Nós já abordamos esse assunto aqui no EvilHazard dias atrás, mas talvez não com o devido destaque, daí a existência desta artigo especial. Durante uma excelente entrevista ao site VG247, os produtores de Resident Evil 2 Remake, Yoshiaki Hiraayashi e Tsuyoshi Kanda lançaram luz a diversos detalhes sobre o tão aguardado jogo, e entre eles, dois elementos merecem toda nossa atenção: a dificuldade e a trilha sonora do novo jogo.
Durante anos a fio, os fãs de Resident Evil aguardavam ansiosos pelo retorno da dificuldade oriunda do estilo survival horror aos jogos da série; Resident Evil 7 teve, parcialmente, este mérito, mas os fãs ainda pediam mais, e a Capcom parece tê-los ouvido, com Resident Evil 2 Remake. Aliás, a Capcom não só ouviu os fãs da velha guarda, como também preparou terreno aos novatos na franquia, nesta nova produção.
Ao VG247, quando perguntado sobre a dificuldade presente no jogo, Hirabayashi confirmou que o jogo fará uso da mesma “dificuldade adaptada” conhecida em Resident Evil 4, porém, com novos ajustes. As palavras dele foram as seguintes, sobre este tema:
“Em termos da dificuldade [de RE2 Remake], ela é ajustada baseada na performance do jogador. Eu gostaria do fato de o jogador, se está indo bem no jogo, experimentar dificuldades cada vez maiores (risos), mas soubemos dosar isso de forma que não importe o quão bem você está se saindo no jogo, sempre haverá aquela sensação de perigo e tensão ao longo do gameplay. Nós ainda implementamos coisas que auxiliem o jogador caso ele opte por utilizá-las: se o jogador pensar, por exemplo ‘hey, eu queria jogar de forma mais tranquila’, então o jogo também terá estas opções selecionáveis”
Através da fala de Hirabayashi, podemos concluir que o “Auto Save” (algo implementado na franquia desde RE5) pode ser um exemplo de “opção selecionável”, o que é bom! Ainda no tocante à dificuldade em RE2 Remake, Kanda reiterou que os Ink Ribbons retornarão, e serão limitados na dificuldade Hard (algo semelhante ao que vimos com as “tapes” de RE7), ou seja, o fator “dificuldade” foi algo pensado com muito afinco pelos produtores do novo jogo (podemos sonhar talvez com a dificuldade “Nightmare” de RE2 em sua versão pro Dreamcast?).
Falamos agora sobre o segundo elemento que destacamos no título deste artigo especial: a trilha sonora. O design de som e a trilha sonora também foram assunto na declaração de Hirabayashi e Kanda ao VG247, e nós sabemos que o Resident Evil 2 original talvez seja o jogo da franquia que possui as mais icônicas trilhas sonoras da série, e dentre elas citamos a trilha do Hall da R.P.D., a música da Save Room, a trilha que ouvimos do lado de fora da R.P.D., dentre várias outras. Por ser uma soundtrack tão amada, causou certa preocupação assistirmos ao primeiro trailer do jogo, durante a E3 2018, e não reconhecermos ali quase nenhuma música marcante do jogo original; foi um certo alívio sabermos posteriormente que a soundtrack original do jogo de 1998 estará inclusa na versão Deluxe do título, mas era necessário termos uma certeza sobre a direção de som que o jogo tomaria.
Hirabayashi e Kanda, então, tranquilizaram a todos, na entrevista ao VG 247. Perguntados sobre como a trilha sonora de RE2 Remake impactaria o jogo, após termos games da franquia com soundtracks frenéticas e voltadas à ação (como em RE5 ou RE6), Kanda revelou que Shusaku Uchiyama, compositor do RE2 original, estava trabalhando no Remake, e sua experiência com a franquia é notável: ele já trabalhou nas soundtracks de Resident Evil Remake, Resident Evil 4, Resident Evil Darkside Chronicles, e ainda na animação Resident Evil Damnation. As palavras de Kanda foram as seguintes:
“Em termos de como nós cuidamos do áudio e da música neste novo jogo, eu penso que um elemento muito importante em uma franquia como esta é ter a certeza de que os jogadores terão a melhor imersão possível. Com Resident Evil 7, tentamos oferecer a melhor imersão e tensão possível, e como RE7 tem uma perspectiva em primeira pessoa, prestamos mais atenção nos tipos de som que o jogador iria ouvir ao seu redor ao jogar, áudios audíveis no mundo real por exemplo, perceptíveis no ambiente.. e com um pouco de música também de vez em quando. Fizemos isso na tentativa de criar um ambiente de tensão, e se havia um momento onde nós não queríamos que o jogador soubesse o que estaria diante dele, nós silenciávamos o áudio, pensando sempre na tensão.
Como Resident Evil 2 Remake tem um ângulo de câmera diferente [de RE7], nõa não trouxemos pra ele as mesmas técnicas [de RE7]; o que estamos fazendo agora é tentando manter o foco do jogador no combate com os zumbis. Estamos fazendo o máximo que está ao nosso alcance para garantir que o design de áudio [em RE2 Remake] aumente a tensão e a imersão do jogador ao ambiente do jogo assim como nos esforçamos em RE7 e assim como evidenciamos no RE2 original; uma coisa, aliás, que quero evidenciar aqui é que o compositor que está trabalhando neste novo jogo é o compositor original de RE2 de 1998, [Shiusaku] Uchiyama, ou seja, mesmo 20 anos depois, teremos em RE2 Remake muito do design de áudio que já experimentamos em RE2 original”
As declarações dos produtores de RE2 Remake são incríveis e nos enchem de expectativa, especialmente se considerarmos a soundtrack fenomenal criada para Resident Evil Remake, que não só resgatou as trilhas do jogo original de 1996, como as potencializou e as rearranjou para nos oferecer uma ambientação ainda mais assustadora e envolvente. Outro fato que causa ânimo é a dificuldade adaptada resgatada de Resident Evil 4, que permitirá ao jogador nunca se ver “em lugar comum” durante seu jogo, mas o contrário: a cada avanço no jogo, maior será o desafio, maior será a atenção e a apreensão ao jogar, fato inexistente no RE2 original.
A dificuldade adaptada e a trilha sonora de Resident Evil 2 Remake não só podem enriquecer a experiência do jogo, como ainda podem torná-lo um dos melhores trabalhos de toda a história da Capcom dentro da fraquia Resident Evil!
Adaptado do Rely On Horror
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.