Um grupo de 75 milhões de jogadores que movimenta US$ 1,5 bilhão ao ano, esses números ilustram o tamanho da indústria gamer no Brasil e são fruto de uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Brasil Game Show (BGS). A pesquisa foi realizada durante a 11ª edição da BGS, de 11 a 14 de outubro de 2018, e ouviu 637 visitantes do evento. As informações são do Meio e Mensagem.
O levantamento mostra que, dos gamers brasileiros, 44% jogam diariamente, 93% assistem com frequência a vídeos sobre games na internet, 73% jogam em consoles, 67% em computadores e 56% em tablets e celulares.
Em relação ao perfil dos jogadores, a pesquisa mostra que a média de idade é de 21 anos e a renda familiar de R$ 7.313,60, o que corresponde a 7,7 salários mínimos. Além disso, 55% possuem grau de escolaridade médio. O estudo também mostra que os jogos lideram a lista de itens mais consumidos pelos gamers, com 35%, seguidos por vestuário, 24%, e itens periféricos como mouses, teclados e headsets, 19%.
Nove em cada dez gamers ouvidos afirmaram que pretendem adquirir algum produto gamer nos próximos doze meses. No topo da lista de desejos aparecem: consoles, 26%, cadeiras gamers, 23%, headsets, 22%, teclados e mouses, 21%, smartphones, 21% e placas de vídeo 21%. Do total, 25% dos entrevistados pelo Datafolha ainda disseram usar todas as plataformas para jogar. Em relação ao tempo investido em games, a média semanal é de três horas durante a semana e cinco aos sábados e domingos.
Realizada desde 2009, a Brasil Game Show se consolidou como a maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo, e o EvilHazard esteve na edição de 2018 como Parceiro Oficial. Ao longo de 11 edições, passaram pelo evento mais de 1,8 milhão de visitantes e dezenas de convidados internacionais.
Foram divulgados também os primeiros convidados internacionais da feira neste ano: Charles Martinet (dublador de Mario e Luigi) e ainda Shota Nakama, um dos principais produtores musicais da indústria dos jogos eletrônicos, que retornará à BGS em 2019 com uma grande novidade: desta vez, se apresentará ao vivo com sua banda Video Game Orchestra (VGO) e músicos brasileiros, nos dias 11 e 12 de outubro, no palco da Brasil Game Cup (BGC). E ainda John Romero, um conhecido designer de jogos e programador, responsável pela popularização dos jogos de tiro em primeira pessoa, como Doom, Wolfenstein 3d, Quake e Daikatana, e Hidetaka Miyazaki, presidente da From Software e criador da série Souls.
Morador de Pirangi interior de SP, Redator do EvilHazard, viciado em jogos principalmente de terror, RPG e séries.