O cenário de jogos independentes tem crescido muito nos últimos anos, trazendo jogos que tem sido muito bem aclamados pela crítica, como vimos com Hades que chegou a competir ao lado de grandes nomes como The Last of Us Part 2 pelo prêmio de game do ano de 2020. Existem ainda diversos outros jogos que são extremamente bons mas não conseguem se destacar na mídia por diversos fatores, dentre eles jogos feitos por estúdios brasileiros!
Hoje mostraremos um desses casos, apresentando o jogo indie brasileiro chamado Asleep, que vemos ter como uma de suas bases a icônica franquia Silent Hill!
No jogo você está na pele de Ana Lúcia, uma jovem garota que se encontra perdida em pesadelos constantes e cada vez mais reais. Sem muitas informações, e com uma mente flertando com a insanidade, o jogador deve unir-se à ela para desvendar seus próprios mistérios, coletando pistas em seu sketchbook e resolvendo quebra-cabeças. Dispondo apenas de uma lanterna para iluminar o percurso, e sagacidade para sobreviver aos perigos que se escondem nas trevas.
Dito isto, Asleep é um jogo point-and-click, 2D, em pixel art, ambientado no Nordeste dos anos 90, além de ser inspirado em clássicos do terror, como Silent Hill. Cheio de criaturas e personagens intrigantes, que passarão pela jornada de Ana Lúcia.
A ideia do game surgiu em meados de 2018 com a necessidade de trazer a tona um jogo que em essência é uma carta de amor aos jogos clássicos de terror, perpassando por assuntos como distúrbios psicológicos, tão comuns em nossa sociedade atual.
Como podemos ver, Asleep é um projeto promissor que tem tudo para dar certo e caso você queira ajudar na criação desse projeto os produtores possuem uma página de auxílio coletivo no Catarse que premia aqueles que ajudarem com diversos colecionáveis referentes ao jogo! Esperamos em breve ver este grande jogo lançado e fazendo sucesso assim como outros indies, levando para várias fronteiras o cenário dos desenvolvedores indies do Brasil!
Agradecimento especial a Juliana de Almeida Pires, roteirista e assessora do estúdio Black Hole Games, pelo contato via email e pela confiança em nosso trabalho!
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!