Desde o começo, a franquia Resident Evil ficou conhecida por suas formas criativas de mergulhar os jogadores no mundo do survival horror. Desde o primeiro Resident Evil, a série sempre incluiu sistemas inovadores para uma mecânica de jogo simples, como máquinas de escrever interativas para salvar e várias plantas para descobrir, combinar (se quiser) e curar.
A cada Resident Evil novo, o sistema de cura do jogo permaneceu bastante consistente. A maioria dos títulos de Resident Evil apresentava ervas que fornecem buffs únicos: Ervas Verdes para recuperar a saúde, Ervas Vermelhas (e Amarelas) para amplificar os efeitos das Ervas Verdes quando combinadas e Ervas Azuis para neutralizar toxinas no corpo, por exemplo. No entanto, títulos recentes na linha do tempo de RE, como RE7 e RE Village, reformularam as Ervas de forma mais significativa. Resta saber se as Ervas são agora um recurso antiquado ou se estão destinadas a retornar em edições futuras.
Na tradição de Resident Evil, as ervas são descritas como plantas medicinais nativas da região das montanhas Arklay, no meio-oeste americano, e cada uma fornece propriedades únicas correspondentes à sua cor. Essas poderosas ervas medicinais foram cultivadas pela Umbrella Corporation e levadas para vários outros locais visitados na franquia, incluindo a Ilha Rockfort e a base antártica da Umbrella em Resident Evil CODE: Veronica. Diferentes variedades de ervas também são encontradas em outros locais ao redor do mundo, como na Espanha de RE4, na África de RE5 e na China e Europa Oriental de RE6. Nunca é mencionado especificamente se estas ervas internacionais são cultivadas ou por quem. Tal como acontece com as ervas de Arklay, essas outras ervas são transformadas em pó e ingeridas ou usadas topicamente.
A mecânica de jogo em torno das Ervas evoluiu com o tempo. Em todos os jogos Resident Evil até RE6, ervas e sprays de primeiros socorros são os principais itens de cura. Os únicos outros meios de cura são os ovos de galinha em RE4 e RE5. RE6 tentou inovar o sistema de ervas introduzindo ervas que devem ser convertidas em comprimidos comestíveis para serem usadas, embora tenha feito pouco para acrescentar à jogabilidade. O sistema geral de cura teve sua maior atualização em RE7 com a introdução da elaboração de medicamentos de primeiros socorros.
O medicamento de primeiros socorros pode ser encontrado no mundo do jogo ou feito combinando uma erva com fluido químico. Como o Chem Fluid também é usado para fabricar munições e outros recursos, esse sistema incentivava os jogadores a tomarem decisões sábias com eles. Em RE7, as ervas ainda poderiam ser usadas sozinhas para curar se nenhum Chem Fluid estivesse disponível. Resident Evil Village foi um pouco mais longe ao exigir que ervas fossem combinadas com Chem Fluid para serem usadas. O foco na elaboração fez com que as Ervas parecessem ainda mais valiosas e colocasse mais responsabilidade no jogador.
Este sistema poderia ser levado ainda mais longe em Resident Evil 9, por exemplo: trazendo de volta múltiplas variedades de ervas coloridas junto com Chem Fluid criaria mais opções de artesanato ou a caça e a pesca de RE Village poderiam ser expandidas para fornecer outras formas de cura, como em RE4 e RE5.
Dependendo da história e do cenário de Resident Evil 9, talvez os jogadores possam comprar itens de cura, cultivar ervas no solo ou algo totalmente diferente. Qualquer que seja o caminho que RE9 tome, ele deve ser criativo para inovar esse recurso clássico. Vale lembrar que Resident Evil 9 ainda não é algo concreto, porém existem vários rumores de que o jogo está em desenvolvimento.
Adaptado de Gamerant
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!