Mais um ano vai chegando ao fim. Se estivéssemos em um game, essa semana seria mais ou menos como aquele último baú, naquela sala cheia de munição e itens de cura, que a gente sabe que precede o último boss. 2017 foi um ótimo ano para os fãs de games de terror, seja pela quantidade ou pela qualidade dos produtos lançados: Indies, AAA, sequências, REboots, experiências Single e Multiplayer, enfim… Deu bom pra quem curte passar um medinho na frente da TV.
Então use sua máquina de escrever, combine umas ervas, recarregue suas armas e acompanhe a lista dos 10 Melhores Games de Terror de 2017 que a equipe do EvilHazard preparou para você. Note que organizamos os games de acordo com sua data de lançamento. Fizemos isso para evitar uma classificação direta entre eles, já que ao nosso entendimento, as experiências podem ser diferentes de uma pessoa para outra; e o que importa no final, é que todos têm seus próprios méritos e ajudaram o gênero a crescer e evoluir no decorrer do ano.
RESIDENT EVIL 7: biohazard
Data de lançamento: 24 de janeiro
Plataformas: PS4, Xbox One, Windows
Parte sequência, parte Reboot, é inegável que RE7 trouxe novos ares para a franquia mais famosa do gênero. Seja pela perspectiva em primeira pessoa, sua ambienteção, os personagens ou a história, esse foi, de longe, o lançamento mais polêmico do ano entre os fãs de survival. Enquanto alguns fãs acreditam que este seja o caminho certo para o futuro da franquia, outros afirmam que o game poderia ter qualquer outro nome por não ter (quase) nenhuma referência de peso a outros episódios da saga. Porém, é clara a qualidade do produto final entregue pela CAPCOM, que começou o ano com chave de ouro para os admiradores do bom e velho “terror de sobrevivência”.
OUTLAST 2
Data de lançamento: 25 de abril
Plataformas: PS4, Xbox One, Windows. (Versão para Nintendo Switch anunciada)
Em abril foi a vez da produtora Red Barrels nos trazer a sequência de seu aclamado Outlast. Assim como no game anterior, temos uma perspectiva em primeira pessoa, ambientes claustrofóbicos e uma ambientação aterrorizante, repleta de momentos tensos e sustos. Apesar de muito elogiado em suas reviews, Outlast 2 recebeu alguns puxões de orelha por se manter muito próximo às mecânicas estabelecidas por seu antecessor. Mas isso também significa que se você gostou do original, certamente irá se divertir (e se perturbar, sem dúvida) com a continuação.
LITTLE NIGHTMARES
Data de Lançamento: 28 de abril
Plataformas: PS4, Xbox One, Windows
Uma menina faminta de nove anos chamada Six está presa na “A Bocarra”– um navio misterioso que serve os caprichos de criaturas doentes e poderosas. Depois acordar nas profundidades mais baixas de “Bocarra”, Six decide escapar de seu confinamento, e cabe ao jogador auxiliar a pequena garota nessa empreitada, enquanto foge e se esconde da perigosa (e asquerosa) tripulação do navio. Muito elogiado por sua atmosfera, gráficos, som e enredo, Little Nightmares tem suas falhas, mas não deixa de merecer seu lugar em nossa lista como um dos principais lançamentos do ano; ainda mais por se tratar de um produto desenvolvido por um estúdio pequeno e um orçamento bem modesto (para os padrões atuais da indústria).
PREY
Data de Lançamento: 5 de maio
Plataformas: PS4, Xbox One, Windows
Em Prey o jogador assume o papel de Morgan Yu, um (ou uma, já que o game oferece opções de protagonistas de ambos os sexos) tripulante de uma estação espacial infestada de aliens hostis, em uma realidade alternativa onde certos acontecimentos alteraram a história que conhecemos. Apesar de alguns reviews negativos (sim IGN, estamos olhando pra você) especialmente devido a alguns bugs na versão PC, esse game de FPS desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela Bethesda recebeu excelentes críticas por sua atmosfera e combate, assim como ótimas vendas. Pra quem é fã de games de terror em primeira pessoa com um pouco mais de ação, vale a pena conferir.
Friday the 13th: The Game
Data de lançamento: 26 de maio
Plataformas: PS4, Xbox One, Windows
Após o projeto inciado em 2015 – que antes seria sobre a franquia Halloween – ter sido financiado na Kickstarter, no primeiro semestre do ano pudemos finalmente reviver a tensão dos filmes Sexta-Feira 13. Neste multiplayer de terror, podemos jogar tanto como um dos sete monitores do acampamento Crystal Lake, quanto com Jason Voorhees, e alternamos entre nos esconder, procurar itens defensivos e, no caso de Jason, matar os adversários das mais variadas formas.
PERCEPTION
Data de Lançamento: 30 de maio
Plataformas: PS4, Xbox One, Windows
Se eu te dissesse que parte do time responsável por Bioshock, Bioshock Infinite e o primeiro Dead Space estava desenvolvendo um game de terror para a atual geração, o que você iria imaginar? Se sua resposta for “uma experiência em primeira pessoa, em que o jogador controla uma mulher com deficiência visual, devendo se utilizar de ecolocalização, com os sons de seus passos, gotas d’água ou do vento lhe ajudando a perceber o ambiente a sua volta enquanto explora uma mansão mal assombrada, fugindo de um ser sobrenatural”, você acertou.
Dead by Daylight
Data de lançamento: 20 de junho
Plataformas: PS4, Xbox One, Windows
Lançado um ano antes para PCs, o jogo teve sua versão para os consoles atuais em junho desse ano. Assim como em Sexta-Feira 13, podemos jogar com um assassino ou um sobrevivente nesse multiplayer. No time de Sobreviventes, podemos escolher entre 8 personagens e formamos um time de 4 pessoas, com visão em terceira pessoa. Já no time dos Assassinos, jogamos sozinho e escolhemos 1 entre 10 personagens, que incluem Michael Myers (da saga Halloween), Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica) e Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo). Além de diferenciar na jogabilidade, o assassino tem visão em primeira pessoa.
HELLBLADE: SENUA’S SACRIFICE
Data de Lançamento: 8 de agosto
Plataformas: PS4, Windows
Talvez não tão “Survival de raiz” como outros games desta lista, Hellblade ainda assim traz um tipo diferente (e perturbador) de horror. Com gráficos, sons e direção de arte incríveis, e abordando com maestria o tema de doenças mentais, a jornada de Senua pelo inferno tem conquistado jogadores, críticos e colecionado prêmios e indicações por onde passa. Considerado por sua desenvolvedora Ninja Theory (a mesma de Heavenly Sword, Enslaved e o polêmico DMC: Devil May Cry) como um Indie AAA, atualmente o jogo está disponível digitalmente por um preço bem atrativo, tornando-se uma ótima opção pra quem busca uma experiência original e de ótima qualidade no gênero.
Observer
Data de lançamento: 15 de agosto
Plataformas: PS4, Xbox One, Windows, Linux, MacOS
Com um estilo cyberpunk, nesse jogo assumimos o controle do detetive Daniel Lazarski. Em 2084, após uma praga digital matar milhares de pessoas, cabe ao protagonista hackear as memórias e medos de seus alvos. A ambientação mistura visuais tecnológicos e surreais, e a visão em primeira pessoa nos faz lembrar o projeto Silent Hills. É um jogo que foi muito elogiado pelos sites especializados, com a proposta mais diferente da lista, e com certeza um dos mais assustadores.
The Evil Within 2
Data de lançamento: 13 de outubro
Plataformas: PS4, Xbox One, Windows
Anunciado na E3 de 2017, apenas 4 meses antes do seu lançamento, The Evil Within 2 traz de volta o terror psicológico em terceira pessoa do primeiro jogo, mas dessa vez, expandindo muito o escopo. Agora, controlamos um Sebastian mais humanizado, em um mundo maior e mais uma vez nos vemos presos no STEM, agora em busca de obter respostas sobre a filha e a esposa do protagonista. Esse jogo ganhou mais identidade própria, e foi o que estabeleceu a base para uma franquia.
E você, o que achou de nossa lista? Concorda? Discorda? Esquecemos de mencionar algum game que você achou incrível? Elogiamos demais alguma porcaria? Nos diga o que achou nos comentários abaixo!
Nos vemos em 2018!