Na noite desta terça-feira (12), a Sony promoveu um evento dentro da E3 2018, como faz todos os anos, para receber o time de desenvolvedores de alguns jogos anunciados durante a feira que experimentam a gameplay do jogo, ao vivo e sem cortes, adicionando comentários, detalhes e curiosidades. Uma das equipes recebidas foi a de Resident Evil 2 Remake.
O time da Capcom jogou RE2 Remake por aproximadamente 11 minutos, ao vivo. Confira o gameplay abaixo:
Abaixo, você confere todos os detalhes da gameplay jogada pela equipe de RE2 Remake no palco da Sony PlayStation, bem como todas as informações acerca dos comentários dos desenvolvedores, durante a exibição.
1- A demo jogada ao vivo na apresentação da Sony PlayStation nos mostra os momentos iniciais do jogo, quando Leon acaba de chegar ao R.P.D., antes de se encontrar com Marvin Branagh. Algumas ações de explorações já são mostradas e também logo temos uma nostalgia com dois elementos do original: a máquina de escrever, onde usávamos o Ink Ribbon para salvar o jogo e também o baú para armazenar os itens. Foi novamente confirmado que o jogo roda na RE Engine, porém com melhorias em texturas, partículas, sombras, já que os ambientes dessa vez estarão mais sombrios.
Leon acessa um dos computadores e vê através das câmeras um policial da R.P.D. perguntando se David ou Marvin estão vendo ele; o homem avisa que achou uma saída porém precisa de reforços para o corredor ao leste, mas o mesmo é perseguido por um zombie e acaba fugindo. Esta cena é inexistente no jogo original.
2- A equipe de RE2 Remake alertou que algumas coisas no jogo não estariam como no jogo original, afinal de contas, se trata de um novo jogo, e coisas novas e diferentes naturalmente serão inseridas no jogo. Segundo eles, os fãs verão muitas coisas familiares em RE2 Remake, mas também verão muitas novidades.
3- Foi exibido durante a gameplay de RE2 Remake o mapa do primeiro andar da R.P.D. do novo jogo, e foi possível notar diferenças significativas deste mapa pro mapa do jogo original. Compare abaixo o mapa do RE2 original, abaixo do mapa exibido em RE2 Remake:
4- Os desenvolvedores afirmaram que voltaram ao RE2 original várias vezes, analisando o jogo original do início ao fim e muitas vezes, na hora de conceber RE2 Remake. Eles afirmaram que muitos elementos do jogo original foram refeitos de forma perfeita para o novo jogo, porém outros detalhes como a movimentação dos personagens são clássicos, mas atualizados. Eles ainda garantiram que existem no novo jogo elementos não presentes no RE2 original: ao correr pelo cenário, por exemplo, podemos ver que o uso da lanterna será bastante presente no novo jogo, e não existia no game original.
5- A equipe afirmou que optou por trazer em RE2 Remake um Leon mais próximo de sua versão que conhecemos em Resident Evil 4 (no tocante a design), optando pela câmera em cima dos ombros em detrimento da câmera fixa do jogo original. A equipe ressaltou que está fazendo um novo jogo, e não um mero remake do jogo original. Eles defenderam ainda que, com a câmera em cima dos ombros, a precisão para atirar nos zumbis estaria aprimorada.
6- Foi ressaltado pela equipe que RE2 Remake, ao contrário de RE4, não possui o mesmo nível de ação deste, sendo construído mais em um estilo Metroidvania, com diversos elementos do survival horror. A equipe tentou, com isso, manter a sensação do gameplay antigo do RE2 original no novo jogo. Os objetivos agora são mostrados no canto superior esquerdo do vídeo, algo que é novo ao ser comparado com os demais REs.
7- Os zumbis de RE2 Remake serão páreo duro, e será preciso às vezes correr e desviar deles de forma ágil, mais um motivo para terem mantido a câmera nos ombros de Leon, na terceira pessoa. Segundo a equipe de desenvolvimento, um mero zumbi em um corredor já poderá representar um enorme risco para a vida do jogador. Será preciso administrar bem o gasto de munição em RE2 Remake. A Capcom acrescentou uma variedade de aparência de zombies, isso pode ser visto em cada rosto dos zombies, onde cada um apresenta um rosto deformado por causa do T-vírus.
8- Foi confirmado que os zumbis de RE2 Remake são mesmo zumbis, infectados pelo T-virus, e não Ganados, por exemplo.
9- Em um momento do gameplay, Leon escuta um pedido de ajuda vindo do policial que estava presente na câmera, e por um espaço abaixo da porta, Leon tenta puxar o policial que é agarrado por um ou mais zombies e tem sua metade do corpo rasgada ao meio; o policial, antes de morrer, entrega um caderno para Leon, onde é mostrado o rascunho de um local mostrando um caminho e um puzzle, junto com algumas descrições em forma de desenhos. Esta cena inexiste no jogo original.
Como foi construído na RE Engine, RE2 Remake tem muitas semelhanças estéticas com Resident Evil 7 (no menu, por exemplo), inclusive na violência realista e no aspecto “gore”, com desmembramento de corpos e entranhas à mostra. Em outro momento do gameplay, Leon encontra um policial caído com o rosto desfigurado, mostrando que o game não fará questão nenhuma de esconder ou “camuflar” cenas violentas ou desmembramentos de corpos.
10- Como já era esperado, veremos rostos conhecidos em RE2 Remake. Leon e Claire terão cada um sua própria campanha.
11- A perspectiva da câmera nos ombros foi pensada também para ajudar na imersão do jogador ao experimentar o game: no gameplay, Leon, ao ser mordido no ombro por um zumbi, por exemplo, fica bem próximo da tela, com grande realismo de detalhes. Um ataque ou dois dos zumbis já pode custar a vida do personagem. Aqui é mostrado que o sangue no ombro e o sinal de mordida agora ficam marcados em Leon, que provavelmente deverão sumir com o uso de algum item medicinal; os batimentos cardíacos de Leon, que mostra sua vitalidade, aparecem sutilmente no canto inferior esquerdo, mostrando que Leon sofreu dano.
12- A equipe brincou com o fato de, no RE2 original, não ter banheiros na enorme R.P.D., o que gerou piadas entre os fãs ao longo dos anos. Eles deixaram claro que em RE2 Remake há sim banheiros, que poderão ser visitados pelo jogador, inclusive com itens para ser recolhidos no seu interior.
13- Como em todo bom survival horror, em RE2 Remake haverá escassez de recursos, sejam munições, ou itens de cura. A equipe se preocupou bastante em trazer para RE2 Remake a verdadeira experiência survival horror novamente para os fãs da franquia.
14- Foi enaltecida a presença da clássica Combat Knife em RE2 Remake, item sempre presente nos REs clássicos.. mas a equipe advertiu que usar a faca pra matar os zumbis não será sempre a melhor ideia. A Knife ainda poderá ser usada para se livrar de um zumbi que tenha te agarrado, e aparentemente ela se deteriorará, se usada muitas vezes.
15- Foi acrescentado em RE2 Remake mais combates contra os zumbis, e a gameplay mostrou um Leon aparentemente assustado e um bucado despreparado pra lidar com todo aquele apocalipse zumbi; tal insegurança do personagem é herança da experiência de Resident Evil 7, segundo a equipe da Capcom.
16- Em RE2 Remake, foram inseridas novas “passagens”, como caixas de madeira por onde Leon pode subir e chegar a outras áreas, para escapar de ameaças, algo inexistente no jogo original e que ressalta o espírito survival horror impresso em RE2 Remake.
17- A equipe garantiu que RE2 Remake é recomendado para os novos jogadores que ainda não conhecem a franquia Resident Evil, mesmo se tratando do segundo jogo da franquia.
18- O gameplay revelou que a Combat Knife que Leon adquire no começo de RE2 Remake é dada pelo policial Marvin Branagh, fato inexistente no jogo original (no game original Marvin entregava um cartão para Leon ter acessos liberados na R.P.D.). Além do uso em combate, a Combat Knife poderá ser usada em RE2 Remake como foi usada em RE7, para abrir caixas, por exemplo.
19- A equipe explicou que alguns cenários icônicos do jogo original podem trazer algumas mudanças significativas, apesar de continuarem familiares aos jogadores fãs do título original. Puzzles também sofrerão algumas alterações. As mudanças foram pensadas justamente para tentar surpreender o jogador que já conhece de cor o jogo original. Elementos de “jump scare” estarão presentes ao game.
20- Claire e Leon irão interagir, independente de qual campanha o jogador estiver jogando, porém não será algo frequente; a ideia em RE2 Remake é mesmo Leon e Claire terem, cada um, suas próprias campanhas, separadas.
21- Por último, é bastante provável que a demo jogada pela equipe de RE2 Remake no palco da Sony na E3 2018 seja disponibilizada em breve para todos os jogadores (aposta nossa!)
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.