Agora, oficialmente, estamos a menos de um mês do lançamento do novo Resident Evil 3, e o hype está nas alturas neste momento! Depois de finalmente acessarmos as primeiras amostras de gameplay do jogo há uma semana, juntamente com a confirmação de que uma demo está chegando, esperamos ansiosamente que mais alguma coisa inédita seja divulgada pela Capcom.
Hoje, esse desejo foi atendido, através da Capcom TV, que transmitiu ao vivo mais uma amostra de gameplay do novo RE3 no Youtube. Felizmente não há spoilers aqui – toda a jogabilidade se passa em áreas que já vimos e há praticamente zero conteúdo da história (e o que há, já vimos em outras cenas). Embora a jogabilidade seja principalmente dedicada à exploração, aprendemos muitos recursos importantes sobre o jogo, e alguns são muito surpreendentes.
https://youtu.be/GHIdMGSSbLk
Enquanto muitos fãs assumem que o novo Resident Evil 3 será basicamente o novo RE2 com uma nova camada de tinta, parece que a Capcom se esforçou para garantir que essa é uma experiência muito diferente do remake anterior . Do ponto de vista mecânico, uma quantidade tremenda do gameplay parece ter sido revisada, alterada completamente, ou é um recurso totalmente novo.
Seguem abaixo as observações (via Rely on Horror):
— A faca não é mais um item de defesa, mas uma arma em seu inventário que pode ser equipada e não equipada, como uma arma. A faca também não se degrada, e a animação para usá-la parece ser uma animação de uma compilação de pré-lançamento do novo RE2.
— Agora você precisa escapar manualmente do alcance de um zumbi. No novo RE2, ser agarrado e mordido era uma animação incontrolável, sem nenhuma maneira de acelerar ou cortar; só era possível usar um item de defesa para sair dele. Agora no novo Resident Evil 3, você pode pressionar um botão (“O” no Japão, mas provavelmente ✖ no Ocidente) para não sofrer mais danos, e há um prompt de botão na tela que é preenchido quando você o pressiona.
— Temos uma visão mais clara de como a mecânica de esquiva funciona; tocar em RB/R1 no controle irá fazer com que Jill desvie na direção que você está segurando no manípulo esquerdo, a qualquer momento. Acertá-lo perfeitamente, quando um zumbi está prestes a agarrar você, permite realizar um contra-ataque em câmera lenta, onde o retículo de mira se encaixa na cabeça do inimigo.
— A tela de inventário foi redesenhada. Embora a essência geral dela permaneça a mesma, o próprio inventário foi centralizado. A leitura da status de vida do personagem ainda está no canto inferior esquerdo, no entanto, e o ícone de inventário rápido do D-Pad foi movido para o canto inferior direito. Em geral, os slots de inventário têm uma forma mais arredondada, em vez dos rígidos quadrados usados no novo RE2. Além disso, após pegar um item pela primeira vez, você não precisará mais classificá-lo manualmente no futuro caso pegue o mesmo item.
— As portas não parecem mais abrir com o contato. Em RE7 e no novo RE2, as portas podem ser abertas manualmente (pressionando um botão) ou elas se abrem automaticamente ao serem tocadas. É difícil perceber a partir das imagens, mas parece que você terá que tocar em um botão para abrir as portas agora (o que remete aos jogos clássicos da franquia).
— Os zumbis parecem não ter o mecanismo de desmembramento do novo RE2. No entanto, são imagens da versão japonesa, e a versão japonesa CERO D do novo RE2 também não contavam com desmembramentos.
— Cadeados amarelos podem indicar que é necessário o uso do lockpick. Anteriormente, ouvimos dizer que os lockpicks aparecerão no jogo e esses parecem ser os candidatos mais prováveis para uso. Eles também se parecem muito com os cadeados vermelhos de RE4 e RE5. Podemos ver um cadeado em um armário na parte de trás do Moon Donuts, bem como muito brevemente na porta da frente do Toy Uncle. Isso ampliaria bastante o uso do lockpick, necessário apenas quatro vezes no RE3 original.
— Muitas lojas e edifícios podem ser acessados e explorados, e os caminhos intertravados de “Metroidvania” unem o mapa da mesma maneira que no novo RE2.
— As caixas de madeira presentes desde RE4 até RE7 retornam, e vemos uma gema vermelha armazenada em uma caixa especial (semelhante à caixa em que o emblema S.T.A.R.S. foi armazenado no novo RE2). A gema vermelha é um item totalmente novo, embora visualmente semelhante às gemas azul e verde do RE3 original. Foi relatado que gemas vermelhas podem ser uma forma de moeda usada para obter itens, mas isso ainda não foi mostrado em nenhuma gameplay oficial.
Fora isso, a grande maioria do novo conteúdo vem na forma de easter eggs. Alguns easter-eggs já descobertos no novo Resident Evil 3 são (e você pode ver abaixo, via Where’s Barry): Captain Commando (Mars Carlile), Monster Hunter, Mega Man, Ghosts N Goblins (Arthur) e Street Fighter (Eagle)!
Os fãs também notaram que as portas verdes do RE3 clássico de 1999 foram refeitas e estarão presentes no novo RE3. Confira abaixo:
Até o lançamento oficial, em 3 de abril deste ano (para PS4, Xbox One e PC), ainda teremos muito o que conversar e especular sobre o novo Resident Evil 3, o que vai fazer aumentar mais e mais a nossa ansiedade em jogar o jogo!
Fonte: Rely on Horror
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.