O muito aguardado documentário sobre o cancelado filme de Resident Evil do lendário George A. Romero finalmente está entre nós. O EvilHazard já assistiu e está aqui para comentar um pouco sobre.
O documentário fala não só sobre o filme cancelado, mas também sobre o próprio George A. Romero e sobre a franquia Resident Evil, com o maior foco sendo, óbvio, o filme cancelado e não só como Romero se envolveu com o projeto (e como foi afastado) mas principalmente sobre como seria esse filme. E seria bom!
Contextualizando: em 1998, a produtora Constantin Film já pretendia levar a franquia de jogos da Capcom até as telas de cinema e, para isso, recrutaram a mente brilhante de Romero para liderar o projeto. Essa seria a combinação perfeita, o sonho de qualquer fã da saga que, no entanto, nunca se tornou realidade. Por motivos não esclarecidos, esse primeiro filme de Resident Evil — que seria dirigido pelo gênio consagrado em filmes de zumbis — nunca aconteceu, e o seu conteúdo permanecia como um mistério para o público.. até agora, afinal, o documentário dirigido por Brandon Salisbury já foi disponibilizado digitalmente (inicialmente na América do Norte), revelando todos os detalhes por trás do maior projeto ‘não feito’ pelo falecido diretor de cinema.
Este “filme não lançado de Resident Evil de George Romero” traria diferenças em relação ao jogo? Óbvio, impossível não ter. Chris e Barry teriam etnias trocadas inclusive. Chris seria nativo americano (acreditem se quiserem) e sequer seria um S.T.A.R.S., mas o roteiro era tão bom que nós aceitaríamos. O roteiro respeitava e homenageava o jogo, ou seja, seria um evento para nós fãs, mas foi descartado porque Romero era bastante fã de sangue e gore.
Além disso tudo, o documentário também conta um pouco da história de Romero, enaltecendo como Resident Evil não existiria se Romero não tivesse trazido os zumbis como conhecemos, evidenciando como Romero se importava e queria fazer um grande filme de Resident Evil ao seu estilo.
Para os que não o conhecem, George Andrew Romero nasceu em Nova Iorque em 4 de fevereiro de 1940 e faleceu em Toronto em 16 de julho de 2017; ele foi um consagrado diretor e realizador de filmes de zumbis (considerados um gênero próprio pelos fãs nos Estados Unidos), com títulos como A Noite dos Mortos Vivos, Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos no seu currículo de escritor/realizador.
No documentário, temos relatos de fãs, pessoas próximas a Romero e pessoas envolvidas com a franquia Resident Evil, todos dando relatos muito bons, relembrando Romero e o quanto gostavam da franquia Resident Evil e dos filmes do diretor. Vale falar também que o documentário tem uma direção e condução que te mantém preso do começo ao fim, desde que você goste do assunto obviamente. Documentários são um tipo de filme que só funcionam se você realmente gosta do assunto.
Este Redator amou e achou muito inteligente que o documentário começa contando a história de Romero e depois a história de Resident Evil e sua crianção antes de começar a tratar do filme cancelado. O documentário inclusive nos conta uma versão inicial do primeiro jogo de Resident Evil que nunca vimos, onde Barry viraria um monstro parecido com o Hunter e o próprio Wesker viraria o Tyrant.
O documentário busca reunir o máximo de informações possíveis sobre esse projeto quase que secreto: “O documentário ‘Resident Evil de George A. Romero‘ oferece uma experiência imersiva e estilizada, entrelaçando filmagens de arquivo, documentos recém-descobertos e entrevistas inéditas com personalidades importantes. Inspirando-se em documentários como Duna de Jodorowsky , Salisbury cria uma narrativa envolvente que revisita as pessoas e a visão criativa por trás dessa adaptação não produzida.” informou o site Bloody Disgusting.
“A Uncork’d tem a honra de trazer Resident Evil de George A. Romero para os fãs que há muito aguardam a história não contada por trás deste projeto lendário e não feito […] Este documentário presta homenagem à visão incrível de Romero e ao poder da narrativa que transcende o que poderia ter sido.” disse Keith Leopard, presidente da Uncork’d Entertainment.
Em depoimento, o diretor do documentário ressaltou a influência de Romero sobre a saga de jogos, e garantiu uma experiência recheada de survival horror: “George Romero deu origem ao horror moderno, ao zumbi moderno e, finalmente, a Resident Evil. […] Estou honrado em trazer aos fãs a história não contada de seu projeto não realizado mais importante, para celebrar o legado do homem que me inspirou a seguir a carreira de cineasta. Espero que os fãs curtam essa experiência definitiva em survival horror.”
Em nossa conclusão, podemos dizer que a produção reúne todas as características de um excelente documentário, super recomendado para quem é fã não só de Resident Evil, mas de George A. Romero e do tema zumbi em geral!
Nascido em 1996 em Bauru (SP). Redator e Editor de Vídeos do EvilHazard. Escritor publicado. Diretor e roteirista de cinema.