Quando Resident Evil 1 foi lançado no PlayStation original em 1996, o Sega Genesis (Mega Drive) já estava chegando ao fim de seu ciclo de vida, assim uma versão do jogo para Sega Saturn de 32 bits foi lançada no final de 1997, mas alguns fãs sempre tiveram um pouco de curiosidade para saber como seria uma versão de 16 bits do jogo.
Nos últimos seis anos, uma equipe de fãs de Resident Evil trabalhou insistentemente para criar uma versão ainda mais retrô do jogo original de 1996, e parece que uma demo do projeto será lançada em breve. A ideia de pegar um jogo moderno, ou mesmo um mais antigo, e voltar o relógio alguns anos se tornou bastante comum na comunidade.
É claro que os jogos em geral estão avançando consistentemente, especialmente quando se trata da principal série de survival horror da Capcom. Com o remake de Resident Evil 4 previsto para esse ano, desenvolvedores e editores continuam a tendência de pegar algo de uma época passada e trazê-lo para a era dos videogames modernos. Diante disso, parece que os fan demakes oferecem algo um pouco diferente, indo na direção oposta às tendências atuais do mainstream, mostrando que mesmo títulos clássicos de décadas atrás podem parecer ainda mais retrô.
Em um post recente no Twitter, conforme descoberto pelo site Time Extension, os modders devem lançar uma demonstração de sua reimaginação de 16 bits de Resident Evil 1, dando-lhe um estilo visual mais alinhado com os jogos de console do início dos anos 90, particularmente a era SEGA Genesis. Dado que o lançamento original foi em 32 bits, isso fará com que o jogo pareça ainda mais antigo, mas tudo faz parte do charme do demake. O desenvolvedor levou cerca de seis anos para montar este projeto, e houve algumas demonstrações no passado, e as capturas de tela atuais parecem promissoras.
Além disso o desenvolvedor afirma que o trabalho da empresa em outras plataformas e a falta de um bom artista desacelerou um pouco a produção, embora tenha prometido compartilhar mais demos nos “próximos dias”.
A equipe conseguiu traduzir alguns dos locais mais emblemáticos da Mansão Spencer em 16 bits, como a sala de exibição, a armadilha do teto e a escada leste, e redesenhou e dimensionou o sprite para Jill quando necessário para emular a modelagem poligonal do original. A única desvantagem é que se você for pego por um zumbi, sua única opção no momento é reiniciar.
Hello, everyone. The New Year's holidays are almost over… So let's slowly lay out the little gifts. So lay out not posted))) build #BioEvil.https://t.co/5rOkFSdp8Shttps://t.co/cARRs0mpK0
In the next few days we will post some more new demo versions of the games. pic.twitter.com/cWzBUqgiPI
— PSCD Games (@greengh0st1) January 5, 2023
“Olá pessoal. As festas de final de ano estão quase acabando… Então vamos colocando os presentinhos aos poucos. Portanto, confira um layout não postado de #BioEvil. Nos próximos dias postaremos mais algumas novas versões demo dos jogos.”
Considerado uma das franquias de terror mais influentes de todos os tempos, Resident Evil continua lançando títulos bem recebidos mais de duas décadas e meia depois. É verdade que a série experimentou um pouco de calmaria com a quinta e a sexta entradas, mas muitos concordam que a franquia da Capcom está de volta à sua melhor forma, lembrando que o Resident Evil original foi lançado em 1996 para PC e PlayStation e seu remake foi lançado em 2002.
Fontes: Gamerant/Time Extension
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!