Em sequência ao fechamento da Visceral Games, produtora de Dead Space, um ex-funcionário apresentou detalhes sobre o orçamento do Dead Space 2 e sua rentabilidade. O ex-designer de nível Zach Wilson disse no Twitter que o jogo, lançado em 2011 para Xbox 360, PS3 e PC, custou US$ 60 milhões para ser produzido e vendeu “apenas” 4 milhões de cópias. Wilson acrescentou que a EA foi “implacável” com o orçamento do Dead Space 2, sugerindo que poderia ter sido ainda maior.
Foram muitas cópias vendidas, mas, com as despesas de marketing de US $ 60 milhões, mais as porções que os revendedores obtêm e o corte que a Microsoft e a Sony tiraram das vendas, isso significa que o Dead Space 2 não fez o suficiente, segundo Wilson. Apesar disso, a Visceral passou a trabalhar em Dead Space 3, mas esse jogo também não alcançou as expectativas de vendas. O terceiro jogo introduziu uma mudança importante para a série através do co-op, o que provavelmente visava ampliar o apelo da franquia.
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É excepcionalmente raro ouvir sobre números específicos para orçamentos de produção e marketing, então os comentários de Wilson, embora não confirmados oficialmente, são dignos de nota e interessantes.
“Dead Space 2 custou 60 milhões (de dólares) para ser feito e eles (EA Games) foram implacáveis com o orçamento. Venderam apenas 4 milhões, e isso não era o bastante.. pois precisou-se gastar 60 milhões de dólares em marketing e você tira um grande percentual para a Microsoft e revendedores, que levam suas parcelas.”
Wilson agora está trabalhando na Bethesda, em um jogo ainda não anunciado. Ele não é o único ex-funcionário da Visceral a falar depois do anúncio do fechamento do estúdio, no último dia 17. O ex-diretor do jogo, Scott Warner, disse no Twitter que a Visceral Games foi criada para o sucesso, mas foi “derrotada por forças além do nosso controle”. Perguntado para mais detalhes sobre essas forças não especificadas, Warner disse que é “muito mais complicado” do que apontar o dedo para EA sozinha. Warner é agora líder de design, trabalhando na empresa Oculus Rift, de Realidade Virtual.
A Visceral Games estava trabalhando desde 2013 em um jogo de ação e aventura da franquia Star Wars, liderado pela veterana da indústria e diretora da franquia Uncharted, Amy Hennig. O jogo ainda está em produção, mas está sendo reformulado e adiado, enquanto o desenvolvimento mudou para a EA Vancouver. Quanto a Hennig, a EA disse que a empresa está “em discussão com Amy sobre o próximo passo”.
Em 2015, o diretor da Visceral, Steve Papoutsis, disse em entrevista que retornar à série Dead Space era “definitivamente” algo a se avaliar. Agora com o fechamento do estúdio, o futuro da franquia Dead Space está incerto.
Fonte: GameSpot.
Redator do EvilHazard, paulista, administrador, viciado em jogos de aventura e cultura nerd, com uma queda pelo mundo do Survivor Horror