ANUNCIE AQUI!

EvilFiles – Galerians

Desenvolvido pela Polygon Magic, publicado pela ASCII Entertainment e lançado em agosto de 1999 no Japão, Galerians é um game de Survival Horror, que bebe da mesma fonte que vários outros jogos da época. Sim, dentre eles, Resident Evil. Desconhecido de grande parte dos jogadores, Galerians nos traz uma satisfatória atmosfera survival horror que merece ser apreciada, ao menos uma vez na vida!

Plataforma inaugural e ano de lançamento: PlayStation 1, ano 1999
Desenvolvedora: Polygon Magic
Publicadora: ASCII Entertainment

Gênero: Survival Horror
Número de jogadores: 1

Quem acompanha os jogos do gênero há algum tempo (e tem mais de 30 anos), vai se lembrar bem que o final do anos 90 e inicio dos anos 2000 foi marcado por uma explosão comercial de games inspirados na obra da Capcom, o que popularizou de vez o termo Survival Horror, e foi responsável por games de vários temas e níveis de qualidade.

Mas todos precisavam de algo que os tornassem únicos, algum fator que os diferenciassem da série Resident Evil e assim, evitar serem rotulados como um “clone”, “cópia”, ou até mesmo evitar um processo de plágio por parte da Capcom. Nesse sentido, temos games que conseguiram com sucesso dar o seu próprio toque ao gênero e se tornaram grandes sucessos de crítica e público, como Silent Hill, Dino Crisis e Fatal Frame, para citar alguns.

Porém, outros jogos, mesmo trazendo algo novo e interessante para a modalidade, acabaram não chamando tanta atenção do grande público e apesar de obterem certo sucesso de crítica, acabaram não obtendo o mesmo sucesso no quesito comercial (“floparam” nas vendas) e acabaram sendo esquecidos por grande parte dos jogadores público.

E é nesse cenário que temos o game em destaque hoje no EvilFiles. Galerians é um game que segue bem de perto algumas inspirações dos clássicos do Survival. Os gráficos se baseiam em personagens poligonais em tempo real sobre cenários estáticos em 2D com camera fixa, controles estilo “tanque”, e uma história cheia de mistérios sobre a origem do personagem e muitos momentos de tensão.

O que destaca o game de outras obras da época são sua história e mecânica peculiares. O jogador assume o papel de Rion, um garoto de 16 anos que acorda sem memória em uma espécie de hospital ou laboratório, e precisa encontrar uma maneira de escapar de seus captores e recuperar suas memórias. Sua única “arma” são seus poderes psíquicos (ou paranormais), como as habilidades de mover objetos com a mente (arremessar os inimigos), incinerar os adversários e outras que são desbloqueadas no decorrer da história. Devido aos experimentos realizados em seu corpo neste laboratório, Rion acaba se tornando dependente das drogas que foram utilizadas nos procedimentos. Portanto, para “recarregar” ou melhorar seus poderes, o jogador deve coletar ampolas e seringas espalhadas pelo cenário. Essa mecânica de combate diferenciado, sem o uso de armas de fogo, foi um dos principais aspectos que tornaram Galerians algo diferente para a época.

Ou seja: adolescentes que matam com violência e fazem uso de drogas em um videogame. Vocês conseguem imaginar o tamanho da polêmica e dos textões nas redes socias caso um game com essa temática fosse produzido nos dias de hoje?

Outro aspecto de sucesso no projeto foi o uso de cenas em CG em momentos importantes da história; prática que já era muito usada para esses fins, devido às restrições gráficas da época. Mas Galerians surpreendeu pela qualidade e quantidade de cenas em CG, o que ocasionou no game ser dividido em 3 discos, algo incomum atualmente, mas que acontecia com frequência principalmente na época do PS1.

Galerians recebeu boas críticas da imprensa especializada. A influente revista japonesa Famitsu atribuiu ao game um 30/40; o site IGN classificou como “BOM”, enaltecendo sua apresentação e atmosfera; no GameSpot, a média dos usuários é de 7,8, considerado “Subestimado, mas um excelente jogo”. Uma sequência, chamada Galerians Ash, foi lançada para o PS2 em 2002. Apesar da boa recepção da crítica, a série não decolou nas vendas, e não possui novas versões, apesar de sua qualidade ser muito apreciada por seus fãs saudosistas. Infelizmente, nenhum dos games está disponível para plataformas atuais, então caso alguém tenha interesse em reviver ou descobrir essa joia rara do gênero, deve recorrer à emulação, ou garimpar lojas e fóruns especializados em busca de uma cópia do game para o PlayStation original.

E você caro comrade, o que achou da premissa de Galerians? Jogou o game original? Seria a favor de um remake/remaster para as plataformas atuais? Use seus poderes psíquicos nos comentários!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us