The Last of Us Part 2 Remastered foi lançado neste mês de janeiro de 2024, oferecendo aos jogadores uma versão nativa do PS5 das experiências angustiantes de Ellie e Abby vividas primeiro no PS4.
Junto com este relançamento, a desenvolvedora Naughty Dog incluiu algumas peças extras para atrair os jogadores de volta, como seu modo de sobrevivência roguelike No Return. No entanto, o extra que mais despertou interesse dos jogadores foi o “Lost Levels”, e o motivo parece bastante plausível.
Como lembrete, existem três níveis perdidos incluídos em The Last of Us Part 2 Remastered: Jackson Party, Seattle Sewers e The Hunt. Cada um oferece um histórico interessante para cada nível, como por que não chegou à versão final e outras informações de desenvolvimento. Mas o que devemos falar especificamente é como dois dos três níveis perdidos abordariam o trauma de Ellie. O texto contém spoilers a partir daqui.
Como você provavelmente sabe, o protagonista de The Last of Us Parte 1, Joel, é espancado até a morte com um taco de golfe por Abby, relativamente no início da sequência do jogo. O golpe fatal acontece diante dos olhos de Ellie, enquanto ela está presa ao chão por membros da WLF. É uma experiência angustiante e Ellie fica compreensivelmente traumatizada com o incidente. Após a morte de Joel, ela parte em busca de vingança, o que a leva a Seattle.
Isso nos leva ao segundo nível perdido, Seattle Sewers. Durante esta seção, Ellie tem que lidar com quebra-cabeças aquáticos e becos sem saída antes de poder voltar à superfície. Esta exploração leva Ellie através de um cano estreito completo com um inimigo Clicker obscurecendo parte do caminho a seguir. Não há outra opção a não ser passar pelo Clicker e, neste momento, o cadáver do fungo se transforma momentaneamente em uma visão alarmante de Joel.
“Foi ótimo ver as pessoas que testaram esta área ficando cada vez mais preocupadas à medida que forçamos o jogador a passar pelo fungo e a centímetros do rosto do Clicker. O tempo todo, sem ter certeza se o Clicker poderia estar vivo ou atacá-los ”, explica Pete Ellis, desenvolvedor da Naughty Dog, nos comentários do jogo. “Embora não sejamos tão cruéis a ponto de forçar um ataque de Clicker tão próximo, temos uma recompensa para este momento. Este Clicker se transformou momentaneamente em Joel para mostrar o PTSD de Ellie pelo que aconteceu com Joel no início do jogo”.
“No final das contas, decidimos guardar este momento para o nível da fazenda, pois era mais impactante porque poderia se tornar a peça central dessa experiência. Enquanto nos esgotos não fomos capazes de dar muita importância ao ponto narrativo e dar-lhe o espaço para respirar e o tempo de reação que merece, dado o espaço apertado.”
Você pode ver esse momento em jogo abaixo:
Esta seção do Lost Levels de The Last of Us Part 2 Remastered não é a única outra vez que o trauma de Ellie teria sido abordado. O último nível perdido também se baseia no PTSD de Ellie e em como os eventos de The Last of Us Part 2 deixaram um impacto duradouro nela.
Conhecido como The Hunt, este nível mostra Ellie rastreando um javali ferido. Esta seção em particular deveria acontecer no final de The Last of Us Parte 2, antes da fazenda. Os jogadores não teriam certeza de onde ou quando Ellie está, quem ou o que ela está caçando e o que aconteceu com Dina (que foi vista pela última vez sangrando).
“Esta foi outra oportunidade de mostrar como a violência que Ellie sofreu, a violência que ela testemunhou sendo afligida a Joel ainda a acompanha. Ela ainda está vivenciando esses momentos de TEPT”, explica Neil Druckmann ao apresentar o Nível Perdido.
O desenvolvedor da Naughty Dog, Banun Idris, fala mais sobre isso. “A morte do javali deveria ser tudo menos gloriosa, com o javali choramingando no fundo do posto de gasolina após a caçada incansável de Ellie”, disse Idris durante o comentário de The Hunt.
“Depois disso, ouvindo o zumbido que meio que associamos ao trauma de Ellie, iríamos direto para o riacho onde ela está lavando as mãos e segurando coelhos que ela caçava, prestes a retornar para Dina.” Como em Seattle Sewers, uma imagem de Joel surge na mente de Ellie enquanto o javali morre no chão.
Você pode ver como isso ficaria no vídeo abaixo:
Embora esta seção tenha sido cortada da versão final, ainda há uma referência a ela no jogo.
Uma das anotações do diário de Ellie descreve esse momento de caça ao javali. “Aconteceu de novo”, escreve Ellie. “Eu estava caçando um javali e o encurralei em um velho posto de gasolina. Ele estava sangrando, gritando. Parecia ele. Aí não consegui tirar as imagens da minha cabeça. Deixei ele lá, morrendo. Minha pele dói.”
Embora esses níveis nunca tenham chegado ao lançamento final de The Last of Us Part 2, é interessante ouvir mais sobre como os desenvolvedores planejaram desenvolver o trauma de Ellie em outros momentos do jogo.
Adaptado de EuroGamer.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.