Nos anos 90, os games estavam em alta. Muitos estúdios de cinema olharam uma oportunidade de ganharem dinheiro na indústria, adquirindo direitos de adaptar os games famosos da época para as telonas. E Street Fighter não ficou de fora.
Lançado em 1994, Street Fighter: A Batalha Final traz em seu elenco nomes estrelados da época como Jean-Claude Van Damme (de O Grande Dragão Branco e Soldado Universal) e Raul Julia (de A Família Addams e O Beijo da Mulher Aranha). O filme foi um fracasso para a crítica especializada e para o público em geral. Ao invés de combate de ruas, o filme nos traz um trama de ação genérica envolvendo o exército americano e descaracterizando boa parcela dos personagens do game. Um exemplo: Ryu e Ken são traficante de armas no filme, e apresentam cenas de ação esquecíveis.
Apesar das avaliações negativas, o filme foi de fato um sucesso de bilheteria. Custando aproximadamente 30 a 40 milhões de dólares, o filme arrecadou na casa dos 90 milhões, para época um lucro considerável. A Capcom ficou tão feliz com os resultados que decidiu fazer um Spin Off da franquia nos videogames, lançando um Street Fighter com os personagens do filme. Ainda hoje, o filme ganhou um status de cult, e continua trazendo retorno aos cofres da Capcom.
De acordo com um participante da mais recente reunião de acionistas da empresa, o filme ainda rende “dezenas de milhões de ienes por ano”. Não parece que a Capcom ofereceu detalhes, mas provavelmente podemos assumir que esses números vêm de direitos de streaming, downloads digitais e vendas do filme em mídia física.
A percepção em torno de Street Fighter melhorou tanto que o filme ganhou uma edição SteelBook em Blu-Ray há alguns anos, que ainda está disponível na Amazon. É difícil dizer quanto as vendas desse SteelBook contribuem para o sucesso contínuo do filme, mas de uma forma ou de outra, este filme de Street Fighter continua sendo uma fonte de renda para a empresa. O que agravou e ainda contribui para o sucesso do longa ao longo desse tempo foi a morte do ator Raul Julia, que veio a falecer após as gravações serem finalizadas por intoxicação alimentar. O ator foi um dos poucos destaques da adaptação, tendo uma base de fãs desde A Família Addams.
Fonte: ComicBook
Redator do EvilHazard. Apenas um jovem apaixonado por games e cinema. Fã de Halo da Xbox e God Of War da PlayStation e de temáticas espaciais no cinemas e séries. Games e cinemas, essa é a minha praia!