O layoff vem se tornando uma prática cada vez mais comum dentro das empresas especializadas em tecnologia; o ato consiste em uma demissão simultânea de uma grande quantidade de trabalhadores por um mesmo motivo, geralmente a finalização ou cancelamento de um grande projeto, e infelizmente essa situação tem acontecido também com as empresas de jogos.
A desenvolvedora de Dead By Daylight, Behaviour Interactive, é a mais recente das empresas a reportar algo nesse sentido; estima-se que 45 pessoas foram demitidas entre os dias 9 e 11 ainda desse mês de Janeiro, assim foi informado para o site Kotaku e logo mais tarde confirmado pelo Eurogamer.
Confira o comunicado oficial do estúdio:
“Recentemente, as mudanças nas condições de mercado desencadearam a mudança no escopo de vários projetos da Behavior. Nessa situação, nossa preferência é sempre realocar nossos talentos para outros projetos. Infelizmente, essa opção nem sempre está disponível. Essas saídas representam menos que três por cento de nossa força total de trabalho”.
Infelizmente, a Behaviour não é a única a passar por essa situação, afinal, mais de 3 mil layoffs foram anunciados por empresas de jogos ultimamente, algumas levando até ao fechamento do estúdio, como foi o caso da Wimo Games, um estúdio que tinha a proposta de se dedicar a criação de títulos em VR.
É difícil apontar uma causa única para essa prática e geralmente é algo que todas as empresas querem evitar, especialmente quando se trata de algo muito dependente de diversos profissionais que precisam passar por um processo de adaptação longo e extenso, porém às vezes é uma medida necessária. Ainda assim os números são altos e podem gerar uma preocupação para empresas de jogos, especialmente as independentes.
Nascido em 2002, um escritor aterrorizado e apaixonado por histórias de terror!