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A inteligência artificial substituirá os dubladores nos jogos? Diretor de Resident Evil Village fala sobre o assunto

Não é de hoje que a discussão sobre a Inteligência Artificial substituir dubladores tanto em jogos quanto em filmes tem sido pauta entre profissionais da área de dublagem e entre outras áreas relacionadas, e agora mais uma figura importante na indústria de jogos falou sobre esta controvérsia.

O diretor de captura de desempenho responsável por jogos como Resident Evil Village e pelos pacotes de DLC de The Witcher 3 declarou que dada a incerteza atual na indústria de jogos nada é garantido, porém ele acredita que a IA não substituirá os atores “tão cedo”.

A indústria de videogames está passando por um momento particularmente desafiador. Embora as demissões não sejam nenhuma novidade, grandes empresas como a Blizzard realizaram cortes massivos ao longo dos anos; os trabalhadores agora enfrentam novas ameaças representadas pela inteligência artificial. Uma grande preocupação é como a IA pode assumir os empregos dos dubladores, já que a tecnologia é capaz de replicar as vozes de artistas famosos ou até mesmo criar outras inteiramente novas. Essas preocupações levaram os atores a fazer greve, exigindo proteções contra tecnologias que poderiam usar sua semelhança e vozes de maneiras que eles consideram injustas.

O diretor de captura de desempenho por trás dos pacotes de DLC de The Witcher 3 e por trás de Resident Evil Village, Steve Kniebihly, refletiu sobre o estado atual da indústria em uma entrevista à Entertainment Weekly. Ele observou que a incerteza na indústria tornou as coisas difíceis até mesmo para grandes empresas: “Demissões, cortes de orçamento e incerteza deixaram claro que nada é garantido, mesmo para estúdios de sucesso”, disse ele. Com apenas três meses em 2025, vários estúdios já anunciaram demissões, continuando uma tendência que persiste há anos.

Kniebihly afirmou que não acredita que IA substituirá dubladores tão cedo. O diretor de mocap argumenta que IA não pode replicar a “química intangível” entre diretores e atores. Ele acredita firmemente que essa troca de confiança é o elemento-chave que leva ambas as partes a trazer o melhor uma da outra, algo que ele não vê a IA sendo capaz de fornecer.

Com essa rápida evolução e entrada da IA na indústria de jogos, é compreensível a preocupação dos atores, uma vez que temos visto projetos já utilizando IA em seus lugares, mas ainda assim a posição de Kniebihly parece razoável, visto que esses casos de IA substituindo atores são ainda isolados. Além disso, o negociador-chefe Duncan Crabtree-Ireland revelou recentemente que os produtores de videogames querem que os atores concordem em permitir que suas performances de voz anteriores sejam usadas no treinamento de IA, incluindo performances fora de seus contratos, enquanto outros buscam replicar as vozes de atores em greve; obviamente essas propostas foram rejeitadas, e a greve SAG-AFTRA continua.

Fonte: Gamerant

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