Foi numa entrevista à revista Famitsu, traduzida pelo site Siliconera (via Eurogamer), que o diretor de Resident Evil Village, Morimasa Sato, revelou que ainda não está certo do rumo a seguir depois do último jogo da série.
Morimasa Sato fala sobretudo sobre o horror e das suas sensações primitivas, e que apenas avançará quando conseguir quebrar os clichês que montam a temática abordada pela série. Também faz referência à evolução da série e que tentam sempre alcançar a melhor experiência de horror.
O diretor declarou:
“Não tenho uma ideia específica, mas ainda estou a pensar na questão fundamental: ‘O que é o horror?’. Existem certos ‘clichês’ com criaturas de horror clássicas, cenários e execução, mas o ‘medo’ é essencialmente uma reação primitiva a um acontecimento imprevisível ou incognoscível. Portanto, sinto que só existe uma nova sensação de horror, ou um novo Resident Evil, só depois de quebrar esses ‘clichês’. Resident Evil Village é uma viagem selvagem e emocionante que atravessa aparentemente todos os gêneros e ideias de horror que por acaso passaram pelas mentes loucas da Capcom. Nem todos os aspetos do jogo são perfeitos, mas os seus pontos altos são muito altos e o núcleo das mecânicas sólidas e a sua excelente apresentação mantém este tenebroso emaranhado unido. Você pode sobreviver a Resident Evil Village, mas os seus pensamentos permanecerão lá muito tempo depois de ter escapado. Resident Evil sempre evoluiu em busca da melhor experiência de horror, incorporando por vezes mudanças surpreendentes na série. Não sei como é que a série Resident Evil irá evoluir no futuro.”
É certo que algumas destas afirmações são um tanto contraditórias, já que anteriormente Tsuyoshi Kanda, produtor de RE Village, afirmou que eles ajustaram o nível de horror em comparação com Resident Evil 7, dizendo que os jogadores o acharam muito assustador. Pelas palavras de Morimasa Sato, a continuação dos eventos de RE Village poderá estar ainda muito longe, já que a equipe está neste momento focada em lançar mais conteúdos ao jogo, inclusive em formato de DLC gratuito. Resident Evil Village já vendeu mais de 5 milhões de cópias, desde seu lançamento, em maio de 2021.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.