Poucos personagens de videogame tiveram tanto impacto em tão pouco tempo quanto Lady Dimitrescu, de Resident Evil Village, a vampira alta favorita da internet. Embora sua aparência marcante seja uma grande parte de seu apelo, também é de se admirar a atuação da atriz Maggie Robertson. Ela traz a personagem aterrorizante e problemática à vida de forma brilhante. Por conta disso, o site PC Gamer entrevistou a atriz que trouxe uma bagagem de informações que vão desde a sua própria carreira à como foi a experiência de fazer Lady Dimitrescu.
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PC Gamer: Você sempre quis ser atriz?
Maggie Robertson: Comecei como cantora. Eu estava na música primeiro. Eu fiz algum treinamento clássico para canto e todos os coros de escolas, estaduais e distritais. Depois fui a diretora musical do meu grupo colegial a cappella, o que foi super divertido. Na verdade, eu não gostava de atuar enquanto crescia. Eu não gosto de drama. Eu pensei que era assustador e intimidante e não queria tomar parte nisso. Eu realmente não gostei de estar no centro das atenções também. Gostava de cantar em corais e grupos maiores, onde pudesse me misturar e fazer parte de um coletivo. Então, ironia de todas as ironias, agora sou uma atriz e consegui esse grande papel que me colocou sob os holofotes em todos os sentidos!
É uma história de atuação realmente estereotipada. Uma amiga queria fazer um teste para a peça da escola, mas não queria fazer o teste sozinha. Então ela me pediu para fazer isso com ela como um favor, e eu disse, “Ugh! Tudo bem, farei isso por você, mas não quero estar nesta peça.” Então eu sou escalada e ela não. Womp womp! Mas eu realmente devo muito a ela, porque se não fosse por ela eu nunca teria me apaixonado pelo teatro, e nunca teria encontrado o senso de comunidade e amor que encontrei lá.
Depois disso, fiz todas as coisas de teatro do colégio e me formei em teatro pelo Muhlenberg College. Eles têm um ótimo programa de bacharelado em teatro. Eu não queria fazer um programa estilo conservatório, porque tinha muitos interesses diferentes. O teatro era uma delas, mas eu não queria me limitar. Como ator, é importante que você seja inteligente e saiba muitas coisas diferentes, porque você tira da vida para ser um artista. Eu precisava ser capaz de pensar criticamente e ter interesses além dessa forma de arte específica.
Onde você fez seu treinamento clássico?
Voltei para casa na área de DC e fiz alguns teatros regionais, mas também trabalhei em alguns empregos normais de pessoas ao longo do caminho. Então eu estava meio dentro e meio fora de atuar por um tempo. Mas então decidi que precisava agitar as coisas. Não estava me deixando feliz. Eu me inscrevi para a pós-graduação e fiz meu mestrado em interpretação clássica na LAMDA (London Academy of Music & Dramatic Art) na Inglaterra. Aquilo foi um sonho total que se tornou realidade. Adorei meu treinamento lá. Os professores são incríveis. Isso realmente me impulsionou como artista. Eu cresci muito. E muito do treinamento que fiz no LAMDA foi o que usei para me preparar para o papel de Lady Dimitrescu.
Como foi seu início de carreira como atriz?
Há uma verdadeira cultura de agito na atuação. Você sente que está sempre atrás e sempre tem que ser produtivo e seguir em frente. Você está sempre se sentindo insatisfeito com onde está. Você quer estar mais longe e está sempre se julgando por ainda não ter realizado o seu sonho. Eu estava me chateando por estar no meio do caminho dentro e fora da atuação, mas realmente, se eu não tivesse feito todo esse trabalho, eu nunca estaria pronta para entrar nessa oportunidade com Resident Evil.
Quando você estava chegando ao mundo do teatro, alguém já lhe disse que os videogames podem ser uma carreira válida?
Claro que não! Eu nem acho que estava prestando muita atenção aos videogames até me mudar para Los Angeles. Essa é uma das grandes coisas sobre LA: a indústria é tão grande aqui, você tem acesso a muitas oportunidades. Existem muito mais maneiras de ser um ator do que em qualquer outro lugar. E minha exposição à atuação tinha sido principalmente apenas no teatro, então eu não tinha ideia sobre trabalho de narração ou videogame. Eles não estavam em meu radar até que eu me mudei para cá.
Como foi passar da atuação no teatro clássico para algo tão diferente como um videogame?
Está fora disso, mas acho que atrai muitas coisas semelhantes. Shakespeare, ele é tão exaltado e está trabalhando nesses mundos realmente exaltados, onde as apostas são tão altas e a linguagem tão luxuosa. E os reinos da ficção científica e da fantasia operam em um espaço semelhante. Você tem essas circunstâncias de vida e morte. Lady D parece muito shakespeariana para mim, com seu uso da linguagem. Os escritores se divertiram muito com a maneira como ela fala. A Capcom fez um ótimo trabalho. Então, para mim, não parecia muito distante e, na verdade, parecia muito familiar instantaneamente.
Como você conseguiu o papel de Lady Dimitrescu?
É maluco. Eu acho que foi sorte eu encontrar essa audição. Não foi sorte eu ter reservado o emprego, porque foi um produto de preparação e trabalho árduo. Mas eu tinha acabado de me mudar para LA e não fui representada. Decidi me submeter a esta audição, o que era bastante incomum para projetos dessa magnitude. E eu meio que enviei por um capricho, como uma reflexão tardia. O trabalho de voz não estava realmente no meu radar, e eu pensei, “Pode ser, por que não?”
Mas não foi até que eu comecei a ler a mesa que eu percebi o que realmente tinha reservado. Eu entrei e havia apenas esta energia no ar. A emoção era realmente palpável. As pessoas cochichavam animadas umas com as outras nos cantos, e ouvi alguém dizer algo como: “Estou tão animada. Não posso acreditar que faço parte dessa franquia. É um sonho que se torna realidade. “
Foi então que comecei a perceber e pensei: “Acho que devo ter reservado algo realmente grande!” Fui para casa e pesquisei furiosamente e descobri em que jogo eu estava, e aquele foi um grande momento. Tive que me recostar na cadeira por um momento e processá-lo.
Esta foi a sua primeira vez fazendo captura de desempenho. Como foi essa experiência vindo do teatro?
Eu acho que minha formação clássica de atuação me deixou especialmente preparada para entrar neste papel. A captura de performance é uma mistura entre estar no palco e estar na câmera. Você está neste volume, neste grande espaço, e tem que confiar em sua imaginação para dotar o mundo e as coisas ao seu redor, e fazê-las parecer fisicamente reais. Você tem que contar uma história muito física e não pode contar com adereços ou fantasias para fazer o trabalho por você. Tem que ser por meio de sua imaginação.
Teatralmente, é muito parecido com o trabalho que fazemos no teatro caixa preta, então me senti muito confortável lá. E essa é a parte divertida. É a raiz do que leva todos a atuar em primeiro lugar. É só brincar. Isso remonta a ser uma criança e usar sua imaginação para criar esses mundos fabulosos. Parece que chega ao cerne do motivo pelo qual eu queria ser atriz em primeiro lugar. Então você tem o lado realmente técnico, que é semelhante a estar diante das câmeras, onde a especificidade é importante e você realmente tem que acertar seus alvos.
Havia algo sobre tudo isso que instantaneamente me tocou. Tudo fazia sentido e parecia certo que eu estava misturando esses dois mundos. Foi totalmente novo e opressor para mim de muitas maneiras. Eu estava tentando ser uma esponja e absorver todas essas novas informações. Mas, ao mesmo tempo, realmente parecia familiar de várias maneiras. Algo realmente clicou nesta produção. Eu me senti como, “Isso é o que eu realmente preciso fazer!”
Que tipo de direção você recebeu no estúdio?
No estúdio de captura de desempenho, eles colaram uma coisa estranha de meio chapéu no meu capacete e, apesar de parecer interessante, foi realmente útil para mim como atriz. Tive uma noção de onde o chapéu de Lady D ficaria, e brinquei com a ideia de ela olhando para as pessoas sob a aba. E o tipo de chapéu com curvas também, então eu incorporei isso em seu movimento físico. Nada acontece em linha reta quando ela se move. Se ela vai olhar para o lado, ela vai fazer o seu caminho até lá. Tudo é muito indireto e cheio de curvas em seus movimentos.
Ela é graciosa e elegante, mas quando ela agarra a mesa e a joga pela sala, você percebe o quão forte ela é …
Eu amo essa dualidade sobre ela! Você está certo, ela é graciosa, ela é elegante, mas por baixo de tudo, acho que ela é muito emocional. Ela é movida por suas emoções, mas geralmente mantém um controle sobre isso. Ela está preocupada com a aparência e apresentação, mas está realmente borbulhando e fervendo por baixo. E quando ela é capaz de liberar, é muito poderosa e agressiva, porque está lá o tempo todo.
E quanto à voz? De onde veio isso?
A voz é basicamente o que eu trouxe para a audição. É uma espécie de meio-Atlântico, onde ela não é americana nem inglesa. Ela pode flutuar um pouco entre os mundos. Algumas das vogais e coisas que digo são um pouco mais inglesas, o que dá a ela essa mesma qualidade arqueada. Parece certo porque ela é muito real e se considera acima de todos os outros, e não apenas literalmente.
Aprendemos um pouco sobre o passado de Lady Dimitrescu, mas não muito. Você criou seu próprio cânone principal ou história de fundo para ajudá-la a interpretá-la?
É uma técnica que muitos atores usam, mas não achei que fosse necessária para mim. Em vez disso, queria ter uma ideia muito clara da minha relação com os outros personagens com quem estava interagindo, ou mesmo com os objetos no espaço. Queria saber o que sinto por eles. Então, eu não precisava saber sobre sua história de fundo, sobre a coisa da doença do sangue. Mas eu realmente precisava saber como me sentia em relação a Heisenberg ou como me sentia em relação à Mãe Miranda, e qual era essa relação. Eu trabalhei para definir esse aspecto do personagem, mas não necessariamente todos os detalhes em letras pequenas que você descobre no jogo. E honestamente, eu não sabia muito sobre essas coisas de qualquer maneira.
Resident Evil Village tem um elenco realmente selvagem e estranho. Como foi trabalhar com aquele grupo?
Atuar é reagir, e é tão divertido quando você tem um elenco completo de pessoas ao seu redor que você pode jogar. Você realmente começa a descobrir coisas novas que não consegue quando está apenas agindo sozinho no vazio. É sempre uma grande alegria e um presente, quando vocês podem estar todos juntos em uma sala. Essa reunião foi uma das primeiras coisas que filmei no volume de captura de performance, então foi ótimo conhecer todos pela primeira vez. Mas, meu Deus, todo o elenco e equipe, todos na Capcom … eles foram tão receptivos e generosos comigo.
Essa é uma das coisas que adoro na comunidade de narração e na comunidade de captura de desempenho. Nunca conheci um grupo de pessoas mais generoso e generoso em minha vida. Não apenas encontrei o que queria fazer, mas encontrei as pessoas com quem quero fazer isso! Todos que conheci são tão legais. É aqui que eu quero estar. Ponto!
Seu primeiro papel em videogames, e é uma das maiores franquias do mundo. Você sentiu alguma pressão?
Que maneira de entrar na indústria! Certamente houve pressão. Eu não sou uma jogadora, mas até mesmo gente como eu sabia o que era Resident Evil. Eu tinha ouvido falar disso, então sabia que seria um grande negócio. Mas eu nunca poderia esperar que fosse tão grande quanto saiu. Isso foi um verdadeiro choque para mim. Havia muitas coisas novas que eu estava absorvendo e processando ao mesmo tempo, então as apostas eram altas. Eu pensei “Espero que você possa subir de nível e conseguir isso.” E espero que sim! Principalmente, eu apenas me divertia. Foi uma explosão absoluta.
Quando Lady Dimitrescu foi revelada pela primeira vez, os fãs quase instantaneamente enlouqueceram por ela. Como é fazer parte disso?
Tão estranho, cara! Especialmente porque eu ainda estava sob o NDA e não podia dizer nada a ninguém. Eu estava apenas espreitando assustadoramente nas sombras da interweb assistindo tudo se desenrolar. Foi muito, muito bizarro. Mas Nicole Tompkins, que interpreta uma das minhas filhas no jogo, foi a primeira pessoa a me enviar uma mensagem de texto dizendo: “A propósito, você está explodindo”. Fiquei muito grata por ter membros do elenco e da equipe técnica para enviar mensagens de texto. Eles eram meus confidentes, e eram as pessoas em quem eu confiava, tipo “Meu Deus, o que está acontecendo?” Foi uma loucura.
Como foi ver o jogo finalizado em ação em comparação com o que você imaginou que seria no estúdio?
Tivemos muita sorte, porque havia alguns monitores no volume de captura de desempenho onde pude ver algumas renderizações ao vivo. Portanto, não foi um choque para mim ver o jogo final. Isso também foi muito útil como ator, porque quando o volume não estava sendo usado, eu era capaz de pisar e se movesse minha mão, eu poderia vê-la na tela coincidir com meus movimentos. Então eu fui capaz de descobrir suas qualidades de movimento antes mesmo de começarmos a filmar e ter uma noção do mundo.
Dito isso, quando você joga o jogo, é muito melhor do que qualquer coisa que eu poderia ter imaginado. Exatamente o nível de detalhe que a Capcom colocou lá. Você realmente teve a sensação de que trabalhar no projeto foi um verdadeiro trabalho de amor. Trabalhei no jogo por cerca de dois anos, mas eles trabalharam nele por anos antes disso. Eles são os verdadeiros especialistas aqui e sabiam as respostas para todas as perguntas que eu poderia fazer. Eles já haviam pensado em tudo e descoberto tudo. É tão inspirador trabalhar com o melhor dos melhores como esse.
Tenho certeza de que não sou o primeiro jornalista a entrar em contato com você. Como é ser repentinamente inundada com pedidos de entrevista?
Minha vida explodiu em um fim de semana. É opressor, mas de muitas maneiras boas. Eu sou muito grata aos fãs e sua resposta ao personagem. É uma honra ter o impacto que fui capaz de ter com o papel. E a Capcom também, é claro. Eles a criaram: eu sou apenas uma pequena peça desse quebra-cabeça gigante. Mas o fato de ela ser capaz de significar tanto e ter um alcance global é algo que nunca vou dar como certo.
Ah, e uma pergunta importante antes de eu ir: ser alto era um requisito para o papel, e você é tão alta quanto Lady Dimitrescu?
Eu não! Droga! Eu acredito que “alta” estava nas especificações para o personagem. Tenho quase 2 metros de altura, o que foi definitivamente útil para eles.
Fonte: PC Gamer
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!