Silent Hill 2 é um dos jogos mais icônicos do gênero de horror, terror e sobrevivência, onde o jogador é colocado para passar por uma experiência íntima no comando de James Sunderland enquanto o próprio se encontra em busca de sua esposa na famosa cidade que dá nome a franquia.
Além de apresentar uma história complexa e cheia de simbolismos e metáforas, o jogo também apresenta mais de um final, que depende das ações do jogador durante o jogo, o que pode confundir jogadores mais casuais quanto ao verdadeiro final do jogo (apesar de existir um consenso entre a comunidade a respeito do “final verdadeiro/canônico”), porém, recentemente o diretor de arte que trabalhou no clássico, Masahiro Ito, comentou sobre os finais do jogo são considerados canônicos, e segundo o próprio, “todos os finais são canônicos. Não é como se ‘In the Water’ fosse o único.”
https://twitter.com/adsk4/status/1681175159020064768?s=20
Um dos finais mais obscuros e secretos do jogo é o final do cachorro. Quando questionado sobre, respondeu: “se você acredita que sim, então certamente é sim.”
https://twitter.com/adsk4/status/1681176711030013952?s=20
Afinal, você conhece todos os finais de Silent Hill, incluindo o tal final do cachorro? Se sim ou se não, fizemos um resumo dos 6 finais e seus possíveis significados.
Lembrando que contém spoilers dos finais do jogo, então, leia por sua conta e risco!
Antes de falarmos dos finais em si, vale um pequeno resumo da história para dar contexto.
Silent Hill 2 conta a história de James Sunderland em busca de sua esposa Mary, que no início da história morreu “por conta de uma doença”, assim James é atraído para a cidade de Silent Hill como um pedido de Mary, ainda morta. Na cidade ele encontra Angela, Eddie, Laura e Maria e com o decorrer da história ele descobre que cada um deles está lá como uma forma de autopunição por algo que fizeram, no caso de James o assassinato da própria esposa. Apenas Laura e Maria estão na cidade por outros motivos, Laura foi amiga de Mary, enquanto a mesma estava no hospital, e pela proximidade das duas Mary considerava adotar a menina que é órfã. Já Maria é a personificação do desejo de James por Mary, porém de uma forma diferente, onde Maria representa todo o desejo sexual de James através de atitudes e aparência mais apelativas comparadas com Mary, especialmente enquanto a mesma estava no hospital.
Final da fuga
Considerado o final “bom”, onde James aprende a lidar com a culpa que sente e sai de Silent Hill com Laura, de alguma forma tentando trazer continuidade para sua vida assim como a memória de Mary.
Final do lago
Este seria o final “ruim”, onde James não consegue viver e nem lidar com a culpa que sente e no fim tira sua própria vida dirigindo seu carro até Toluca Lake com o corpo de Maria também no carro.
Final com a Maria
Neste final, James consegue sair de Silent Hill com Maria, implicando que sua estadia na cidade não o ajudou em nada e no fim ele prefere continuar acreditando na alucinação (Maria) a enfrentar sua culpa e luto. Ironicamente ao saírem da cidade, Maria tosse, indicando que poderia desenvolver a mesma doença que Mary.
Final do renascimento
Neste final James não aceita continuar vivendo sem Mary, então sua ideia é se arriscar com os Deuses da cidade para reviver sua amada. Este é o final mais aberto de todos, afinal não há conclusão se o plano deu certo.
Este são os 4 finais que dão seguimento à história principal, lembrando que cada final depende de diversas variáveis durante o jogo, usar certos itens em horas certas, ler arquivos e investigar itens, escutar conversas e etc, ou seja, são finais que podem acontecer na sua primeira jogada de forma natural.
Já os próximos dois finais são mais absurdos e cômicos, ambos só podem ser acessados na segunda jogada e com uma sequência específica de ações.
Final Alienígena
Este segue o final UFO do primeiro jogo, onde Harry é abduzido por alienígenas. Aqui no segundo jogo, James se cruza com Harry na cidade e desta vez James é abduzido, insinuando que Harry está com eles e logo mais James também estará.
Final do Doguinho
Agora o tal final do cachorro, aqui James entra em uma porta trancada em Lakeview Hotel e nesse quarto encontra um cachorro que supostamente estaria controlando tudo o que aconteceu com James até aquele ponto, seguindo para uma música de créditos bem diferente.
Apesar de toda a brincadeira e discussão a respeito dos finais canônicos ou não, Silent Hill 2 é muito mais que “um final apenas”, é muito mais sobre a experiência de chegar a todos esses finais e entender cada vez mais, ou não, os personagens e suas motivações, ao invés de simplesmente definir o que aconteceu depois. Afinal, os fatos mais importantes já aconteceram e o mais impactante é de fato descobrir e viver as consequências.
E você, qual final você fez quando jogou da primeira vez? Conta pra gente aí e diga também se conhece a história da campanha da Maria, essa que traz mais um final ao jogo, porém mais voltado para a personagem que existe na cabeça de James, ou será que tem mais…? Até a próxima!
Nascido em 2002, um escritor aterrorizado e apaixonado por histórias de terror!