A Capcom divulgou sua última rodada de dados financeiros – o período de seis meses encerrado em setembro de 2023 – e nele revela que tanto a receita quanto o lucro aumentaram graças aos excelentes lançamentos de seu remake de Resident Evil 4 e ainda do lançamento de Street Fighter 6. As informações são do Gameinformer.
As vendas totais de jogos aumentaram de 21,3 milhões no ano passado para 22,6 milhões de unidades, resultando em um aumento de vendas líquidas de 53%, de 49.067 milhões de ienes para 74.934 milhões de ienes. O lucro operacional também aumentou 55%. Quanto ao motivo, a Capcom aponta para o lançamento de seu remake de Resident Evil 4, lançado em março; o lançamento de Street Fighter 6, que chegou ao PlayStation, Xbox e PC em junho; e o desempenho de sua série Monster Hunter, líder de vendas da gigante japonesa nos últimos anos.
Resident Evil 4 Remake vendeu 5,45 milhões de unidades, enquanto Street Fighter 6 está com 2,47 milhões de unidades vendidas. Monster Hunter Rise, com sua expansão Sunbreak, ultrapassou 6,5 milhões de unidades vendidas. A Capcom também revelou que seu remake de Resident Evil 2 vendeu mais de 13 milhões de unidades, com seu remake de Resident Evil 3 com 8 milhões de unidades vendidas. O recém-lançado Monster Hunter Now, uma versão Monster Hunter de Pokémon Go, foi baixado mais de 10 milhões de vezes pelos jogadores na semana passada.
Em agosto último, a Capcom divulgou uma nova atualização das vendas dos seus “Platinum Titles”, com números que representavam o montante de cópias vendidas dos seus principais títulos até o dia 30 de junho de 2023. Este novo boletim revelou que, na franquia Resident Evil, temos um novo título como o mais vendido de toda a série!
Durante muitos anos (e considerando apenas “lançamento único” e não ports, que é o critério do ranking da lista de Platinum Titles), Resident Evil 5 foi o título mais vendido da franquia, até ser destronado por Resident Evil 7, jogo este que, até o momento, acumula 12.40 milhões de unidades vendidas. Nos últimos anos, o reinado de Resident Evil 7 foi duramente ameaçado por Resident Evil 2 Remake, que desde quando foi lançado em janeiro de 2019 acumulou milhões de unidades vendidas e um grande rol de críticas positivas. Toda esta ameaça se concretizou: RE2 Remake agora é o jogo mais vendido da franquia Resident Evil, com 13 milhões de cópias vendidas até o momento!
No TOP 10 de jogos mais vendidos de toda a Capcom, títulos da franquia Resident Evil aparecem seis vezes: além de RE2 Remake e Resident Evil 7 em terceiro e quarto lugar respectivamente, ainda aparecem na lista de TOP 10 Resident Evil 5 em sexto lugar, Resident Evil 6 em sétimo lugar, Resident Evil Village em oitavo lugar e Resident Evil 3 Remake em nono lugar. Resident Evil 4 Remake, lançado em março de 2023, já acumula mais de cinco milhões de cópias vendidas e é o 15º jogo mais vendido da Capcom.
A Capcom diz que toda a série Resident Evil vendeu mais de 150 milhões de unidades, com Monster Hunter ultrapassando 95 milhões. A franquia Street Fighter chega a 52 milhões. Aqui estão alguns outros destaques da série:
Mega Man: 41 milhões de unidades vendidas
Devil May Cry: 30 milhões de unidades vendidas
Dragon’s Dogma: 7,9 milhões
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.