Quem está acompanhando a avalanche de novidades de Resident Evil 4 Remake certamente recebeu com agradável surpresa o novo inimigo do jogo! O homem touro ou “Cabeça de Boi” é um novo tipo de Ganado que irá infernizar a vida de Leon no remake de Resident Evil 4; apesar de já ter sido observado que seu design é oriundo de uma inimigo descartado do jogo original, graças a uma entrevista da Game Informer com o diretor de arte Hirofumi Nakaoka, temos a oportunidade de conhecer as inspirações e como foi idealizado seu funcionamento enquanto inimigo.
Nakaoka falou também sobre as inspirações para a criação do inimigo da serra elétrica já visto nos trailers e agora também na nova gameplay divulgada.
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Iremos incluir abaixo um resumo cuidadosamente preparado das falas do diretor na entrevista que concedeu à Game Informer, para que o(a) caro(a) leitor(a) e Partner possa alimentar seu hype!
Confira então o que Nakaoka tem a dizer sobre o design do “Cabeça de Boi”:
”Uma das coisas que melhor define Resident Evil 4 são seus personagens. Você tem Leon, Ashley e muitas outras caras marcantes e isso é um importante aspecto do jogo. Diferente de outros jogos de Resident Evil até então, RE4 tem uma porção de situações em diferentes ambientes. Temos uma vila, um castelo, dentre outros, e com isso o jogo ganha grande variação. O objetivo no remake era preservar isto para imprimir fidelidade ao jogo original”.
Uma das primeiras coisas que o diretor de arte pensou foi em se certificar de que cada personagem fosse único. O diretor gosta mais de Leon e disse ter jogado o RE4 original quando era estudante. Ele amou o jogo e o personagem Leon, e curtiu o apelo dele como protagonista.
Sobre os inimigos, disse ter gostado do Dr. Salvador, então quando soube que o personagem voltaria no remake (inimigo da serra elétrica), foi dada a ele bastante atenção, atenção ao seu design, e várias coisas foram tentadas neste processo, como fazer dele um inimigo com grande porte e muito alto. Algumas ideias não estavam dando certo, então eles jogaram o RE4 original novamente para dar ao inimigo outra direção, e perceberam que seria melhor retratá-lo como um cara “normal”: “Ele parece normal, mas tem um saco na cabeça e segura uma serra elétrica”, enfatiza Nakaoka.
“Ficou assustador, e é daí que nasce o horror”, defende o diretor. “Se ele fosse musculoso e ‘não -humano’ ele seria só mais um monstro, o que não assusta tanto. Se temos então alguém que era pra ter alguma inteligência e ser normal, mas ele está com um saco na cabeça e segurando uma serra elétrica entretanto, isso sim é assustador”, diz Nakaoka. A equipe do jogo decide então ir nessa direção com o personagem. “Do pescoço pra baixo ele não é diferente de outro Ganado qualquer, as diferenças maiores estão no saco na cabeça e na serra, e acabou ficando com um aspecto semelhante ao inimigo do jogo original, porém desta vez usando e abusando da tecnologia e dos avanços gráficos, com detalhes em suas roupas, nos olhos”, e o diretor espera que os fãs se deleitem com estes detalhes.
O diretor fala também do novo inimigo presente em RE4 Remake, que aparentemente tem uma cabeça de boi ou touro, com corpo de ser humano. Ele explica que a ideia de criar o novo inimigo não foi somente para acrescentar um personagem novo, e que ele foi crido já nos estágios finais de desenvolvimento de RE4 Remake. “Quando a equipe jogou o jogo que já estava quase completo, sentiu que em algumas partes do game gostariam de ver um inimigo diferente, um inimigo forte, difícil de abater, e talvez segurando um martelo. Pensou-se então em que parte do gameplay ele se encaixaria melhor, e foi aí que ele nasceu”, diz Nakaoka.
Como o jogo já tinha muitos inimigos “humanos”, como os Ganados, a equipe sentiu necessidade de acrescentar algum inimigo mais inspirado na religião e cultura dos Los Illuminados, e este inimigo com cabeça de boi seria o personagem ideal para representar isso, segundo o diretor.
A new re:4 enemy from the game informer coverage, and a concept art for the original bio4 for different animal masks.
Capcom loves going back to early designs with these remakes. #residentevil4 pic.twitter.com/GP7KaSrcU4— Nóra, the somniloquist (@misssnugglebutt) January 31, 2023
Ele explica que a franquia Resident Evil já exibiu em alguns jogos cabeças de cabra ou vaca penduradas como decorações em alguns ambientes, e por isso decidiram que este novo inimigo teria uma cabeça semelhante.
O diretor ainda diz que, na maioria dos jogos, um inimigo com esta natureza seria como um minotauro, mas o inimigo de RE4 Remake tem na verdade a cabeça de um boi morto no lugar de sua própria cabeça, com corpo de ser humano, sendo que esta cabeça animal pode ter sido posta ali, forçadamente.
Nakaoka então explica:
“Por conta disso, quando você joga, a cabeça do boi não olha diretamente para o jogador; por ser uma cabeça de animal “morta”, seus olhos não olham para lugar nenhum. Se o inimigo fosse um minotauro de fato, RE4 Remake iria cair numa esfera mais fantasiosa que não combina com sua proposta, mas uma cabeça morta de animal colocada no lugar de uma cabeça humana já faria mais sentido, fazendo dele um aldeão bastante louco, fortalecido pelo Las Plagas, e usando esta cabeça de boi”.
Vale comentar também que ”Ganado” significa literalmente ”gado” traduzindo do espanhol, isso representa o nível de alienação causado pelos chefes dos Los Illuminados para com a população do vilarejo, obrigando-os a matar e se mutilarem pelo culto. Com isso em mente, e como foi citado pelo diretor, é ainda mais assustadora a concepção desse novo inimigo, como uma representação suprema da insanidade e ao mesmo tempo a aparência ser tão grotesca que torna absurdo conceber que é um ser humano por baixo daquela cabeça e não um monstro mítico.
Esse é o grande terror dos monstros de Resident Evil, a maior parte eram apenas pessoas normais que foram brutalmente desfiguradas por manipulação, armas biológicas e lavagem cerebral ao ponto de beirar o surreal e o inumano.
Resident Evil 4 Remake chega às lojas totalmente localizado e dublado em Português do Brasil em 24 de março de 2023, para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series e PC.
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil