A Capcom parece ter se livrado de uma grande dor de cabeça judicial nesta semana. Segundo informações do site Polygon, a fotógrafa Judy A. Juracek e a Capcom, desenvolvedora de Resident Evil, entraram com pedido de desistência de um processo sobre o uso de supostas fotografias roubadas de Juracek em jogos da Capcom. Os detalhes da disputa resolvida não estão disponíveis publicamente. O advogado de Juracek, Jonathan A. Winter, se recusou a fornecer mais comentários.
A designer Judy A. Juracek entrou com um processo contra a gigante japonesa, onde alegou que a Capcom usou fotos de seu livro protegido por direitos autorais, Surfaces, em vários jogos, incluindo Resident Evil 4, Devil May Cry e outros jogos da Capcom. Surfaces é uma coleção de 1.200 fotografias de texturas que a própria Juracek fotografou; o livro destina-se a ser usado para “pesquisa visual” para artistas, arquitetos e designers, conforme descrição do livro. Foi publicado originalmente em 1996. A coleção vem com um CD-ROM das imagens – mas Juracek disse que exige que as pessoas licenciem suas imagens para uso comercial entrando em contato diretamente com ela. Juracek disse no processo que a Capcom nunca a contatou para obter uma licença.
Juracek apontou pelo menos 80 fotografias que são usadas em diferentes cenários nos jogos da Capcom, com mais de 100 páginas de documentação. Um exemplo citado no processo é sobre uma textura de vidro quebrada usada no logotipo de Resident Evil 4. Juracek disse que tirou a foto do vidro na Itália. “É difícil imaginar que Juracek tiraria uma foto de vidro quebrado na Itália e o design da porta interior da mansão e que os artistas da Capcom reproduziriam exatamente o mesmo padrão de vidro quebrado em um logotipo e design de interiores sem o benefício das fotografias de Juracek”, disse ela. na ação judicial.
Em mais de 100 páginas de documentos de apoio do caso, Juracek apontou mais de 200 instâncias de suas fotografias supostamente usadas nos jogos da Capcom. Isso inclui tudo, desde texturas marmorizadas a detalhes esculturais ornamentados que são reconhecíveis e abundantes nos jogos da Capcom.
Parte das evidências de Juracek vem da violação de dados da Capcom em 2020, que aconteceu em novembro. Nesse vazamento, os planos de lançamento de Resident Evil Village foram revelados prematuramente e informações pessoais de centenas de milhares de pessoas foram comprometidas, incluindo clientes, acionistas e funcionários, disse a Capcom. A Capcom teria recebido uma nota de resgate no ataque, antes que as informações vazassem online. Essas informações incluíam algumas “imagens de alta resolução de obras de arte usadas em Resident Evil e outros jogos”, disse Juracek.
“Os nomes de arquivo de pelo menos uma das imagens dos arquivos hackeados da Capcom são os mesmos nomes de arquivo usados no CD-ROM [Surfaces]”, ela alegou. O processo mostra uma textura de metal que foi rotulada como “ME009” no CD-ROM de Juracek e rotulada da mesma forma nas pastas da Capcom.
No processo, Juracek observou que a Capcom também foi recentemente acusada de copiar os designs de monstros do cineasta holandês Richard Raaphorst para o novo jogo Resident Evil Village. Raaphorst descobriu o design supostamente roubado depois que os fãs o contataram sobre um dos personagens de seu filme Frankenstein’s Army ser a base para o vilão com cabeça de hélice do Village, Sturm.
Fonte: Polygon
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil