O remake de Resident Evil 2 fez mudanças radicais na fórmula de Resident Evil, mas seu sistema de combate em terceira pessoa foi, de certa forma, previsto por Resident Evil Gaiden do Game Boy Color. Afinal, como isso foi possível?
Quando a Capcom revelou que o remake de Resident Evil 2 incluiria uma câmera de terceira pessoa em vez dos ângulos fixos da câmera, alguns fãs ficaram preocupados que isso estragasse a tensão do design do original. Mas, ao contrário de outros jogos de terceira pessoa de RE, que se inclinavam mais para a ação, o novo Resident Evil 2 produziu um verdadeiro horror de sobrevivência e isso provavelmente se deve a um obscuro jogo spin-off do Game Boy Color chamado Resident Evil Gaiden!
Os jogos de Resident Evil de câmera fixa emolduram cuidadosamente a ação na tela para assustar os jogadores. Junto com isso, seus chamados “controles tanque” e suprimentos escassos fizeram todo encontro com inimigos algo tenso, já que os jogadores tiveram que lutar com movimentos desajeitados para garantir um bom posicionamento. Enquanto o novo Resident Evil 2 mantinha o gerenciamento clássico de inventário, sua jogabilidade em terceira pessoa removeu o enquadramento da câmera e os controles tanque. Isso poderia ter dado aos jogadores muita vantagem sobre os inimigos em movimento lento, mas a Capcom manteve os sustos de maneira inteligente, desafiando a precisão e o tempo dos jogadores, em vez de posicionar e mover.
Esse sistema de combate não se assemelha a nenhum jogo de Resident Evil mais do que Resident Evil Gaiden, um lançamento pouco conhecido no final da vida de Game Boy Color, depois que o Game Boy Advance já havia sido lançado. Sua história pode não ser canônica, e algumas de suas passagens podem ser ridiculamente ruins, mas é impressionante o quão semelhante ele é à obra-prima de 2019.
Como o combate de Resident Evil Gaiden pode ter previsto o redesenho em terceira pessoa do novo RE2
Após uma tentativa fracassada de portar o Resident Evil original para Game Boy Color, a Capcom optou por produzir um jogo totalmente original para o sistema. Resident Evil Gaiden leva os jogadores do GBC em uma jornada de cima para baixo através de um navio infestado de zumbis, onde eles precisarão coletar chaves e economizar munição para sobreviver, como um jogo tradicional de RE. Como o tiro padrão de cima para baixo não teria fornecido ampla tensão, os desenvolvedores do jogo adotaram um sistema de combate em primeira pessoa. Os jogadores precisam pressionar um botão de ataque a tempo, com um cursor movendo-se para frente e para trás na tela, alinhando-o com zonas de dano inimigo no caminho do cursor.
À medida que vários inimigos se movem lentamente em direção ao jogador, eles terão que tomar decisões como qual arma usar, quanta munição conservar e se deve dar um tiro na cabeça ou atingir freneticamente um inimigo com tiros no corpo. Não é tão estratégico quanto o desmembrar ou explodir a cabeça no remake de Resident Evil 2, mas ainda parece extraordinariamente semelhante a tentar atirar em zumbis na cabeça enquanto eles se aproximam de Leon na icônica R.P.D..
Claro, vários jogos de Resident Evil tinham sistemas de combate em terceira pessoa antes do remake de Resident Evil 2. Mas mesmo o amado RE4 se inclinou mais para a ação (com seus chutes e suplex cartunistas) do que o horror de sobrevivência, e a série só teve mais ação a partir daí. De todos os jogos anteriores, o sistema de combate do remake de Resident Evil 2 parece mais semelhante ao de Resident Evil Gaiden. Não é tão ruim, para um jogo não-canônico de 2001.
Adaptado de Screenrant
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!