O desenvolvedor Jukai Studio, a equipe por trás do título de terror Stray Souls, anunciou seu encerramento vários meses após o lançamento do jogo para consoles. Em comunicado, a desenvolvedora cita o fechamento surpresa da editora Versus Evil como fator contribuinte, além de ataques cibernéticos implacáveis, bullying e vendas decepcionantes.
Explicando por que a empresa não tem estado tão ativa online ultimamente, a Jukai Studio diz: “Há muitas razões para isso, mas uma das principais é que fomos vítimas de cyberbullying, tivemos uma má recepção pelo nosso projeto de estreia, Stray Souls, e foram completamente incapazes de sustentar a empresa por causa das vendas ruins”.
O Jukai Studio afirma que durante todo o processo de desenvolvimento, um “procurador cibernético” atacou implacavelmente o desenvolvedor e a equipe da editora Versus Evil, até mesmo enviando mensagens indesejadas aos membros da comunidade. O estúdio não dá mais detalhes, afirmando: “O assunto está agora nas mãos dos nossos advogados, por isso não podemos mais falar sobre isso”.
An update regarding Jukai Studio future. pic.twitter.com/T0tyAiUwus
— Jukai Studio (@JukaiStudio) December 22, 2023
O Jukai Studio postou a triste notícia no dia 23 de dezembro, um dia depois de ter sido anunciado que sua editora, Versus Evil, também fecharia as portas. A controladora tinyBuild tomou a decisão, realmente dando o tom para 2024, demitindo todos os funcionários a poucos dias do Natal (e convenientemente depois que a maioria dos meios de comunicação saiu de férias). O Versus Evil foi responsável por trazer indies como The Banner Saga e Pillars of Eternity II: Deadfire para o mercado, entre muitos outros.
Stray Souls foi lançado dia 25 de Outubro/2023 para PlayStation 4 e PS5, Xbox Series S|X e PC.
Adaptado de Push Square.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.