Dezenas de jogos da saga Resident Evil foram lançados ao longo dos anos, jogos que vão desde entradas da série principal até versões aprimoradas e spin-offs em várias plataformas. Com isso, vemos que a Capcom trouxe a franquia Resident Evil para o maior número possível de sistemas desde o primeiro jogo lançado em 1996, e isso inclui até os jogos de Nintendo Wii, e é por conta justamente dessas entradas no Nintendo Wii que a Capcom decidiu abordar se os eventos retratados em Resident Evil: The Darkside Chronicles de Nintendo Wii são canônicos ou não.
Uma variedade de jogos da franquia Resident Evil foi lançada para o Wii ao longo da vida do console, incluindo novas versões dos jogos de Resident Evil do GameCube. O Wii perdeu os novos jogos de Resident Evil da série principal lançados durante sua geração, mas recebeu alguns jogos spin-off de rail shooter na forma de Resident Evil: The Umbrella Chronicles e Resident Evil: The Darkside Chronicles. Ambos os jogos servem como recontagens de eventos estabelecidos no universo de Resident Evil e sempre houve debate sobre se eles são canônicos ou não. Este debate foi renovado quando o remake de Resident Evil 4 fez referência à Operação Javier, uma operação militar retratada em The Darkside Chronicles.
O site IGN entrevistou o produtor do remake de Resident Evil 4, Yoshiaki Hirabayashi, para perguntar se The Darkside Chronicles é definitivamente canônico, já que foi referenciado no remake de RE4. Quando questionado sobre o status de The Darkside Chronicles como uma entrada canônica na tradição de Resident Evil, Hirabayashi esclareceu que, embora a própria Operação Javier seja canônica para o universo de Resident Evil, os eventos retratados em The Darkside Chronicles não são exatamente os mesmos retratados no remake: “O fato de a ‘Operação Javier’ ter ocorrido é na verdade parte da atual história principal de Resident Evil. No entanto, quanto ao que era essa missão, não é exatamente a mesma que os eventos retratados em Resident Evil: The Darkside Chronicles”, disse Hirabayashi. IGN. “Não posso compartilhar os detalhes, mas você descobrirá que a relação entre Leon e Krauser, bem como suas conversas, lhe dão uma ideia!”
Os fãs de Resident Evil estão acostumados com a franquia jogando rápido e solto com o cânone estabelecido, agitando as coisas regularmente, recontando certos eventos e adicionando novas informações à tradição. Foi apenas seis anos após o lançamento do Resident Evil original que a Capcom lançou o remake de Resident Evil para o GameCube, que incluía novas interações de personagens, desenvolvimentos de enredo e muito mais que não foram apresentados no jogo de 1996.
Resident Evil nem sequer permanece consistente com a forma como seus personagens são retratados, Chris Redfield é um claro exemplo disso, já que sua aparência mudou drasticamente ao longo dos anos, até mesmo suas versões de Resident Evil 7 e RE Village são totalmente diferentes. Portanto, embora a própria Capcom não pareça muito preocupada em permanecer fiel ao cânone dos jogos Resident Evil, é interessante saber a posição da empresa em relação aos spin-offs da série.
Fonte: Gamerant
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!