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Capcom comemora 1 ano do novo RE2 com comentários inéditos sobre aspectos do jogo!

Há exatamente 1 ano, a Capcom lançava o Remake de um dos maiores jogos da franquia, Resident Evil 2. Uma recriação do clássico de PlayStation 1, com novas surpresas e um dos inimigos mais memoráveis da era PS4, na forma de Mr. X. Mesmo sabendo que remakes estão cada vez mais presentes atualmente, a alegria dos fãs durante o projeto, até mesmo antes de ser anunciado oficialmente, era enorme e mostrava o quanto o game de 1998 ainda é aclamado. Qualquer descrença nas mudanças na jogabilidade sendo feitas pela equipe evaporaram assim que os jogadores deram seus primeiros passos no Departamento de Polícia de RPD, todo remodelado.

Em comemoração ao aniversário de um ano do jogo, os membros da equipe de desenvolvimento (Produtor Yoshiaki Hirabayashi, o Diretor Kazunori Kadoi, o Diretor de arte Satoshi Takamatsu e o Compositor Shusaku Uchiyama) concederam uma entrevista para lembrarem os momentos mais marcantes, desde a ideia original até o lançamento em 2019.

A História da Ideia Original

Produtor Yoshiaki Hirabayashi: “Falamos bastante sobre isso desde que o jogo foi lançado, mas sempre tivemos muitos fãs nos dizendo que queriam um remake de Resident Evil 2. Consideramos várias vezes ao longo dos anos, mas é uma idéia intimidadora, recriar um grande clássico, e nunca acabamos começando.

Finalmente, após alguns anos, o timing estava certo e falamos novamente sobre o remake de RE2, e desta vez conseguimos a aprovação para começar o desenvolvimento. Alguns fãs podem lembrar que assim que conseguimos, fizemos nosso anúncio “We Do It” na social media em agosto de 2015, como estávamos muito empolgados que o jogo estava sendo produzido. Para a equipe, relativamente pequena na época, isso foi o início de um trabalho bem duro!”

O Funcionamento do Novo Design

Diretor Kazunori Kadoi: Para mim, foi quando vimos o visual e as funções de jogabilidade dos zumbis todos juntos, e pudemos testar atirar neles, removendo braços e pernas com tiros bem dados. Era muito legal e não ficava entediante, não importava o quanto repetíamos, e isso me fez sentir que o jogo tinha algo especial.

O Maior Desafio

Diretor Kazunori Kadoi: Bem, como era um remake e o original já possui muitos muitos fãs no mundo todo, o maior desafio foi não trair as expectativas desses fãs e ao mesmo tempo manter tudo novo. Equilibrar esses aspectos foi um malabarismo difícil durante o desenvolvimento, e foram preciso muitas decisões difíceis da equipe.

O Novo Design dos Personagens

Diretor de arte Satoshi Takamatsu sobre LEON: Foi importante manter o visual de Leon do original, com ênfase no fato que, como essa é a primeira aparição cronológica dele na série, ele ainda é um “novato”. Também quis colocar um toque mais realista no uniforme policial e nos acessórios dele — nada de ombreiras! Trabalhamos junto com um fabricante de equipamento militar para nos ajudar.

Diretor de arte Satoshi Takamatsu sobre CLAIRE: Assim como com Leon, senti que tínhamos que equilibrar o respeito pelo seu design original, ao mesmo tempo trazendo o realismo esperado de um título moderno. Claire curte motos e é muito ativa, então quis que seu design novo refletisse sua personalidade e mostrasse que ela é uma pessoa forte e atraente. Ela tem sua jaqueta icônica de motoqueira, que tinha que ficar claro, mas o design das costas foi refeito do zero pelo nosso outro diretor de arte, um britânico chamado Gez Fry.

Diretor de arte Satoshi Takamatsu sobre ADA: Ada é um personagem que significa muito para os fãs e para a equipe de desenvolvimento, e foi muito difícil refazer seu visual. Tivemos tantas iterações de sua roupa, e levamos mais de seis meses até concordar em um modelo para seu rosto. Depois de todo esse trabalho, fiquei feliz de ver que os fãs gostaram do novo visual dela! Uma resposta positiva sempre faz o esforço valer a pena.

Diretor de arte Satoshi Takamatsu sobre SHERRY: Abordei o design de Sherry pensando que ela não podia ser apenas “uma garotinha fofa”, ela teria alguma profundidade e seria um personagem que você pudesse criar um vínculo, que desejasse proteger. Para os designs de Sherry, Claire e Ada, o diretor de arte de Resident Evil 7, Tomonori Takano, se juntou à nossa equipe para ajudar.

Diretor de arte Satoshi Takamatsu sobre TYRANT: No Resident Evil 2 original, Tyrant chega de helicóptero, mas no jogo novo a nossa abordagem para seu design foi baseada em seu conceito original: um infiltrador que persegue seu alvo sem dó até exterminá-lo. É por isso que ele esconde seu rosto com um chapéu, embora acho que não tenha sido um sucesso total… (risos) Foi legal ver o quanto os jogadores o acharam assustador e o quando o amam como personagem.

Nova Trilha Sonora e Design de Som

Compositor Shusaku Uchiyama: O problema foi como criar som e música que fossem modernos e se encaixassem em um novo jogo de 2019, ao mesmo tempo lembrando o som de um jogo lançado 20 anos atrás. Foi difícil, mas também foi divertido e uma experiência de aprendizado que desafiou a equipe toda.

Reação dos Fãs

Diretor Kazunori Kadoi: Toda a equipe de desenvolvimento se juntou nos nossos escritórios para ver o anúncio da E3 ao mesmo tempo. Não achávamos que um game que é “apenas” um remake teria uma reação tão gigante, então ficamos surpresos e muito felizes. Não só isso, mas depois que as reações à demo de jogabilidade na E3 começaram a chegar, vimos que as pessoas amaram, e até recebemos alguns prêmios do show! Isso foi o melhor que eu como diretor poderia desejar, e também criou pressão adicional para os meses restantes do projeto (risos).

Finalização do Jogo

Produtor Yoshiaki Hirabayashi: Depois que terminamos o jogo, tivemos uma baita festa todos juntos. Pude ver pela expressão de todos que todos os membros da equipe tiveram um grande senso de conquista por ter chegado a este ponto, e falamos sobre as várias dificuldades que tivemos durante o projeto, a impressão dos fãs sobre a jogabilidade e tudo mais.

Na verdade, os líderes do projeto, inclusive eu, queríamos que esse tipo de discussão “de bastidores” ficasse disponível para os fãs, para que vissem sobre o que falamos, então tivemos outra reunião separada, que foi filmada e colocada online. Se algum de seus leitores estiver interessado em ouvir várias histórias sobre o desenvolvimento de Resident Evil 2, inclusive com uma aparição do diretor do jogo original, Shinji Mikami, veja esta série de vídeos! (Os vídeos podem ser encontrados no canal oficial do Resident Evil no Youtube).


Fonte: PlayStation Blog

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