Os atuais planos de desenvolvimento da Naughty Dog estão envoltos em mistério. Embora seja bastante normal que um desenvolvedor só revele no que está trabalhando quando o projeto atinge um determinado marco de desenvolvimento, a situação da Naughty Dog é um pouco diferente da de outros estúdios. Quando The Last of Us Parte 2 foi lançado em junho de 2020, a Naughty Dog foi bastante transparente sobre seu desejo de fazer uma pausa, sem nenhum jogo pronto para desenvolvimento ativo imediatamente, mas The Last of Us Parte 2 ainda não trazia o prometido modo multiplayer.
Dois anos depois, o jogo multiplayer de The Last of Us foi oficialmente confirmado como um título independente, e a Naughty Dog aparentemente encontrou seu próximo projeto em tempo integral. No entanto, não demorou muito para que os relatórios começassem a afirmar que o jogo estava em um inferno de desenvolvimento e, em dezembro de 2023, o modo multiplayer The Last of Us foi oficialmente cancelado, mas o anúncio veio com uma fresta de esperança, que “mais de um” novo jogo single-player estava em desenvolvimento ativo na Naughty Dog, com um deles provavelmente sendo uma nova IP de longa data, e o outro potencialmente sendo uma terceira parcela de The Last of Us.
Se a longa história da Naughty Dog como desenvolvedora de games provou alguma coisa, é que o estúdio tem uma tendência a aprender e evoluir a cada novo título. A evidência disso remonta aos primeiros dias do estúdio, com o lançamento da trilogia Crash Bandicoot original, onde cada entrada subsequente tentou melhorar sutilmente a mesma fórmula. A trilogia original de Uncharted fez exatamente a mesma coisa no final dos anos 2000 e início de 2010, com o salto de Uncharted para Uncharted 2 ainda sendo considerado um dos mais impressionantes nos jogos.
O amor da Naughty Dog pela evolução constante só se tornou mais aparente à medida que a tecnologia dos videogames continuou a se tornar mais impressionante, com The Last of Us de 2013 sendo um grande sucesso para o desenvolvedor graças ao seu nível sem precedentes de narrativa de qualidade, um aspecto que a Naughty Dog então carregou para Uncharted 4. Junto com um foco maior na narrativa integrada, Uncharted 4 também pegou emprestada a mecânica furtiva de The Last of Us.
Uncharted 4, entretanto, tinha sua própria mecânica única. Um grande destaque de Uncharted 4 são suas sequências de jogo mais abertas, como a de Madagascar, em que o jogador dirige um 4×4 em torno de um mapa maior à vontade. Esta mecânica foi experimentada posteriormente em Uncharted: The Lost Legacy e, eventualmente, chegou até mesmo a The Last of Us Parte 2, com seu DNA claramente estando no coração do segmento de mundo aberto de Seattle.
A Naughty Dog está sempre aprendendo e evoluindo, e parece incrivelmente provável que os próximos jogos do estúdio sigam o mesmo padrão. No momento, parece provável que o próximo jogo na lista de lançamento da Naughty Dog seja sua nova IP, que ainda não foi oficialmente confirmada, mas já vazou inúmeras vezes. Se a nova IP for o próximo jogo a ser lançado pelo estúdio, então parece muito provável que contenha parte do DNA de The Last of Us Parte 2, tanto em termos de história quanto de mecânica de jogo, mas sendo uma nova IP, também parece plausível que o próximo jogo da Naughty Dog seja um viveiro de novas ideias para o estúdio, algumas das quais provavelmente, por sua vez, chegarão a um eventual The Last of Us Parte 3, inadvertidamente estabelecendo o palco para isso.
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.