Com um pouco mais de um mês para lançamento de Dead Space Remake, a escritora sênior Jo Berry, que faz parte da equipe EA Motive, responsável por estar trabalhando no remake, deu entrevista ao site IGN dando mais detalhes das mudanças e novidades que encontraremos no jogo.
Jo Berry revelou que a equipe está buscando conquistar os dois públicos de Dead Space: os jogadores novos, que terão a sensação de jogar um game totalmente novo; e os jogadores veteranos, para os quais a equipe trabalhou em trazer novas surpresas para esses jogadores, tanto na história quanto nos sustos.
Uma das mudanças é que agora, diferente do game original lançado em 2008, o protagonista Isaac Clarck irá ter voz. Nos jogos clássicos da franquia, apenas em Dead Space 2 o protagonista havia ganhando linhas de diálogos, pois no primeiro game o protagonista recebia ordens e buscava Nicole, sem ao menos falar nada, apenas exalando grunhidos/gemidos quando levava algum golpe dos monstros.
Para trabalhar nessas novas linhas de diálogos de Isaac, Jo Berry contou que sua equipe estudou o segundo game, para tentar entender como Isaac reagia em certos momentos, quais eram seus sentimentos, sua personalidade, senso de humor, e com isso a equipe percebeu que Isaac é um rapaz muito inteligente e que possui grande empatia pelas pessoas ao se redor; em suas palavras, Jo Berry diz sobre Isaac: “ele tem uma palavra muito picante e é muito divertido de escrever, na verdade”.
Jo também comentou que a equipe tentou trazer mais cedo sobre a igreja Unitology, algo que só no meio do original era introduzido.
“O que não queria fazer é escrever Dead Space onde Isaac fica tipo ‘qual é a igreja Unitology’? Vou concordar com eles, vou confiar neles! Porque todo jogador veterano está gritando para não confiar nos Unitologistas. Então você acaba com uma situação no começo de Isaac como: sim, eu odeio a igreja Unitology. E então os jogadores novos podem pensar: ‘Ok, o que é a igreja Unitology?’ Isso é interessante. Os jogadores veteranos diriam: ‘Por que ele odeia a igreja Unitology neste momento?’ Porque ele obviamente tem razão mais tarde, mas por que a essa altura ele odeia a Unitology?” diz Jo Berry.
Além das linhas de diálogos, os cenários acabaram sendo expandidos para aumentar mais a ênfase ao enredo, já que a história de Dead Space não se passa através apenas de narrativas, mas sim todo ambiente e atmosfera ajuda muito a contar a história, inclusive o personagem Chen que morre cedo no game original ganhou uma nova importância/destaque no Remake, trazendo mais impacto à equipe de Isaac.
Mike Yazijian, diretor de arte, contou que graças ao novos recursos presentes no PC e nos consoles da nova geração, permitiu-se que a EA Motive trabalhasse melhor nos cenários do jogo. Segundo Mike, a equipe voltou no jogo original e estudou uma forma de dar mais vida aos cenários, fazer com que o jogador sinta que em cada local do game traga uma sensação de que realmente haviam pessoas vivendo ali, o que elas faziam no dia-dia, como transformaram aquilo em seus “lares”.
“Se você olhar para o escritório de Nicole, por exemplo, há muito mais adereços e coisas que falam um pouco mais sobre o que ela faz. Se você entrar em áreas médicas, parece mais um deck médico real do que apenas um espaço genérico, por exemplo. Outras áreas como a hidropônica adicionam muito mais vida, mais plantas vegetais.”
Mike também conta que no jogo original, por todos os cenários, corredores, eram cheios de cartazes, panfletos, que na época infelizmente possuíam baixa resolução, fazendo os jogadores terem dificuldades de entender o que estavam escritos neles e que graças a novas tecnologias a equipe trará novas informações colocados nesses objetos.
Berry diz que trabalhou junto com a equipe de artística para trazerem informações sobre o The Marker e a Unitology nos papéis, panfletos, cartazes… pois graças às novas resoluções hoje o jogador poderá encontrar mais informações sobre o enredo e sobre o que se passava nos cenários, preocupando-se que cada texto inserido nesses objetos pudessem ser lidos. Além disso, os registros de áudios e diários permanecerão: muitos deles são iguais aos do game original e haverá novos também.
Outra novidade agora são cenas em AR (como se fossem cenas holográficas), um exemplo que Berry citou foi na sala médica, onde o jogador irá ver uma cena em AR de Nicole tentando salvar a vida de um paciente, com isso a equipe tentará trazer mais atmosfera para o jogo, deixar o jogador realmente se sentir como se estivesse fazendo parte do jogo.
A equipe está tentando trazer novidades ao Remake sem fugir muito do game original, pois não querem contar uma história nova e sim fazer implementações que agregam e enriquecem mais a história do jogo, algo semelhante que aconteceu no Remake de Resident Evil 2.
Dead Space Remake será lançado dia 23 de Janeiro/2023 para PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC. A entrevista completa da IGN com desenvolvedores de Dead Space Remake você poderá ler com mais detalhes clicando aqui.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.