ANUNCIE AQUI!

Discussão sobre Marco Legal dos Games avança no Brasil; país vê aumento de 3,2% no mercado interno de jogos

A indústria brasileira de jogos tem crescido razoavelmente bem, e com isso diversos projetos tem surgido nos últimos anos, dentre eles temos FOBIA ST. Dinfna Hotel, que foi destaque no ano de 2022 e mostrou que o mercado brasileiro tem capacidade de produzir grandes títulos. Colocando em números, só em 2023 tivemos 1.042 estúdios de jogos registrados no país, um crescimento que chega em torno de 3,2%, um feito que supera o ano de 2021, onde tivemos 1.009 estúdios sendo criados, e chegando a 1.042 em 2023.

Esses números foram divulgados pela Pesquisa Nacional da Indústria de Jogos realizada pela parceria entre Abragames e ApexBrasil. Nessa pesquisa que foi feita nos anos de 2022 e 2023, foram entrevistados cerca de 309 desenvolvedores, 214 profissionais autônomos e 80 organizações de serviços e apoio ao desenvolvimento de jogos digitais. Com os dados dessa pesquisa, foi visto que a receita gerada pela indústria de jogos brasileira foi de US$ 251,6 milhões só em 2022.

Se pararmos para perceber em termos de jogos desenvolvidos nesse período (que foi um momento mais difícil de modo global por conta da pandemia) os números de jogos proprietários feitos chegou a 2.600, sendo pouco mais de 1.000 lançados só em 2022, um aumento de 12% em relação ao ano de 2021. Além disso a pesquisa também mostrou que 93% dos estúdios entrevistados desenvolveram suas próprias IPs ao invés de trabalhar em jogos de terceiros.

Juntando com essas informações divulgadas, podemos esperar que o ano de 2024 seja melhor ainda para os estúdios brasileiro; além disso, devemos lembrar que recentemente tivemos um avanço na discussão sobre o Marco Legal dos Games no Senado brasileiro, que com toda certeza vai influenciar ainda mais nesse crescimento. Para aqueles que não sabem, a proposta visa criar incentivos fiscais, regularizar profissões na indústria, reconhecê-la como uma atividade econômica, com código específico pelo IBGE e inserir o setor nos programas voltados para a promoção cultural, assim como temos com a famosa Lei Rouanet.

Mesmo com um número significativo de demissões durante os períodos de 2022 e 2023, já era esperado que cerca de 800 pessoas começassem a trabalhar no desenvolvimento de jogos no Brasil em 2022; além disso, para agora em 2024, espera-se que esse número aumente, já que, como dito antes, o Marco Legal dos Games teve o seu texto aprovado no Senado essa semana e será encaminhado para uma votação no Plenário, que ainda não sabemos quando deve ocorrer, mas se tudo der certo pode melhorar e muito a situação dos jogos aqui Brasil, tanto para o consumidor quanto para os desenvolvedores brasileiros que poderão trabalhar ainda mais em projetos fantásticos.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us