ANUNCIE AQUI!

Entenda, com detalhes, por que os estúdios de “The Evil Within” e “Redfall” foram fechados

Na última quarta-feira (7), o fechamento da Tango Gameworks — o estúdio responsável por produzir jogos como The Evil Within e Hi-Fi Rush — foi anunciado através de suas redes sociais oficiais, chocando a todos. Além disso, outros três estúdios Bethesda Softwoks também tiveram as suas atividades encerradas, no mesmo dia.

Desde a sua fundação, a Tango vêm apresentando um trabalho impecável e necessário, reconhecido por todos. Além disso, o estúdio enfrentava uma era muito positiva e de prestígio, fazendo com que muitos jogadores e fãs não tenham entendido completamente os motivos por trás dessa decisão, e nem quem seria o responsável por tal.

Então, qual será o motivo por trás disso? E o que o futuro reserva para as franquias dos estúdios que foram fechados? Entenda tudo sobre o caso logo abaixo, junto ao EvilHazard!

TANGO GAMEWORKS

Tango Gameworks foi um estúdio de jogos eletrônicos fundado em março de 2010 pelo mestre Shinji Mikami — o pai do gênero Survival Horror e criador de franquias como Resident Evil, The Evil Within e Dino Crisis. A sua formação se baseou em um aspecto principal: recrutar e capacitar novos profissionais na indústria dos jogos e prepará-los para o mercado, sob a supervisão de seu experiente e influente criador.

No início, a Tango possuía apenas 14 funcionários, totalmente novos e inexperientes em suas áreas. Após apenas quatro anos divididos entre o treinamento da equipe e a produção de seu primeiro jogo, o estúdio lançou The Evil Within — um grande e declarado sucesso que vendeu impressionantes 3 milhões de cópias, ficando entre os três jogos mais vendidos nos Estados Unidos e no Reino Unido, em sua época de lançamento.

The Evil Within se sobressaiu e inovou toda uma indústria que estava em decadência. Enquanto franquias que ficaram conhecidas pelo gênero do horror se rendiam à ação e ao gosto popular para sobreviverem, em 2014 a Tango Gameworks provou que ainda havia muito espaço para o crescimento desse gênero e de novas mentes brilhantes no mundo da criação de jogos. Essa revolução inspirou até mesmo pioneiros a retornarem para as suas próprias raízes.

Ano após ano, o estúdio continuou se expandindo, evoluindo e surpreendendo com seus novos lançamentos. Cerca de seis meses após a sua fundação, Mikami deixou o título de CEO e passou a assumir um papel cada vez mais observante na produção dos jogos, cedendo espaço para novos nomes talentosos — como, por exemplo, John Johanas (diretor de The Evil Within 2 e Hi-Fi Rush).

Em 2023, o mundo se surpreendeu novamente com o lançamento de Hi-Fi Rush, um jogo de ritmo com uma ambientação e temática cativantes, com bases totalmente regidas pelo som. Mais uma vez, a Tango se aventura em novos horizontes e prova que existem muitos limites a serem explorados na indústria, reforçando a sua importância e merecido valor (reconhecido pelos fãs do mundo todo).

Após o lançamento do último jogo, Mikami deixa a empresa de forma definitiva. Mais recentemente, Johanas destacou em uma entrevista o momento favorável pelo qual o estúdio passava, com o inegável sucesso de Hi-Fi Rush. Poucos dias após a sua declaração, infelizmente, a decisão de fechar o estúdio foi comunicada.

POR QUE FECHARAM?

No dia 21 de outubro de 2020, a Microsoft (dona da Xbox) anunciou a compra da desenvolvedora de jogos Bethesda Softworks, adquirindo assim seus estúdios. Entre eles, está inclusa a Tango Gameworks. Até 2023, tudo parecia correr muito bem e a Tango até mesmo foi eleita como “Estúdio Xbox do Ano” em uma votação popular que ocorreu nas redes sociais, somando 41,7% de todos os milhares de votos.

Hi-Fi Rush recebeu uma atenção muito positiva, e todos queriam saber o que o estúdio faria a seguir. Todos os olhos estavam voltados para a possibilidade de um The Evil Within 3, que foi fortemente sugerido pela empresa através de diversos easter eggs dentro de seu último lançamento. No entanto, nem mesmo a própria equipe poderia prever ou sequer imaginar o baque que os aguardava. Após uma onda de demissões, que ultrapassam 1.900 funcionários somente no ano de 2024, a Microsoft opta pelo fechamento de quatro de seus estúdios Bethesda.

No último dia 7 (terça-feira), o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, anunciou através de um e-mail oficial o encerramento das atividades dos estúdios Tango Gameworks, Arkane Austin, Alpha Dog e Roundhouse Studios. O desligamento dessas divisões foi atribuído à “realocação de recursos e novas prioridades”. Horas depois do comunicado, os estúdios mencionados vieram à público para confirmar e lamentar a decisão.

Um dia após o ocorrido, Booty se pronunciou em uma reunião profissional, direcionada à discussão de novos objetivos e estratégias que a empresa deve acatar para o futuro. Sua declaração, no entanto, parece contradizer a decisão de fechar o estúdio. Segundo fontes internas — que deram seus depoimentos ao site The Verge — essas foram as exatas palavras do diretor da Xbox para seus funcionários: “Precisamos de jogos menores, que nos deem prestígio e prêmios”. A declaração chocou aos fãs da Tango, que partem em defesa do estúdio, dizendo que Hi-Fi Rush é exatamente esse tipo de jogo.

Em apenas um ano, esses foram os marcos atingidos por Hi-Fi Rush: o The Game Awards na categoria de Melhor Design de Áudio em 2023 (superando Alan Wake 2 e Super Mario Bros. Wonder), um Game Developers Choice, um prêmio BAFTA, além de atingir mais de 3 milhões de jogadores apenas nos seus quatro primeiros meses de comercialização — entre muitas outras indicações e impressões positivas que podem ser mencionadas.

A nota média da crítica para o jogo, segundo o site Metacritic, é de 87. As avaliações de alguns nomes relevantes para a indústria (como o site IGN e a revista Forbes) ultrapassam 90. Nos últimos dias, fãs de todo o mundo se reuniram para deixar suas impressões e condolências em sites de review, ocasionando o que pode ser o primeiro “Review Bomb” positivo da história. O atual índice de aprovação do jogo na Steam é de 98%, com mais de 2.400 avaliações positivas somente nos últimos dias (e mais de 22.700 desde o seu lançamento).

Além disso, o ex-funcionário em relações públicas da Xbox, Brad Hilderbrand, declarou através de seu Linkedin outra possível causa para o fechamento dos estúdios Tango Gameworks e Arkane Austin, em específico. Segundo ele, o Game Pass que a empresa oferece e a compra da desenvolvedora Activison teriam sido os dois principais motivos por trás dessa decisão.

Para Brad, renunciar a esses estúdios foi apenas uma consequência da queda no lucro gerado pelos jogos do Game Pass, já que a procura por esse tipo de assinatura vêm caindo, ao mesmo tempo em que títulos como Hi-Fi Rush e Redfall (mencionados diretamente por ele) não se mantém no topo por muito tempo. Assim, essa se torna uma alternativa pouco querida pelos executivos da Xbox, que visam o bem financeiro da empresa.

“Esse sistema funcionou bem por um tempo, quando o Game Pass estava crescendo de forma expressiva, mas agora esse crescimento estagnou e a quantidade de receita arrecadada pelos jogos não acompanha os orçamentos para produzi-los […] O pobre Redfall ficou ainda pior, porque foi lançado de forma tão difícil que nunca teve chance”.

Quanto à Activision, essa teria um papel grande na busca repentina pelo maior lucro. Diversas compras bilionárias feitas pela Xbox nos últimos tempos, como a aquisição da própria Activision, tornaram o lucro um objetivo crucial e imediato, para que a ordem seja mantida. Isso também explicaria a enorme onda de demissões em massa que a empresa enfrenta nesse momento, para o corte de gastos.

DEIXARÁ SAUDADES

Após o anúncio, muitos nomes conhecidos na indústria vieram à público em suas redes para falar sobre o ocorrido. O fundador da Tango, Shinji Mikami, foi breve em sua declaração: “A Tango fechou. Triste”. Já Kazuaki Egashira (que trabalhou na produção de Hi-Fi Rush), preferiu rebater às declarações do diretor da Xbox. O ex-funcionário exibiu uma foto, contendo todos os prêmios que recebeu pelo seu trabalho na produção do jogo, utilizando as hashtags Hi-Fi Rush e Tango Gameworks e a seguinte legenda: “[todos esses prêmios] Não são o suficiente?”.

Harvey Smith, o codiretor do jogo Redfall (mais recente lançamento desenvolvido pela Arkane Austin, outro estúdio afetado), também lamenta o ocorrido através de seu X/Twitter: “A notícia de hoje é terrível para todos nós”. Smith também declarou que a sua maior preocupação nesse momento difícil é que sua “amada equipe” encontre novos cargos em breve.

O desenvolvedor de jogos Kyle Rowley (funcionário da Remedy Entertainment Plc) não só lamenta a decisão da Xbox como também declarou que The Evil Within 1 e 2 foram grandes inspirações para a equipe que trabalhou em Alan Wake 2 — e deixa ainda um convite para que os ex-funcionários da Tango Gameworks juntem-se à Remedy, com seu excelente trabalho.

Outro nome que veio à frente para oferecer apoio aos funcionários demitidos pela Xbox foi Thomas Mahler, o fundador e CEO da Moon Studios, uma desenvolvedora independente de jogos eletrônicos. Em meio à tanto carinho e propostas de trabalho, podemos dizer que muitas outras portas se abriram para os ex-membros dos estúdios que foram fechados.

DEAD SPACE?

Em meio à tantos ocorridos e à grande circulação de informações, alguns internautas também atribuíram o “cancelamento” do remake de Dead Space 2 ao fechamento desses estúdios. No entanto, vale mencionar que esses são dois assuntos totalmente distintos. Essa confusão ocorre pois, recentemente, houveram alguns rumores sobre a Microsoft (dona da Xbox) negociando a compra da desenvolvedora de Dead Space, chamada EA. No entanto, esse não passa de um boato — embora as duas empresas possuam, sim, uma relação comercial, há tempos.

Quanto ao remake de Dead Space 2 ter sido cancelado, essa pode ser considerada como uma “meia verdade”. Segundo um comunicado oficial enviado ao IGN, o desenvolvimento do jogo nunca foi interrompido, pois sequer teve início, de fato. Com a notícia de que a EA Motive estará à frente do novo capítulo da série Battlefield, o desenvolvimento de um remake para o segundo Dead Space foi logo descartado, antes mesmo de ter início. Por outro lado, isso não descarta quaisquer planos para o futuro.

O QUE O FUTURO RESERVA

Mas e quanto às franquia da Tango Gameworks? The Evil Within 3 e Hi-Fi Rush 2 foram totalmente cancelados, para sempre? As respostas para essas perguntas são mais simples do que aparentam. Mesmo com o fechamento dos quatro estúdios mencionados anteriormente, o Xbox Game Studios permanece como detentor dos direitos de produção de todas as franquias pertencentes à eles — esse é um fato que permanece verdadeiro, mesmo após o ocorrido.

Resta aos fãs, então, esperar por mais atualizações. Se as novas políticas adotadas pela Xbox permitirem (e os tempos forem favoráveis), a produção de novos jogos de franquias como The Evil Within, Hi-Fi Rush, Ghostwire: Tokyo e Redfall podem, sim, ocorrer. Caso isso se torne verdade um dia, estúdios como o Ninja Theory (de Hellblade e o reboot de Devil May Cry) e o Obsidian Entertainment (Alpha Protocol e Fallout: New Vegas) podem assumir a produção desses títulos.

O que você pensa sobre o assunto? Quais os seus palpites para o futuro? Nos conte nos comentários abaixo e compartilhe essas informações confiáveis, reunidas pelo EvilHazard!

 

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us