Silent Hill 2 continua sendo um clássico do survival horror, com sua narrativa assombrosa ambientada em ruas enevoadas e corredores mal iluminados ainda ressoando hoje. Conforme Silent Hill 2 Remake se aproxima de seu lançamento em 8 de outubro, a desenvolvedora Bloober Team enfrenta o desafio de capturar a atmosfera original enquanto introduz atualizações modernas.
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As primeiras exibições do jogo, como o trailer de revelação do combate no evento State of Play da Sony em janeiro passado, levantaram preocupações entre os fãs, mas as prévias posteriores da jogabilidade foram mais tranquilizadoras. Após as três primeiras horas, que incluíram o icônico encontro com Pyramid Head, o remake parece respeitoso com seu material de origem e ousado o suficiente para introduzir mudanças significativas.
Especificações assustadoras
No lado técnico, a versão para PS5 oferece dois modos gráficos: um modo de qualidade de 30 fps e um modo de desempenho de 60 fps, ambos utilizando a tecnologia Lumen do Unreal Engine 5 para reflexos aprimorados e oclusão de ambiente. Essas atualizações, juntamente com a opção de aplicar um filtro nostálgico dos anos 90, proporcionam uma experiência visualmente rica, mantendo-se fiel à estética original.
Nova perspectiva
A atualização mais significativa do remake é seu esquema de controle moderno em terceira pessoa, semelhante ao de Resident Evil 2 Remake. Essa nova perspectiva permite uma exploração maior do ambiente decadente de Silent Hill, revelando detalhes intrincados e áreas adicionais que enriquecem a atmosfera do jogo.
A neblina opressiva e o layout restritivo da cidade continuam sendo essenciais para a experiência, mas transições suaves entre áreas e elementos mais interativos, como janelas quebráveis, acrescentam uma nova dinâmica.
Os desenvolvedores também integraram cuidadosamente novos quebra-cabeças e mecânicas de combate à experiência. Os quebra-cabeças, incluindo uma nova sequência envolvendo uma sala com tema de mariposa, exigem muita atenção aos detalhes ambientais e escalam com dificuldade, fornecendo um desafio satisfatório para jogadores novos e antigos.
O combate reformulado, com movimento aprimorado e uma mecânica de esquiva, mantém a tensão do original sem encorajar lutas desnecessárias. A batalha contra o chefe Pyramid Head foi redesenhada para ser mais dinâmica e visualmente impressionante, demonstrando a mistura cuidadosa de fidelidade e inovação da Bloober Team.
No geral, Silent Hill 2 Remake parece honrar o original enquanto atualiza a história e a jogabilidade de maneiras significativas e bem pensadas. A abordagem da Bloober Team envolve manter-se fiel ao projeto original enquanto permite que novos elementos floresçam, prometendo um remake que respeita e revitaliza o clássico amado.
Adaptado de Rely On Horror.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.