Na última quarta-feira (7), o fechamento da Tango Gameworks — o estúdio responsável por produzir jogos como The Evil Within e Hi-Fi Rush — foi anunciado através de suas redes sociais oficiais, chocando a todos. Além disso, outros três estúdios Bethesda Softwoks também tiveram as suas atividades encerradas, no mesmo dia.
Desde a sua fundação, a Tango vêm apresentando um trabalho impecável e necessário, reconhecido por todos. Além disso, o estúdio enfrentava uma era muito positiva e de prestígio, fazendo com que muitos jogadores e fãs não tenham entendido completamente os motivos por trás dessa decisão, e nem quem seria o responsável por tal.
Então, qual será o motivo por trás disso? E o que o futuro reserva para as franquias dos estúdios que foram fechados? Entenda tudo sobre o caso logo abaixo, junto ao EvilHazard!
TANGO GAMEWORKS
Tango Gameworks foi um estúdio de jogos eletrônicos fundado em março de 2010 pelo mestre Shinji Mikami — o pai do gênero Survival Horror e criador de franquias como Resident Evil, The Evil Within e Dino Crisis. A sua formação se baseou em um aspecto principal: recrutar e capacitar novos profissionais na indústria dos jogos e prepará-los para o mercado, sob a supervisão de seu experiente e influente criador.
No início, a Tango possuía apenas 14 funcionários, totalmente novos e inexperientes em suas áreas. Após apenas quatro anos divididos entre o treinamento da equipe e a produção de seu primeiro jogo, o estúdio lançou The Evil Within — um grande e declarado sucesso que vendeu impressionantes 3 milhões de cópias, ficando entre os três jogos mais vendidos nos Estados Unidos e no Reino Unido, em sua época de lançamento.
The Evil Within se sobressaiu e inovou toda uma indústria que estava em decadência. Enquanto franquias que ficaram conhecidas pelo gênero do horror se rendiam à ação e ao gosto popular para sobreviverem, em 2014 a Tango Gameworks provou que ainda havia muito espaço para o crescimento desse gênero e de novas mentes brilhantes no mundo da criação de jogos. Essa revolução inspirou até mesmo pioneiros a retornarem para as suas próprias raízes.
Ano após ano, o estúdio continuou se expandindo, evoluindo e surpreendendo com seus novos lançamentos. Cerca de seis meses após a sua fundação, Mikami deixou o título de CEO e passou a assumir um papel cada vez mais observante na produção dos jogos, cedendo espaço para novos nomes talentosos — como, por exemplo, John Johanas (diretor de The Evil Within 2 e Hi-Fi Rush).
Em 2023, o mundo se surpreendeu novamente com o lançamento de Hi-Fi Rush, um jogo de ritmo com uma ambientação e temática cativantes, com bases totalmente regidas pelo som. Mais uma vez, a Tango se aventura em novos horizontes e prova que existem muitos limites a serem explorados na indústria, reforçando a sua importância e merecido valor (reconhecido pelos fãs do mundo todo).
Após o lançamento do último jogo, Mikami deixa a empresa de forma definitiva. Mais recentemente, Johanas destacou em uma entrevista o momento favorável pelo qual o estúdio passava, com o inegável sucesso de Hi-Fi Rush. Poucos dias após a sua declaração, infelizmente, a decisão de fechar o estúdio foi comunicada.
POR QUE FECHARAM?
No dia 21 de outubro de 2020, a Microsoft (dona da Xbox) anunciou a compra da desenvolvedora de jogos Bethesda Softworks, adquirindo assim seus estúdios. Entre eles, está inclusa a Tango Gameworks. Até 2023, tudo parecia correr muito bem e a Tango até mesmo foi eleita como “Estúdio Xbox do Ano” em uma votação popular que ocorreu nas redes sociais, somando 41,7% de todos os milhares de votos.
Hi-Fi Rush recebeu uma atenção muito positiva, e todos queriam saber o que o estúdio faria a seguir. Todos os olhos estavam voltados para a possibilidade de um The Evil Within 3, que foi fortemente sugerido pela empresa através de diversos easter eggs dentro de seu último lançamento. No entanto, nem mesmo a própria equipe poderia prever ou sequer imaginar o baque que os aguardava. Após uma onda de demissões, que ultrapassam 1.900 funcionários somente no ano de 2024, a Microsoft opta pelo fechamento de quatro de seus estúdios Bethesda.
No último dia 7 (terça-feira), o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, anunciou através de um e-mail oficial o encerramento das atividades dos estúdios Tango Gameworks, Arkane Austin, Alpha Dog e Roundhouse Studios. O desligamento dessas divisões foi atribuído à “realocação de recursos e novas prioridades”. Horas depois do comunicado, os estúdios mencionados vieram à público para confirmar e lamentar a decisão.
Um dia após o ocorrido, Booty se pronunciou em uma reunião profissional, direcionada à discussão de novos objetivos e estratégias que a empresa deve acatar para o futuro. Sua declaração, no entanto, parece contradizer a decisão de fechar o estúdio. Segundo fontes internas — que deram seus depoimentos ao site The Verge — essas foram as exatas palavras do diretor da Xbox para seus funcionários: “Precisamos de jogos menores, que nos deem prestígio e prêmios”. A declaração chocou aos fãs da Tango, que partem em defesa do estúdio, dizendo que Hi-Fi Rush é exatamente esse tipo de jogo.
Em apenas um ano, esses foram os marcos atingidos por Hi-Fi Rush: o The Game Awards na categoria de Melhor Design de Áudio em 2023 (superando Alan Wake 2 e Super Mario Bros. Wonder), um Game Developers Choice, um prêmio BAFTA, além de atingir mais de 3 milhões de jogadores apenas nos seus quatro primeiros meses de comercialização — entre muitas outras indicações e impressões positivas que podem ser mencionadas.
A nota média da crítica para o jogo, segundo o site Metacritic, é de 87. As avaliações de alguns nomes relevantes para a indústria (como o site IGN e a revista Forbes) ultrapassam 90. Nos últimos dias, fãs de todo o mundo se reuniram para deixar suas impressões e condolências em sites de review, ocasionando o que pode ser o primeiro “Review Bomb” positivo da história. O atual índice de aprovação do jogo na Steam é de 98%, com mais de 2.400 avaliações positivas somente nos últimos dias (e mais de 22.700 desde o seu lançamento).
Além disso, o ex-funcionário em relações públicas da Xbox, Brad Hilderbrand, declarou através de seu Linkedin outra possível causa para o fechamento dos estúdios Tango Gameworks e Arkane Austin, em específico. Segundo ele, o Game Pass que a empresa oferece e a compra da desenvolvedora Activison teriam sido os dois principais motivos por trás dessa decisão.
Para Brad, renunciar a esses estúdios foi apenas uma consequência da queda no lucro gerado pelos jogos do Game Pass, já que a procura por esse tipo de assinatura vêm caindo, ao mesmo tempo em que títulos como Hi-Fi Rush e Redfall (mencionados diretamente por ele) não se mantém no topo por muito tempo. Assim, essa se torna uma alternativa pouco querida pelos executivos da Xbox, que visam o bem financeiro da empresa.
“Esse sistema funcionou bem por um tempo, quando o Game Pass estava crescendo de forma expressiva, mas agora esse crescimento estagnou e a quantidade de receita arrecadada pelos jogos não acompanha os orçamentos para produzi-los […] O pobre Redfall ficou ainda pior, porque foi lançado de forma tão difícil que nunca teve chance”.
Quanto à Activision, essa teria um papel grande na busca repentina pelo maior lucro. Diversas compras bilionárias feitas pela Xbox nos últimos tempos, como a aquisição da própria Activision, tornaram o lucro um objetivo crucial e imediato, para que a ordem seja mantida. Isso também explicaria a enorme onda de demissões em massa que a empresa enfrenta nesse momento, para o corte de gastos.
DEIXARÁ SAUDADES
Após o anúncio, muitos nomes conhecidos na indústria vieram à público em suas redes para falar sobre o ocorrido. O fundador da Tango, Shinji Mikami, foi breve em sua declaração: “A Tango fechou. Triste”. Já Kazuaki Egashira (que trabalhou na produção de Hi-Fi Rush), preferiu rebater às declarações do diretor da Xbox. O ex-funcionário exibiu uma foto, contendo todos os prêmios que recebeu pelo seu trabalho na produção do jogo, utilizando as hashtags Hi-Fi Rush e Tango Gameworks e a seguinte legenda: “[todos esses prêmios] Não são o suficiente?”.
Harvey Smith, o codiretor do jogo Redfall (mais recente lançamento desenvolvido pela Arkane Austin, outro estúdio afetado), também lamenta o ocorrido através de seu X/Twitter: “A notícia de hoje é terrível para todos nós”. Smith também declarou que a sua maior preocupação nesse momento difícil é que sua “amada equipe” encontre novos cargos em breve.
O desenvolvedor de jogos Kyle Rowley (funcionário da Remedy Entertainment Plc) não só lamenta a decisão da Xbox como também declarou que The Evil Within 1 e 2 foram grandes inspirações para a equipe que trabalhou em Alan Wake 2 — e deixa ainda um convite para que os ex-funcionários da Tango Gameworks juntem-se à Remedy, com seu excelente trabalho.
Outro nome que veio à frente para oferecer apoio aos funcionários demitidos pela Xbox foi Thomas Mahler, o fundador e CEO da Moon Studios, uma desenvolvedora independente de jogos eletrônicos. Em meio à tanto carinho e propostas de trabalho, podemos dizer que muitas outras portas se abriram para os ex-membros dos estúdios que foram fechados.
DEAD SPACE?
Em meio à tantos ocorridos e à grande circulação de informações, alguns internautas também atribuíram o “cancelamento” do remake de Dead Space 2 ao fechamento desses estúdios. No entanto, vale mencionar que esses são dois assuntos totalmente distintos. Essa confusão ocorre pois, recentemente, houveram alguns rumores sobre a Microsoft (dona da Xbox) negociando a compra da desenvolvedora de Dead Space, chamada EA. No entanto, esse não passa de um boato — embora as duas empresas possuam, sim, uma relação comercial, há tempos.
Quanto ao remake de Dead Space 2 ter sido cancelado, essa pode ser considerada como uma “meia verdade”. Segundo um comunicado oficial enviado ao IGN, o desenvolvimento do jogo nunca foi interrompido, pois sequer teve início, de fato. Com a notícia de que a EA Motive estará à frente do novo capítulo da série Battlefield, o desenvolvimento de um remake para o segundo Dead Space foi logo descartado, antes mesmo de ter início. Por outro lado, isso não descarta quaisquer planos para o futuro.
O QUE O FUTURO RESERVA
Mas e quanto às franquia da Tango Gameworks? The Evil Within 3 e Hi-Fi Rush 2 foram totalmente cancelados, para sempre? As respostas para essas perguntas são mais simples do que aparentam. Mesmo com o fechamento dos quatro estúdios mencionados anteriormente, o Xbox Game Studios permanece como detentor dos direitos de produção de todas as franquias pertencentes à eles — esse é um fato que permanece verdadeiro, mesmo após o ocorrido.
Resta aos fãs, então, esperar por mais atualizações. Se as novas políticas adotadas pela Xbox permitirem (e os tempos forem favoráveis), a produção de novos jogos de franquias como The Evil Within, Hi-Fi Rush, Ghostwire: Tokyo e Redfall podem, sim, ocorrer. Caso isso se torne verdade um dia, estúdios como o Ninja Theory (de Hellblade e o reboot de Devil May Cry) e o Obsidian Entertainment (Alpha Protocol e Fallout: New Vegas) podem assumir a produção desses títulos.
O que você pensa sobre o assunto? Quais os seus palpites para o futuro? Nos conte nos comentários abaixo e compartilhe essas informações confiáveis, reunidas pelo EvilHazard!
Maria lorinha de games, Redatora do EvilHazard, apaixonada por Survival Horror, designer, ilustradora e escritora amadora.