro, Lucy é uma mulher incrivelmente bonita que se envolve com Arthur Holmwood, porém acaba morrendo devido aos ataques do Conde Drácula e se transformando numa Vampira que vaga à noite sugando sangue de crianças.
Friedrich Harding/Arthur Holmwood (Lorde Godalming)
Um rico e renomado oficial da marinha alemã, Friedrich Harding (Aaron Taylor-Jonhson) é melhor amigo de Thomas Hutter e marido de Anna Harding; ele mantém uma postura cética com relação à presença de um vampiro e acaba morrendo pouco depois de sua esposa. No livro, Arthur Holmwood tem um papel muito maior, sendo também um rico herdeiro que assume posteriormente o título de Lorde Godalming. Ele mantém uma postura cética sobre vampiros até ver o que Lucy virou após sua morte como humana. Ele ficou inteiramente devastado após a morte da companheira, porém tornou-se um aliado fiel que ajudou na luta contra o Conde até o fim.
Senhor Knock/Renfield
O lacaio e servo fanático do Conde Orlok é o Senhor Knock (Simon McBurney) o dono de uma imobiliária e patrão de Thomas Hutter; ele ficou insano ao ser visitado pelo Conde Orlok e se tornou imediatamente seu servo, virando um feiticeiro ocultista com obsessão em consumir a vida de seres pequenos ao devorá-los. Ele é uma versão alternativa de Renfield, personagem do livro que tinha a profissão de advogado e corretor. Ele acabou se tornando insano ao virar um servo do Conde Drácula e devorava insetos para imitar o desejo de seu mestre de consumir a vida.
Conde Orlok/Conde Drácula
Por último e não menos importante, o grande antagonista de Nosferatu é o aterrorizante Conde Orlok, um antigo nobre e feiticeiro da Transilvânia que vendeu sua alma ao diabo e se tornou um vampiro que consome sangue humano para sobreviver. Ele tem uma vasta gama de poderes como controlar animais, se misturar às sombras, manipular humanos e forças ocultas, além de controlar a peste negra e ter um prazer especial em espalhar esse mal entre os homens. Sua versão no livro é o famoso Conde Drácula, que é o próprio Vlad Tepes III, um sanguinário senhor da guerra que lutou contra os Otomanos e se transformou num vampiro que serve ao diabo. Apesar de ser mais humano e manter uma fachada mais hospitaleira e intelectual que Orlok, Drácula é igualmente perverso, obcecado e perigoso.
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil